quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 08/fev/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

E se o governo simplesmente deixasse de gastar com educação?

Se você pudesse estudar em Princeton sem ter um diploma ou ter um diploma sem nunca ir a Princeton, o que escolheria? A pergunta é uma das provocações feitas em um livro recém-lançado que tem movimentado o debate sobre os sistemas de ensino.
O argumento central de “Against Education – Why the Education System is a Waste of Time and Money” (em tradução livre “Contra a Educação – Por que o Sistema Educacional é um Desperdício de Tempo e Dinheiro”) é o de que o efeito da educação formal é fortemente superestimado: os alunos aprendem muito menos do que o sistema pressupõe, e melhor seria se eles se dedicassem a cursos mais úteis do que história da arte ou estudos sociais.
Gazeta do Povo

Violência (ao menos simbólica) nas escolas também pode partir de professor

Casos de violência já fazem parte do cotidiano escolar – agressões de estudantes contra professores ou colegas, depredação das escolas ou uso de armas na sala de aula são exemplos recorrentes. Um estudo realizado na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), porém, indica que a violência também está presente na escola de formas mais sutis, como por meio do abuso de autoridade de professores contra alunos.
Gazeta do Povo

Aula de física dá origem a projeto sobre mobilidade urbana

Para tornar a disciplina mais próxima da realidade, professor relata como trabalhou conteúdo de cinemática com o estudo de problemas sociais e econômicos gerados pelo trânsito
Porvir

Gestão

Continuamos longe de garantir condições mínimas na Educação

Os novos dados do Censo Escolar nos mostram que ainda não conseguimos dar os passos largos necessários para superar desafios educacionais ainda do século 20. Avanços importantes têm sido empreendidos pelo País para ampliar o acesso à Educação Infantil, por exemplo, mas os indicadores relacionados à qualidade do ensino seguem preocupantes.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Projeto especifica que educação domiciliar não é abandono intelectual

Os pais têm o direito de educar seus filhos em casa, em vez de matriculá-los na rede de ensino? A prática, conhecida como educação domiciliar ou homeschooling, é polêmica e agora é objeto de um novo projeto de lei: o PLS 28/2018, do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE). A proposta acrescenta um parágrafo no Código Penal para explicitar que “os pais ou responsáveis que ofertarem aos filhos educação domiciliar não incidem” no crime de abandono intelectual.
Senado

Opinião

#EducaçãoJá

Nesse turbilhão, agendas importantes para a sociedade não podem ser negligenciadas pelos legisladores, os verdadeiros representantes da população brasileira. Pensando nisso, nós do Todos Pela Educação desembarcamos na Praça dos Três Poderes na última terça-feira para alertar os deputados federais para uma das pautas mais urgentes do Brasil, a Educação.
Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Inep e Unicef assinam cooperação técnica para uso dos dados do Censo Escolar no enfrentamento da exclusão e melhoria da qualidade da educação

O memorando de entendimento foi assinado nesta terça-feira, 6 de fevereiro, na sede do Inep, em Brasília (DF), pela presidente da autarquia, Maria Inês Fini, e pela representante legal do Unicef no Brasil, Florence Georgina Michaela. A vigência da cooperação vai até 31 de dezembro de 2021.
A cooperação é motivada pela Lei de Diretrizes e Bases, que define que o ensino deve ser ministrado com base nos princípios de igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
INEP

Educação de Jovens e Adultos

Inep: divulgação dos resultados do Encceja será normalizada ainda nessa terça

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu que vai normalizar até o fim desta terça-feira a divulgação dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), que foram lançados na segunda. Dez estados do país registraram problemas no sistema e não conseguiram informar o desempenho dos candidatos.
O Globo

Candidatos do Encceja continuam sem conseguir ver resultado da prova

G1

Profissionais da Educação

Maioria dos professores no Brasil não tem recursos para ensinar segurança digital

Pesquisa com professores brasileiros mostra que 98% deles acreditam que segurança on-line deveria fazer parte do currículo escolar. O dado faz parte de estudo do Google, que ouviu 208 educadores no Brasil.
O estudo elencou as seis principais preocupações dos educadores sobre segurança on-line.
IDG Now