terça-feira, 17 de abril de 2018

Notícias de Educação - 17/abr/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Ensino Híbrido é o futuro?

Muitos acreditam que o ensino híbrido é o futuro da educação. Mas misturar on-line e off-line vai muito além de simplesmente colocar um computador na sala de aula!
Focando Educação

Sala de aula

Como usar brincadeiras para ensinar habilidades essenciais a crianças, segundo Harvard

Pensar antes de agir, planejar e traçar objetivos, focar a atenção, ser flexível e controlar as emoções são habilidades consideradas essenciais na vida adulta, e pesquisas científicas mostram que elas devem ser ensinadas desde cedo.
Em Harvard, o Center on the Developing Child, que estuda desenvolvimento infantil, preparou um guia para ensinar pais, professores e cuidadores a estimular, em crianças de todas as idades, essas que são chamadas de funções executivas - ou de "habilidades para a vida".
BBC

Pedagogia Waldorf se expande e abre primeira faculdade no Brasil

Na contramão da corrida das escolas por usar cada vez mais computadores, tablets e celulares no ensino, a pedagogia Waldorf, que valoriza os trabalhos manuais, o movimento e o contato dos alunos com a natureza, se expande e acaba de inaugurar a sua primeira faculdade no Brasil.
Folha de São Paulo

Professor da Unicamp e 'pupilo de pano' ensinam matemática em vídeos na web

Um professor da Unicamp encontrou uma maneira descontraída de ensinar matemática na internet. Com a "ajuda" de Joaquim, um simpático boneco de pano, Régis Varão produz vídeos onde explica cálculos, fórmulas e conceitos de forma simples e divertida, tudo para atrair a atenção de alunos que sentem dificuldade em assimilar a disciplina. "Eu queria que a matemática chegasse às pessoas", afirma.
G1

Avaliação

Enem 2018 vê número de candidatos isentos cair após aplicação de nova regra

A edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 3,8 milhões de pedidos de isenção da taxa de inscrição. O prazo terminou às 23h59 deste domingo (15). Segundo balanço divulgadou na tarde desta segunda-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.818.663 enviaram o pedido dentro do prazo.
G1

Enem no RJ receberá atenção na área de segurança, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou na manhã desta segunda-feira (16) que a segurança é uma preocupação do governo federal na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio de Janeiro e que o Estado receberá atenção nesse sentido.
G1

Inclusão

Documento apresenta propostas para fortalecer participação do jovem na educação

Mesmo diante de um conjunto de leis que fomentam a participação dos jovens na melhoria da educação, muitos estudantes brasileiros ainda não encontram espaço efetivo para participar de decisões da sua escola ou exercer influência em políticas públicas. Raramente consultados sobre essas questões, eles encontram um caminho para demonstrar a sua insatisfação por meio de protestos e ocupações. Para convocar a sociedade brasileira a escutar mais as juventudes e fortalecer o seu envolvimento nessas esferas, foi lançado nesta segunda-feira (16) o documento “Juventudes pela Educação: Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação”.
Porvir

Leis e políticas

Raio-X da Base do Ensino Médio

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio pode causar um estranhamento à primeira vista. Ela deixa a critério do aluno a escolha por se aprofundar nas áreas que forem mais do seu interesse e busca aproximar o conhecimento da sala de aula do mundo real – aquele do emprego e das contas a pagar.
Vamos começar pelo básico: a Base do Ensino Médio é bem diferente da Base do Fundamental. Se no Fundamental todas as atuais disciplinas se mantiveram e houve um conjunto (grande) de habilidades para serem desenvolvidas ano a ano, no Médio os reflexos da reforma da etapa de ensino dão as caras.
Nova Escola

Política de educação especial deverá passar por atualização

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) realizou, nesta segunda-feira, 16, uma ampla reunião com as principais entidades nacionais envolvidas na educação especial na área pública para discutir a proposta de atualização da Política Nacional de Educação Especial, que já tem dez anos.
MEC

Senado: Educação alimentar e cultura de paz nas escolas estão na pauta do Plenário

Dois projetos que tratam de educação estão na pauta do Plenário nesta semana. Um deles tem objetivo de promover, nas escolas, a cultura de paz e o combate à violência. O outro inclui o tema educação alimentar e nutricional nas disciplinas de Ciências e de Biologia dos currículos do ensino fundamental e do ensino médio, respectivamente.
Senado

Profissionais da Educação

SP: Escolas querem rever benefícios de professor

A proposta das escolas particulares de rever parte dos direitos adquiridos pela categoria, com a reforma trabalhista, vem afetando a rotina dos estabelecimentos de ensino em São Paulo.
A convenção coletiva que estabelece cláusulas específicas, como recesso escolar e bolsa de estudo para filhos, por exemplo, não foi renovada em março. Sem um acordo, a definição sobre manter ou não os direitos está sendo feita caso a caso pelos colégios.
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Redução do Fies deixa salas de aula das faculdades vazias

Mais da metade das salas de aula das faculdades particulares mineiras está vazia, segundo levantamento do site Quero Bolsa. A pesquisa, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, aponta que, em média, 50,7% das vagas de instituições de ensino superior no Estado estavam desocupadas. No país, a média é de 52,9%.
O Tempo

Com faculdades públicas e sem vestibular, Argentina atrai cada vez mais universitários brasileiros

A possibilidade de estudar gratuitamente no exterior sem ter que prestar vestibulares tem atraído número crescente de universitários brasileiros para as universidades argentinas - a ponto de causar incômodo em alguns setores acadêmicos do país vizinho.
BBC

Em protesto, site da UnB é hackeado com menção a desenho japonês

O site da Universidade de Brasília (UnB) foi alvo de um ataque hacker neste domingo (15) por um grupo que pede a recomposição orçamentária e a auditoria das finanças da universidade. A reitoria da instituição foi ocupada na quinta-feira (12) por estudantes com as mesmas reivindicações.
G1

Estudantes que ocupam a UnB cobram reunião com MEC e pedem transparência

EBC

Estudantes queimam bandeira do Brasil em universidade federal

Gazeta do Povo

Eventos

Educação 360 Jovem: 'O ensino médio precisa ser modificado', dizem estudantes

Etapa com maior número de mudanças nos últimos anos no Brasil, o ensino médio é um ponto sensível das políticas educacionais. A discussão sobre a defasagem do modelo atual dominarou o painel de abertura do Educação 360 Jovem, nesta segunda, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. Na palestra, jovens de São Paulo, Bahia e Alagoas defenderam um ensino mais próximo do cotidiano durante o debate com Paulo Mól, diretor de operações do Sesi Nacional, e o escritor Marcelo Rubens Paiva.
O Globo

Educação 360 Jovem: estudantes querem ser livres dentro da escola

O Globo

Educação 360 Jovem: metodologia pode ser modificada mesmo sem tecnologia, dizem estudantes

O Globo

Outras do dia

Piñera propõe avançar gratuidade em educação técnica no Chile

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta segunda-feira o envio ao Congresso de um projeto para avançar a gratuidade da educação superior técnica, em uma semana marcada pela convocação da primeira marcha de estudantes sob o novo governo.
O plano tem como objeto pôr ênfase no financiamento público de institutos e centros de formação técnica, quando grêmios industriais estimam que haja no país um déficit de 600 mil técnicos profissionais.
O Globo

EUA: Contra atiradores, escola protege alunos e professores com pedras

Um distrito escolar no estado norte-americano da Pensilvânia armou os professores com pedras para proteger os alunos em caso de massacre. A medida seria uma estratégia de proteção em caso de as escolas serem invadidas por atiradores.
Gazeta do Povo