sexta-feira, 2 de março de 2018

Notícias de Educação - 02/mar/2018

Clipping Focando Educação

Gestão

Lançado pelo MEC, novo portal da Base Nacional Comum Curricular será uma referência de apoio

Já se encontra disponível, na internet, o novo portal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), lançado recentemente pelo Ministério da Educação. A página foi criada com o objetivo de ser uma referência de apoio aos estados e municípios para a construção, de forma colaborativa, dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental.
MEC

Apenas duas dezenas de países investem menos do que o Brasil

Os números divulgados pelo IBGE confirmaram que há uma recuperação moderada em curso. Isso é melhor do que a severa recessão. Mas o bem-vindo retorno dos gastos de empresas para expandir fábricas e repor máquinas não foi o suficiente para evitar que o investimento (como fatia do PIB) encolhesse para 15,6%, nível mais baixo desde 1996, quando começa a série histórica do IBGE.
Avanços rumo ao desenvolvimento ocorrem quando a renda de um país vai se aproximando de nações ricas. Não é o que ocorre no Brasil.
Folha de São Paulo

Diretor de Educação do Banco Mundial avalia iniciativas do Ceará

Os avanços e os projetos da Educação do Ceará foram tema, ontem, de reunião no Palácio da Abolição entre a vice-governadora, Izolda Cela, a primeira-dama, Onélia Santana, e o diretor sênior de Prática Global de Educação do Banco Mundial, Jaime Saavedra. O Banco Mundial investe recursos na educação do Ceará que são destinados a “grandes desafios”, conforme Izolda.
O Povo

MG: Programa quer resolver conflitos dentro da escola

As pilhas de processos de infrações escolares são prova da necessidade de um diálogo efetivo dentro das escolas da capital para conter a violência entre estudantes. Somente a Guarda Municipal foi acionada 1.946 vezes desde 2015 para solucionar conflitos em escolas municipais. Os números motivaram a criação do programa Nós: Justiça Restaurativa nas Escolas, lançado na quarta-feira (28) em Belo Horizonte e que vai capacitar professores, pais, alunos e funcionários para buscar soluções para infrações antes de encaminhá-las à Justiça.
O Tempo

Inclusão

Após denúncias de fraude, UFRGS muda verificação no sistema de cotas

Depois das denúncias de fraude no sistema de cotas no fim de 2017, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fez algumas mudanças no sistema de verificação para este ano. A partir de agora, pretos, pardos e indígenas que ingressam na universidade pelo sistema de cotas passam por uma comissão de verificação da autodeclaração de etnia já no começo da vida acadêmica.
G1

Opinião

Storytelling na Educação: o poder de uma história bem contada

Se formar bons professores já era um desafio quando o mundo e as escolas funcionavam a partir de uma lógica secular e conhecida, agora é uma tarefa hercúlea, que não compreendemos totalmente e nem sabemos como executar. Tenho pensado sobre o assunto e acho que a resposta está começando a ficar mais clara na minha cabeça. A tecnologia, é óbvio, mudará tudo e ajudará muito. Mas o mais importante para um professor, além de dominar o conteúdo, será saber contar uma boa história, envolver os alunos e instigá-los a fazer experiências em torno de seus estímulos.
O Estado de São Paulo

Minhas filhas não vão à escola - mas isso não significa que elas não socializem

Quando digo ou descobrem que minhas filhas não frequentam a escola, após os olhos arregalados e um semblante de perplexidade, as perguntas começam. Dentre elas, existe uma que não escapa. Mesmo. Existem algumas variações em sua construção, mas o tema é o mesmo: "E a socialização?". Consigo imaginar outras famílias homeschoolers balançando a cabeça positivamente: “sim! Sempre nos perguntam isso!”.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Lei permite disciplina sobre ‘golpe de 2016’, avalia professora

Confirmado como disciplina em três universidades públicas e como curso livre em ao menos mais duas, o estudo crítico do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mesmo com a definição de “golpe de estado”, não fere as leis que regem o ensino superior, avaliou a professora Nina Ranieri, ex-secretária-geral da Universidade de São Paulo (USP) e hoje professora do curso de Direito da instituição. Para docente da USP, autonomia universitária não é ilimitada, mas só deve ser quebrada em caso de desrespeito à pessoa humana ou incitação a crimes.
Veja

Cursos sobre “golpe” escancaram doutrinação e reabrem debate jurídico

Gazeta do Povo

Elite que ataca as universidades é avessa à liberdade política

Carta Educação

Eventos

Discussão sobre Base Curricular orienta adoção do documento

Para a secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, os trabalhos divulgados no encontro foram importantes no sentido de reforçar a orientação dos estados no momento da implementação da BNCC do ensino médio.
MEC

Normas da Conferência Nacional de Educação estão aprovadas

O regimento da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018 foi aprovado nesta quinta-feira 1º de março, pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), que se reuniu na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Neste documento constam regras, diretrizes e formas de condução do evento que, este ano, traz como tema central A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.
MEC

Projeto de educação integral irá representar o Brasil no SXSW EDU 2018

Um projeto brasileiro de educação integral no ensino médio será o único representante do país no SXSW EDU 2018, conhecido como um dos maiores eventos sobre inovação em educação do mundo. Durante o encontro, que acontecem entre 5 e 8 de março, no Texas (EUA), será apresentada a experiência de implementação de novas práticas pedagógicas, estratégias de gestão e acompanhamento em escolas da rede pública de Santa Catarina.
Porvir

Outras do dia

App dá recompensas para estudantes ficarem longe do celular

Um aplicativo que recompensa estudantes pelo tempo que eles ficam longe do celular está sendo lançado no Reino Unido. Chamado de Hold, foi desenvolvido por três estudantes que se conheceram na Copenhagen Business School e quiseram desenvolver algo para ajudar a combater o problema da distração provocada pelo celular.
O app, que já conquistou mais de 120 mil usuários na Noruega, Dinamarca e Suécia, será oficialmente lançado em 170 universidades do Reino Unido. Gratuito, ele funciona tanto em Android como em iOS.
BBC