terça-feira, 8 de maio de 2018

Notícias de Educação - 08/mai/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Sexting. E a Escola?

A prática de trocar mensagens com conteúdo sexual – sejam em texto, fotos ou vídeos – está se tornando mais comum entre jovens, bem como o repasse dessas mensagens a terceiros sem a devida permissão. E a Escola, o que pode fazer?
Focando Educação

Sala de aula

71% dos alunos com educação financeira ajudam em compras conscientes

Se haviam dúvidas sobre a importância da educação financeira nas escolas, a 1ª Pesquisa Nacional de Educação Financeira nas Escolas revelou, recentemente, números que comprovam as mudanças na vida das famílias.
Um dos dados mais impactantes diz respeito à resposta dos pais à seguinte pergunta: “se partir de hoje você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo manteria seu padrão de vida atual?” Entre os pais dos alunos que não tiveram educação financeira, só 3% conseguiriam manter seu padrão de vida por até um ano ou mais, enquanto 53% manteriam por até seis meses e 44% por apenas um mês.
Dia Dia

Como conduzir as crianças em situações de luto?

Para especialista, é necessário ter um diálogo franco com as crianças e legitimar seus sentimentos para apoiá-las durante o luto
A história de Arthur, personagem principal do livro, “A Casa Preta”, se confunde com a da autora Fátima Geovanini, também psicanalista e especialista em cuidados paliativos. Por muitos anos, a pesquisadora se debruçou a conhecer a literatura infantil sobre morte e luto. Em meio ao processo, Geovanini, mãe de duas crianças, perdeu a filha 11 anos em um acidente e teve que lidar com o luto do filho de quatro anos na época.
Carta Educação

Letramento midiático nos ajuda a conectar com o mundo

A educadora norte-americana Renee Hobbs defende que professores compreendam melhor como usar diferentes mídias em suas aulas para benefício dos alunos
Renee Hobbs é uma formadora de formadores. Ao citar as experiências de seus alunos – graduandos e professores na Escola de Comunicação e Mídia Harrington na Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos – ela se entusiasma como se estivesse falando de crianças que estão aprendendo a ler e escrever. A diferença está no grau de complexidade: uma das tarefas que passou aos professores incluía assinalar e destacar os pontos principais de um texto, analisar o ponto de vista do autor e opinar sobre aquele assunto. Dissertação? Nada disso: três tweets de 280 caracteres, como manda a plataforma. “É um ótimo exercício para professores porque o Twitter te obriga a ser conciso, então te torna um comunicador melhor”, afirma Renee.
NoVA Escola

Avaliação

Enem recebe mais de 150 mil inscrições em uma hora; veja memes das redes sociais

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram abertas no site nesta segunda-feira (7) e irão até o dia 18 de maio, às 23h59. Segundo o Ministério da Educação (MEC), em pouco mais de uma hora, mais de 150 mil candidatos já se inscreveram.
G1

Enem já tem 200 mil inscritos

O Estado de São Paulo

Inep pede à PF mais segurança para evitar fraudes em Enem 2018

R7

Gestão

Em 5 anos, governo federal cortou 66% dos investimentos em educação

Os investimentos do Ministério da Educação caíram 16%, em termos reais (correção inflacionária) nos 12 meses encerrados em março de 2018, para R$ 4,556 bilhões, ante igual período de 2017, terceira queda seguida nessa base de comparação.
Os dados são da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em relação ao acumulado de 12 meses até março de 2013 – quando os aportes acumularam o maior valor da série histórica iniciada em 2007, ao chegar em R$ 13,665 bilhões – o corte nos investimentos educacionais alcança 66% em cinco anos.
DCI

Escolas de cidade do RJ deixavam alunos que não rezavam em filas separadas

O desembargador da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ferdinaldo do Nascimento, confirmou liminar que suspende a oração do Pai-Nosso em escolas da rede pública municipal de Barra Mansa (RJ).
De acordo com o magistrado, a prática da oração nas escolas desrespeita a liberdade religiosa dos estudantes. O relator destacou que as provas confirmam a versão apresentada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ) em outubro do ano passado.
Gazeta do Povo

Inclusão

“O racista voltou”: acusado de racismo é alvo de protesto em retorno às aulas

O retorno às aulas, por decisão judicial, do estudante da FGV (Fundação Getulio Vargas) de São Paulo que havia sido suspenso por ter chamado um colega negro de "escravo" tem causado polêmica na instituição. Cartazes contra o retorno do aluno foram espalhados nesta segunda-feira (7) na sede da escola de administração, no centro da capital paulista, e o movimento negro da instituição publicou nota de repúdio.
Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

(Léxico) Pro·fes·sor

O “professor” tem parentesco etimológico com as “profecias”, as “sinfonias” e o “telefone”; está ligado à “profissão”, à “infância”, à “confissão” e ao “fado” português. Isso porque todas essas palavras remontam, numa origem muito distante, ao protoindo-europeu “*bha-”. (...) Nessa reconstrução, “*bha-” significa “falar”
Mais sobre esse nascimento das palavras: se o “professor” é quem “ministra” aulas, ele teria algo de semelhante com os “ministros”.
A etimologia não revela o sentido real das palavras, mas pode servir para cutucar o pensamento ou ajudar a demarcar territórios. O “professor” é também quem “educa”. De “ex” + “ducere”, “conduzir para fora”, o “professor” ou “educador” é quem leva o outro além.
Nexo

RN: Greve na educação atrasa ano letivo de 2019, diz SME

A reposição das aulas para os alunos prejudicados pela paralisação na rede municipal irá atrasar o início do ano letivo de 2019. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Educação, Justina Iva, nenhuma nova proposta será feita e a greve será decidida por meio da justiça, onde já tramita uma ação pedindo a ilegalidade do movimento. “Nada satisfaz o sindicato, chegamos ao limite”, alega a secretaria.
Tribuna do Norte

Leis e políticas

Comissões debatem com ministro da Educação corte em verbas para assistência estudantil

A Comissão de Educação realiza audiência pública nessa quarta-feira (9), com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, para debater o risco de interrupção do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), em diversas instituições de ensino superior em todo o país.
Câmara

Politicagem eleitoral, partidária e afins

Maria Helena Guimarães deixa o Ministério da Educação

A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, pediu exoneração do cargo e deve ficar apenas até o fim da semana. Com a saída do ex-ministro Mendonça Filho (DEM-PE) no mês passado, esperava-se que ela fosse promovida a ministra, o que não ocorreu.
O Estado de São Paulo

Opinião

O que podemos aprender com as crianças

Nas escolas e em casa, forçamos as crianças a se conformar a moldes rígidos de comportamento, a serem todas iguais, suprimindo comportamentos e atitudes vistas como provocadoras, reprimindo perguntas que achamos chatas, insistentes ou, pior ainda, bobas.
Temos muito o que aprender com as crianças. Se queremos motivá-las a se interessar pela ciência, temos que deixá-las soltas, dando-lhes espaço para realizar seus experimentos, enquanto crescem num mundo estranho e tantas vezes hostil.
Folha de São Paulo

Desabamento moral

Parte fundamental da função de criar os filhos é lhes interpretar o mundo. A família é o primeiro filtro por meio do qual a criança verá seu entorno. Ensinamos o “não” para aquilo que não desejamos que façam, nomeamos os objetos e suas funções, contamos histórias sobre nossa família, sobre nosso país e nosso planeta. Inventamos céu, inferno e “estrelinhas” para responder sobre a morte.
A escola trará outras versões, ampliando as alternativas das histórias familiares. Por fim, espera-se que os filhos façam a “curadoria” das interpretações às quais tiveram contato e, se tiverem liberdade e um bom acesso ao mundo, poderão tirar suas próprias conclusões.
Que mundo devemos ajudá-los a nomear hoje?
Folha de São Paulo

Como a educação corporativa contribui para formar líderes

Uma estratégia de T&D com o objetivo de formar líderes, para ter a devida eficácia, deve centrar os esforços tanto em desenvolver técnicas e conhecimentos já conquistados pelos que exercem carreira de gestão, quanto em desenvolver novas aptidões para aqueles que almejam uma carreira de liderança.
Elaborar um plano de treinamento assim é, de fato, uma tarefa complexa.
Administradores

Transformem prisões em faculdades

Imagine se prisões se parecessem com os espaços das universidades. Em vez de ficarem em celas, as pessoas encarceradas sentariam em salas de aula e aprenderiam sobre ciência climática ou poesia – assim como estudantes universitários. Ou até mesmo com eles.
Isso seria uma benção para prisioneiros em todo o país, já que uma grande maioria não tem sequer um diploma de ensino médio. E isso poderia ajudar a diminuir a população carcerária.
Gazeta do Povo

Eventos

Discussão sobre liberação de verbas às universidades públicas opõe governo e professores

A afirmação do governo de que o Ministério da Educação está liberando a totalidade das verbas destinadas à Universidade de Brasília e às outras instituições de ensino superior foi a grande polêmica da audiência pública da Comissão Senado do Futuro desta sexta-feira (4).
Senado

Outras do dia

Professora leva facadas de aluna dentro de sala de aula em Araxá

Uma professora de 38 anos foi agredida com golpes de faca, na manhã desta segunda-feira (7), dentro de uma sala de aula da Escola Municipal Azis Chaer, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Segundo a Polícia Militar, a autora é uma adolescente de 13 anos.
Hoje em Dia