sexta-feira, 20 de abril de 2018

Notícias de Educação - 20/abr/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Educação é saída, mas não resolve propagação de fake news, dizem especialistas

Quantas agências de checagem seriam necessárias para driblar as fake news que vão chegar aos 140 milhões de brasileiros antes das eleições em outubro? A jornalista e professora da PUC-SP Pollyana Ferrari perguntou e respondeu: “Hoje existem só três no país, mas nem 3.000 dariam conta”.
Para ela, diminuir o impacto da propagação de notícias falsas depende de um sistema educacional melhor, que forme pessoas capazes de discernir fontes confiáveis de notícias deliberadamente mentirosas.
Folha de São Paulo

9 filmes sobre matemática para estudar de forma divertida

O mais surpreendente é que há sugestões para todos os gostos. Desde dramas a thrillers viscerais, todos eles têm como ponto central cálculos e números. Escolha o seu preferido e passe a encarar o estudo da Matemática de uma maneira diferente!
Universia

Gestão

SP tem indústria da creche com influência de políticos e aluguel inflado

A pressão pela abertura de vagas de educação infantil na cidade de São Paulo estimulou a criação de uma indústria da creche, com aluguel superfaturado de prédios pagos pela prefeitura, direcionamento de locadores e loteamento político nas entidades escolhidas para prestar os serviços ao município.
Folha de São Paulo

Na Educação municipal do Rio, nem a melhor escola consegue um professor

Cinco anos após travarem uma batalha para impedir a demolição da Escola municipal Friedenreich, no Maracanã, para obras da Olimpíada, a unidade é palco de uma nova luta. Mesmo sendo a escola da cidade que obteve a melhor nota no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2015, o colégio, que pontuou 8,3, vive o drama de não conseguir contratar um único professor para a turma de 4 º ano. Funcionários se revezam no quadro negro para que alunos não percam o ano letivo.
(...) A prefeitura respondeu que a turma de 4º ano está sob a regência da professora da Sala de Leitura, conforme permite a legislação em vigor. Também informou que, no início do ano, foi autorizada a contratação de 500 professores, dos quais 379 já estão em sala de aula. Outras 350 contratações estão em andamento, de acordo com a disponibilidade de recursos.
O Globo

Inclusão

'Minha professora é diferente, e ela é maravilhosa': a trajetória da educadora com Down alvo de preconceito de desembargadora

"Eu ajudo a educar e a incluir todo mundo", descreve ela. "Ensino que eles não podem brigar, que precisam dividir brinquedos, materiais de aula e aceitar todas as crianças como elas são."
Débora diz que "se apaixonou por crianças". "Porque elas trazem alegria para a gente."
Ela encontrou reciprocidade no caminho.
BBC

Estudantes indígenas são os que menos contam com apoio público para pagar a universidade

Os estudantes indígenas formam o grupo com menor percentual de atendimento nas três principais políticas públicas de acesso ao ensino superior. Segundo os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, 63% dos indígenas que estavam matriculados em 2016 não conseguiram vaga na rede pública, não foram selecionados para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e nem para obter bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para custear faculdade privada.
G1

Saiba como funciona a educação indígena

As regras que norteiam o sistema educacional indígena no Brasil são determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) com base em seis metas principais que simplificam, mas não refletem de forma realista, a educação indígena no país.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Câmara: Educação aprova exame obrigatório de revalidação de diploma para médicos formados no exterior

A Comissão de Educação aprovou o Projeto de Lei 4067/15, do Senado, que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida). O objetivo do exame é “verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências para o adequado exercício profissional no Sistema Único de Saúde (SUS) em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no Brasil”.
Câmara

Politicagem eleitoral, partidária e afins

PP, PSC, PSDB e MDB, os partidos da ‘Escola sem Partido’

O número de projetos de lei vinculados às ideias do Escola Sem Partido ou focados apenas no combate à dita “ideologia de gênero” explodiu em 2017 nas casas legislativas dos municípios e Estados brasileiros. Desde 2014, quando foi apresentado o primeiro projeto de lei, de autoria de Flávio Bolsonaro, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a média por ano ficava em torno de 20. No ano passado, no entanto, esse número chegou a 91.
Gênero e Número

Opinião

Perguntas são muito mais poderosas que respostas

Quem trabalha com Educação não pode desanimar nunca. Porém, há tantas as coisas para transformar no nosso sistema de ensino que, muitas vezes, tenho a sensação de estar diante de um problema complexo demais, impossível de se resolver. Mas, e se tivéssemos uma única bala na agulha, se pudéssemos fazer uma pequena mudança nesse intrincado quebra-cabeça e, mexendo uma peça de lugar, encontrássemos a solução que tanto buscamos? Que peça seria essa? Ensinar os alunos a perguntar!
O Estado de São Paulo

Como afastar nossos jovens do crime?

Estudos quantitativos feitos nos EUA – e também no Brasil – mostram efeitos positivos de investimentos em educação e na criação de oportunidades no mercado de trabalho como instrumento de combate à violência.
Nexo

Técnico e Profissionalizante

Acompanhamento psicopedagógico melhora eficiência de curso técnico

No Mediotec, os estudantes cursam o ensino médio regular em uma escola pública estadual, durante um período do dia, e fazem o curso técnico no outro. E ao final eles recebem dois certificados de conclusão. A Funece presta um atendimento psicopedagógico inovador, valorizando o indivíduo e a participação familiar na vida escolar dos jovens.
MEC

Profissionais da Educação

Deputados propõem para educação lei que já existe em MG

O pagamento do piso nacional da Educação em Minas Gerais, prometido pelo governador Fernando Pimentel (PT) no início do seu governo, pode passar a ser definido na Constituição do Estado. A medida, que já consta de lei sancionada em 2015, agora está prevista em Proposta de Emenda à Constituição (PEC 49/18), assinada por 72 dos 77 deputados estaduais, que começou a tramitar nesta quinta-feira (19)).
O texto foi apresentado para acalmar os ânimos dos servidores da educação e encerrar a greve da categoria, que ainda está em mobilização pelo não pagamento do piso em Minas.
Estado de Minas

Professores de escolas particulares de BH entram em estado de greve após assembleia

Os professores de escolas particulares de Belo Horizonte decidiram pelo estado de greve após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (19). Dessa forma, a aulas serão retomadas nesta sexta (20), mas podem ser suspensas a qualquer momento. Uma nova paralisação está prevista para a próxima terça (24), quando as aulas devem ser suspensas mais uma vez.
Hoje em Dia

MG: Professores das Umeis anunciam greve a partir de segunda; veja as unidades que vão parar

Professores das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) de Belo Horizonte anunciam greve a partir da próxima segunda-feira (23). A principal reivindicação é a equiparação de salário com os professores do Ensino Fundamental, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH).
Hoje em Dia

Ensino Superior

Ocupação da UnB: em audiência sem MEC, alunos decidem permanecer na reitoria

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram, nesta quinta-feira (19), manter a ocupação iniciada há uma semana no prédio da reitoria. Desde o dia 12, funcionários e gestores estão impedidos de acessar as salas. O grupo de alunos pede acesso ao orçamento e revogação do plano de demissões motivado pela crise.
G1

Estudantes acusam professor de racismo durante aula na Cásper Líbero

Um professor da Faculdade Cásper Líbero é acusado por estudantes da instituição de ter feito comentários racistas durante uma aula do curso de Publicidade e Propaganda. Segundo os relatos, uma aluna negra se sentiu ofendida com as palavras ditas pelo docente e foi conversar com ele. O professor teria debochado da reclamação e afirmado que "não existe racismo no Brasil", além de ter tentado tocar no cabelo dela.
O Estado de São Paulo

Eventos

Universidade tem de formar para a liberdade, diz Pérez Esquivel

Aplaudido a todo momento por um auditório lotado, o Prêmio Nobel da Paz argentino Adolfo Pérez Esquivel, de 1980, defendeu na manhã de hoje (18) uma educação superior comprometida com a liberdade e os direitos humanos em aula magna ministrada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estudantes, servidores e professores ocuparam todo o auditório, ficaram de pé e sentaram no chão para ouvir as palavras do ativista que faz parte da história da defesa dos direitos humanos na América Latina.
EBC

Outras do dia

Ataques a tiros em escolas nos EUA explodiram em 20 anos, aponta estudo

Ataques a tiros em escolas americanas estão se alastrando rapidamente, matando mais pessoas nos últimos 18 anos que em todo o século 20, apontou uma pesquisa da Revista de Estudos da Criança e da Família.
G1

Poluição na Coreia do Sul faz crianças terem aulas virtuais de educação física

O ar está tão tóxico na Coreia do Sul que muitas escolas tiveram que encontrar um meio de minimizar os problemas causados pela forte poluição. Sem poder brincar do lado de fora, as crianças estão praticando esportes em salas virtuais. Já a poluição não para de se estender pelo país.
Folha de São Paulo