quarta-feira, 30 de maio de 2018

Notícias de Educação - 30/mai/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Educação multidisciplinar aproxima crianças da escola, diz especialista

Há três anos, a cidade de Helsinque, capital da Finlândia, decidiu dar um passo rumo à “escola do futuro”: adotar um sistema em que alunos estudem, para além das disciplinas tradicionais, a resolução de problemas abordando conhecimentos multidisciplinares. Para a secretária de educação da cidade, Marjo Kyllönen, a experiência reaproximou as crianças da escola.
Veja

Escola precisa ter arquitetura responsiva para promover troca com seu entorno

Há dez anos o GAE (Grupo Ambiente-Educação) pesquisa a melhoria da qualidade dos ambientes escolares de Educação Infantil, produzindo conteúdo sobre o espaço pedagógico, a arquitetura escolar e sua interligação com espaços públicos. O grupo está alocado na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Reverter o enclausuramento das crianças e projetar escolas para permitir interação com a comunidade e o território têm sido o mote das últimas publicações do grupo.
Porvir

É hora de criar formas de avaliar habilidades do século 21

A professora norte-americana Katherine Merseth quer mudar a maneira como os professores aprendem, para que eles possam ensinar de forma diferente
Para Katherine, o estudo dos casos, com suas evidências, é uma forma de compartilhar experiências com professores em situações muito similares, ainda que separados por fronteiras estaduais e municipais. Da mesma maneira, poderia servir ainda para dar exemplos em sala de aula de como adotar competências socioemocionais, seguindo o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nova Escola

Gestão

Para especialista, Executivo não implementa políticas públicas de educação

A educação precisa sair do ciclo vicioso de ser uma pauta simpática aos eleitores, mas, na prática, ficar apenas em discursos vagos de políticos, sem ações concretas. Esta é a avaliação do atual panorama educacional feito por Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social e integrante de um grupo de executivos do terceiro setor, que atua para promover o avanço da educação no Brasil.
Veja

Karnal: Revoluções só serão duradouras se forem baseadas em educação

Qualquer pessoa que disponha de poder pode fazer uma revolução, mas serão duradouras somente aquelas baseadas na educação e no conhecimento. A avaliação é do historiador Leandro Karnal, entrevistado no evento Amarelas ao Vivo, promovido por VEJA nesta terça-feira em São Paulo
Veja

Profissionais da Educação

Bernardete Angelina Gatti: Por uma política de formação de professores

Persistem problemas arraigados desde a criação dos primeiros cursos de licenciatura no país e a mentalidade de que para formar o professor basta que ele domine os conhecimentos de sua área. Esse discurso relega o conhecimento pedagógico. Professores com licenciatura em pedagogia geralmente trabalham com a educação infantil e a alfabetização de crianças e adultos. Para isso, estudam psicologia da educação e práticas de ensino. Mas em outras áreas, como língua portuguesa e biologia, que vão formar os professores para o ensino fundamental ou médio, os cursos de licenciatura não oferecem uma formação sólida em educação.
Pesquisa Fapesp

Sindicato patronal e professores entram em acordo em SP

O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) aprovou na tarde desta terça-feira, 29, em assembleia com mais de 600 professores associados, a proposta do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) de manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente por um ano.
Uol

Professores da rede privada param 102 escolas; sindicato patronal faz nova proposta

O Estado de São Paulo

Nova paralisação de professores atinge só 2% das escolas privadas de SP

Folha de São Paulo

Professores da educação infantil decidem continuar greve em Belo Horizonte

Os professores da educação infantil municipal de Belo Horizonte, em greve desde o dia 23 de abril, decidiram continuar a paralisação em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (29). Os servidores se reuniram em frente à prefeitura, na Avenida Afonso Pena. A categoria seguiu em passeata pela via até a Praça Sete, onde o ato terminou.
G1

Leis e políticas

Para ampliar aulas sobre fake news em escolas, MEC busca inspiração até em Portugal

A capacidade de lidar de maneira crítica com o que lê em jornais, revistas e nas redes sociais é uma das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Homologado no final do ano passado, o documento estabelece quais conteúdos os alunos dos ensino infantil e fundamental, do país todo, devem trabalhar em sala de aula. A inclusão da “educação midiática” na BNCC é um sinal dos tempos
O Globo

Avaliação

Mais de 6,7 milhões de estudantes se inscrevem para a edição de 2018 do exame nacional

A edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 6.774.891 inscrições e tem 5.513.662 (81,3%) participantes confirmados para as provas de 4 e 11 de novembro. O número é mais próximo ao de participantes que efetivamente comparecem às provas (4.714.088, no Enem 2017), consolidando o sucesso das mudanças adotadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para promover a inscrição consciente e evitar o desperdício da verba pública. Nos últimos cinco anos, a média de abstenção no Enem foi de 29%, gerando um prejuízo de R$ 962 milhões.
MEC

Enem 2018 tem 5,5 milhões de inscrições confirmadas, menor número desde 2011

G1

Opinião

HQ em sala de aula: um desafio aos professores

Uma das primeiras discussões travadas, nos bancos de uma faculdade de licenciatura, é que o atual modelo de aula precisa ser mais dinâmico para atender aos anseios do novo perfil dos estudantes. Começa e termina o semestre, e mesmo assim o problema continua a ser pensado. E se utilizássemos as histórias em quadrinhos (HQ) como material didático para apresentar conteúdos de Língua Portuguesa, História, Biologia, Química e até Matemática? Para quem ainda não entrou nesse mundo talvez pareça um despropósito. Contudo, para quem quiser inovar este pode ser um interessante caminho a percorrer.
O Povo

Ensino Superior

Protesto na Unicamp faz conselho de reitores suspender reunião sobre reajuste salarial em universidades estaduais de SP

O conselho que reúne os reitores das três universidades estaduais de São Paulo (Cruesp) decidiu suspender a reunião sobre reajuste salarial que estava agendada para esta quarta-feira (30) com o Fórum da Seis, grupo que representa funcionários e professores da Unicamp, USP e Unesp.
G1

USP aprova reajuste de 1,5%; Unicamp tem ato

O Estado de São Paulo

Eventos

Revisão da política de educação especial pelo MEC cria polêmica

O debate em torno da atualização da PNEEPEI (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) foi um dos temas do webinário realizado este mês pela Jeduca e pelo movimento Todos pela Educação sobre a Meta 4 do PNE (Plano Nacional de Educação), que aborda a educação especial/inclusiva. O assunto ainda não ganhou força no noticiário, mas já está mobilizando os movimentos e organizações ligadas aos segmentos envolvidos – os estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação/altas habilidades.
Jeduca

Em audiência pública, especialistas ressaltam necessidade de descentralizar recursos da educação

Em audiência pública nesta terça (29) sobre proposta (PEC 15/15) que torna permanente o Fundeb, especialistas concordaram que é necessário tirar do texto punições previstas em duas situações: caso haja retrocesso na prestação dos serviços educacionais e a responsabilização solidária entre União, estados e municípios para garantir acesso ao ensino gratuito.
Câmara

Outras do dia

PF deflagra operação para combater desvios de recursos na Secretaria de Educação em Porto Velho

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação “Ciranda”, com o objetivo de desarticular organização criminosa, composta por empresários e agentes públicos, que fraudou licitações da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (SEMED) e perpetrou desvios de recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE), verba federal repassada ao ente municipal. O esquema ocorreu em 2014.
Rondônia Agora