quarta-feira, 14 de março de 2018

Notícias de Educação - 14/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Sete destaques sobre o futuro da Educação no SXSW Edu 2018

O South by Southwest (SXSW), um dos festivais de tecnologia e economia criativa mais importantes do mundo, traz em sua programação uma conferência que trata especificamente sobre inovação na educação: a SXSW EDU. A equipe do Oi Futuro está na cidade de Austin, no Texas (EUA), onde acompanhou tudo o que educadores e especialistas discutiram em quatro dias de painéis. Separamos aqui sete destaques sobre o futuro da educação e do trabalho
Oi Futuro

Como nasce um livro de ciência para crianças?

A produção de obras que ensinam de forma lúdica no Brasil aumentou, sobretudo, no final dos anos 1990. Na época, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabeleceu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estimulou o mercado de publicações paradidáticas.
Viabilizar uma publicação com o propósito de explicar ciência para crianças, hoje, mostra-se uma tarefa mais desafiadora.
Nexo

Avaliações escolares: e a família com isso?

Passado o primeiro bimestre do ano escolar, os adolescentes e jovens começam a aparecer em casa com uma série de avisos sobre avaliações dessa ou daquela disciplina. Mas será que não está muito cedo para eles passarem por uma prova? E qual seria a real importância disso? Por trás dessas perguntas, há outras não tão evidentes, como os conceitos associados a avaliação, muitos deles expressos nos nomes dados a essas práticas, tais como exame, prova, teste.
O Globo

Pais têm cada vez mais dificuldade de se se comunicar com filhos pequenos

A conclusão é de especialistas em educação do Brasil, da Argentina e da Espanha que participam de seminário em SP. A culpada por trás disso? A tecnologia, ou melhor, o uso dela, aliado ao ritmo estressante das grandes cidades, que faz com que as pessoas tenham uma vida acelerada e dificilmente desligada do mundo digital
Correio Braziliense

Gestão

Ex-sócio de Trump e ex-engraxate criam plataforma de educação não convencional no Brasil

O Instituto SOL (School of Life) de Educação Motivacional das Américas, uma plataforma de educação não convencional, com foco na temática da motivação para o empreendedorismo e o desenvolvimento humano, acaba de ser criado no Brasil pelos empreendedores Ricardo Bellino, ex-sócio do presidente americano, Donald Trump, e palestrante motivacional, e Janguiê Diniz, que passou de engraxate a dono do maior grupo de educação do Nordeste, o Ser Educacional, e integrante da lista da Forbes.
O Estado de São Paulo

MP processa governo do Rio por não investir o mínimo em educação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) ajuizou, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital, ação civil pública contra o governo do Estado no Rio, a ser citado na pessoa do governador Luiz Fernando Pezão (MDB).
O motivo é o não cumprimento do investimento de percentual mínimo previsto na Constituição na área da Educação. Em 2017, deveria ter sido investido no setor 25% da arrecadação.
Valor

Justiça determina que Rio cumpra investimento mínimo obrigatório em educação

IstoÉ

Educação pública do Brasil ainda merece nota 5, diz ministro

Em sua participação no Roda Viva em outubro de 2016, o ministro da Educação Mendonça Filho foi recebido com a seguinte pergunta: que nota daria para a educação no país? “Com certeza abaixo de cinco, quatro. Eu não posso imaginar que uma Educação que convive com 1,7 milhão de jovens fora do Ensino Médio, jovens que nem trabalham nem estudam possa ter uma nota de aprovação”, disse. Em sua segunda participação no programa, nesta segunda-feira (12), o tempo e as reformas não chegaram a fazer muita diferença. A nota foi cinco.
Nova Escola

Leis e políticas

Secretários pedem mais tempo para analisar base comum para o ensino médio

Reunidos na capital cearense, secretários de diversos estados discutiram hoje (12) a proposta do Ministério da Educação (MEC) para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Os secretários alegaram que não tiveram tempo para conversar com os técnicos dos estados que participaram de reuniões sobre a BNCC na última semana e pediram mais tempo para tentar consolidar uma posição única.
EBC

Evasão é desafio para a Base Nacional Curricular

Diário do Nordeste

Mãe propõe ensino de primeiros socorros após morte do filho

Lucas Begalli Zamora de Souza tinha 10 anos quando, durante um passeio com os colegas da escola, engasgou-se ao comer um cachorro quente e morreu por asfixia, dois dias depois.
Desde setembro do ano passado, após a morte do filho, a advogada Alessandra Begalli Zamora tem lutado para aprovar, em câmaras de vereadores, assembleias legislativas dos estados e na Câmara dos Deputados projetos de lei que tornem obrigatória a inclusão, nos cursos de pedagogia e educação física, e também no currículo dos estudantes, noções de primeiros socorros.
MEC

Ensino fundamental e médio deverão ter educação alimentar, decide Comissão de Educação

A Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira (14) o relatório de Pedro Chaves (PRB-MS) à proposta que inclui, de forma transversal, a educação alimentar e nutricional nos currículos dos ensinos fundamental e médio. O texto segue agora para o Plenário do Senado.
Senado

DF: 'Projetos assim surfam na onda do conservadorismo', diz sociólogo sobre educação moral e cívica

Uma lei aprovada na Câmara do Distrito Federal movimentou o debate educacional nesta terça-feira. A norma institui nas escolas do DF a disciplina "Educação Moral e Cívica", que foi instituída no país durante regimes militares. Professor emérito da UFRJ, Luiz Antônio Cunha opina que a medida é uma maneira de "surfar na onda de conservadorismo" presente no país. O sociólogo classifica o projeto como "absurdo" e critica sua aprovação.
O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

Só metade das famílias dedica tempo suficiente à educação dos filhos

Você não está sozinho(a) quando diz que não tem tempo para acompanhar o desempenho de seu filho ou sequer perguntar como foi o dia dele na escola. No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos, 41% reservam uma quantidade adequada e 9% sentem que reservam muito tempo para acompanhá-los. É isso o que mostra uma pesquisa da ONG global de educação Varkey Foundation feita em parceria com o Instituto Ipsos com 27 mil pais de estudantes de 4 a 18 anos em 29 países.
Porvir

Profissionais da Educação

MEC vai propor referência para construção dos currículos de licenciatura

O Ministério da Educação deve apresentar ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até o fim do ano uma proposta para que haja uma referência para a construção dos currículos de licenciatura no país. O CNE está discutindo mudanças nos cursos de licenciatura, e a ideia é que haja um maior equilíbrio entre eles, disse Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação Básica do MEC.
EBC

Greve de professores cresce e já atinge 93% das escolas municipais de SP

A greve de professores contra o projeto de reforma da previdência dos servidores municipais de São Paulo ganhou força e, nesta terça-feira (13), quase metade (46%) das 1.500 escolas de administração direta da prefeitura ficaram totalmente paradas.
Folha de São Paulo

Outras do dia

Operação da PF combate desvio de recursos públicos em universidade no Paraná

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (13) a Operação 14 Bis para investigar a atuação de gestores e empresas que se uniram para fraudar licitações e contratos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio. Segundo a PF, há indícios de desvios de cerca de R$ 5,7 milhões.
EBC

Alunas da Unesp-Bauru protestam contra assédio de professores durante formatura

Evento de colação de grau dos cursos de Comunicação Social teve protesto de formandas, que levantaram cartazes denunciando ocorrência de assédio dentro do campus; coletivo afirma que casos são ignorados por autoridades
iG