quarta-feira, 28 de março de 2018

Notícias de Educação - 28/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Projeto de educação alimentar é premiado pelo Ministério da Educação

A Escola Municipal Borges de Medeiros foi premiada através de um projeto de educação alimentar, aplicado na instituição pelo professor de Educação Alimentar e Nutricional Guilherme Kaiser Breda. O objetivo foi explicar para as crianças a importância de uma alimentação saudável e balanceada através de ações que se concentram em uma visita na plantação de produtos orgânicos, confecção de mudas de alface, preparação de alimentos e outras atividades.
Jornal do Oeste

Elogiar talento de criança pode contribuir para seu fracasso

Sem meias palavras, essa é a mensagem para pais, cuidadores e professores da psicóloga Carol Dweck, que se baseia tanto em sua experiência clínica quanto em numerosos experimentos.
Ao longo de décadas de pesquisas, Dweck identificou que comentários elogiosos a habilidades supostamente natas contribuem para a formação do que ela chama de mentalidade fixa.
Folha de São Paulo

Alunos e professores de escola cearense fazem ato pela paz

O Colégio Antares, escola associada à Unesco, realizará, hoje, um Ato de Cidadania pela Paz, a fim de fazer referência ao combate às consequências da violência, além de uma reflexão sobre suas causas. Os alunos escreverão mensagens a serem distribuídas dentro de uma pombinha de papel para corpo docente e familiares, junto com adesivo com os dizeres Todos pela Paz. Alunos e professores estarão de branco, e cada sede terá um horário específico para a ação.
O Povo

Educação para uma Cultura de Paz

O Povo

Avaliação

Enem não será mais difícil neste ano, garante Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje (27) que a ampliação do tempo dado aos candidatos para fazer a prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não significa que o nível de dificuldade do exame vai aumentar. Segundo o Inep, o conteúdo das provas do Enem é definido pelas Matizes de Referência, que estão disponíveis no portal da instituição.
Terra

Leis e políticas

DF: Secretaria vai à Justiça para anular obrigação da "educação moral e cívica"

A Secretaria de Educação vai acionar a Justiça para anular a lei que obriga escolas públicas e privadas da capital federal a incluir a disciplina "educação moral e cívica" na grade curricular da educação infantil e do ensino fundamental. O conteúdo, ensinado durante dois regimes autoritários, deixou de fazer parte da base curricular há 25 anos e voltou a ser alvo de polêmica após lei do deputado Raimundo Ribeiro (PPS) ser publicada no Diário Oficial do DF no início do mês.
Correio Braziliense

Câmara do Rio vota Plano Municipal de Educação

Entrou em pauta da Câmara dos Vereadores carioca, nesta terça-feira (27), o Plano Municipal de Educação (PME), que dará as diretrizes para o ensino no município nos próximos dez anos. O projeto, que já deveria ter sido votado na gestão passada, do ex-prefeito Eduardo Paes, foi sucessivamente adiado e acabou empurrado para o plenário só agora, na administração de Marcelo Crivella.
G1

SP: Prefeitura retira alíquota suplementar e tenta aprovar Previdência

A Prefeitura de São Paulo aceitou retirar a alíquota suplementar de 5% que aumentaria para até 19% a contribuição previdenciária dos servidores municipais. O texto substitutivo ao PL 621, que prevê as mudanças, foi apresentado na terça-feira 27, após reunião com vereadores. A medida, no entanto, não altera o aumento da alíquota básica de 11% para 14%.
Carta Educação

Opinião

Por que professores apaixonados deveriam pensar em abandonar as universidades

Professores e educadores: a melhor forma de melhorar a qualidade e o envolvimento dos estudantes é separar a sua instrução das instituições credenciadas.
Você é bom demais para lidar com estudantes que não valorizam seu trabalho! Saia do sistema subsidiado, cartelizado e credenciado e ofereça a sua instrução a consumidores empolgados!
Gazeta do Povo

Uma escola para todos!

Uma escola para todos seria uma base para reconstrução. Uma escola onde todos convivam num período de formação independentemente da sua classe social. Na Finlândia, professor do sistema educacional único do país precisa de mestrado, financiado pelo país; seleciona-se os professores dos melhores 10% dos graduados. Eles só ficam 4 horas por dia na sala de aula e 2 horas por semana em desenvolvimento profissional. Na Finlândia, exames e avaliações passam a ser importantes somente a partir dos 16 anos. 93% dos finlandeses completam o high school.
Precisamos modificar radicalmente nossa metodologia de ensino para modificar os valores humanos deste País. Uma escola para todos é um caminho.
O Povo

Ensino Superior

Mais de 250 obras estão paradas em 44 universidades federais do país

Em 44 universidades federais do Brasil, 252 obras estão paradas - bibliotecas, salas de informática, prédios com salas novas, quadras.
G1

Profissionais da Educação

Plataforma para gravar aula apoia criação de trilhas de formação continuada

Fundada em 2014 em Uberlândia (MG), a startup Kanttum – inicialmente chamada de Reply4.me – surgiu com a ideia de permitir que estudantes gravassem aulas para poder revê-las mais tarde. No entanto, logo identificou uma demanda que considerou mais significativa no campo da educação, voltada para recursos que ajudassem as instituições a avaliar seus professores e melhorar a qualidade das aulas a partir desses levantamentos. Assim, a jovem empresa mineira tomou um outro rumo: o da formação continuada de professores por meio da metodologia da observação de aulas.
Porvir

Trabalhadoras da educação pública de Minas recebem 18,9% abaixo do piso

Desde o dia 8 de março, trabalhadoras da educação pública estadual de Minas Gerais fazem greve em todo o estado. Na quinta-feira (22), em assembleia, o movimento definiu pela continuidade da greve, até que o governo estadual atenda às reivindicações da categoria.
Há anos, a principal reivindicação é o cumprimento do piso salarial, definido na lei federal 11.738/2008. Em todo o Brasil, educadores deveriam receber, no mínimo, R$ 2.455,35, segundo a lei. Em Minas, os educadores recebem de salário-base R$ 1.982,54.
Brasil de Fato

Profissionais da educação do AP paralisam por falta de acordo em reajuste salarial

Profissionais da educação paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (27), em protesto contra o reajuste salarial anunciado pelo governo do Estado na segunda-feira (26) e por mais condições de trabalho. A paralisação reuniu servidores públicos da rede estadual no Centro de Macapá por cerca de 4 horas, entre 8h e 12h.
G1

Eventos

MEC e Pronatec incentivam capacitação em sistema prisional

Uma parceria entre os ministérios da Educação e Extraordinário da Segurança Pública vai possibilitar a capacitação de ofertantes de cursos de qualificação profissional no sistema prisional. Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC realiza nesta terça-feira, 27, em Brasília, o evento "Educação Profissional nas Prisões: Pronatec como estratégia de promoção à cidadania”. O encontro, que prossegue até quarta-feira, 28, reúne ofertantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e responsáveis pelas unidades prisionais de todo do Brasil.
MEC

Outras do dia

Procuradoria pede prorrogação de inquérito sobre gestão da UFSC

O Ministério Público Federal em Florianópolis (SC) pediu a prorrogação, por mais 90 dias, do inquérito da Operação Ouvidos Moucos, que investiga supostas irregularidades na gestão da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Ao mesmo tempo, o caso passou das mãos da delegada da Polícia Federal Erika Marena para as do delegado Nelson Napp.
Folha de São Paulo

Alunos de Duque de Caxias ganham cenouras como presente de Páscoa

A distribuição de cenouras às vésperas da Páscoa para alunos da rede municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, chamou a atenção da população. No lugar de ovos de chocolate, estudantes receberam uma embalagem com o legume e uma receita de bolo. Pais lamentaram a iniciativa das escolas municipais, que ocorreu para evitar o desperdício do alimento comprado em excesso.
O Estado de São Paulo