segunda-feira, 18 de junho de 2018

Notícias da Educação - 18/jun/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Robôs miram o mercado da educação

Com a expectativa de cumprir a máxima do 'aprender brincando', a Inbrasmec coloca sua digital agora também na linha de robôs educacionais, com competências diversas para amplo uso nas salas de aula e também recreacional.
O projeto é ousado. Em parceria exclusiva com a chinesa Ubtech, a Inbrasmec investiu cerca de 250 mil dólares (com base industrial instalada) e estima faturar 10 milhões de dólares em 24 meses com a importação e comercialização dos produtos no Brasil.
O Diário

Contar histórias para a criança estimula o hábito da leitura e a criatividade

Prática também estreita os laços de afeto entre pais e filhos
Para educadores, além de ser um momento prazeroso, o hábito de ler para a criança promove uma série de benefícios, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação e a ampliação de seu vocabulário.
Segundo Elaine Cristina Gomes, professora do curso de contador de histórias do Senac, os pais podem começar a prática ainda na gestação. "É uma forma de ambos estarem presentes. E o feto já vai reconhecendo as vozes deles, sentindo a reação da mãe à história."
F5

Professor de escola pública no Espírito Santo dá aulas de matemática no supermercado

Promoções corriqueiras no comércio do tipo “leve três, pague dois” valem a pena? Será mais barato comprar fracionado ou em maior quantidade? Essas questões podem passar despercebidas na correria do cotidiano, mas não mais para a turma do sexto ano da Escola Estadual Professora Regina Banhos Paixão, em Linhares, no Espirito Santo. Escolher os melhores produtos pelos melhores preços virou atividade de matemática. A dinâmica foi a forma encontrada pelo professor Hercules Smaçaro Marchiori para despertar o interesse dos alunos pela matéria.
MEC

Gestão

Brasil teria que reduzir desigualdades para ir à Copa por critérios educacionais

Em parceria com o Portal Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), reunimos os principais dados educacionais (investimento em educação, resultados de aprendizagem, número de crianças e adolescentes fora da escola, taxa de escolarização, média de escolaridade da população, taxa de matrícula no ensino superior e alfabetização) de países que disputaram uma vaga na Copa de 2018 pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). E, diferentemente do desempenho em campo, quando o assunto é educação a tabela de classificação dos países sul-americanos assume outra ordem.
Porvir

Conglomerados do ensino superior avançam sobre a educação básica

Após dominar o mercado de faculdades privadas, grandes companhias do setor de ensino com ações em Bolsa avançam sobre a educação básica, que abrange do infantil até o ensino médio.
Com cerca de 40 mil escolas privadas no país, o ensino básico é pulverizado em pequenas instituições, o que gera terreno fértil para aquisições.
Folha de São Paulo

Grupo Positivo planeja IPO de unidade de educação em 2019

Lucas Guimarães, vice-presidente do Grupo Positivo, afirmou que a companhia ainda não contratou bancos para coordenar a oferta, mas que tem visto elevado interesse de investidores por empresas administrando escolas.
Extra

Inclusão

Brasil é o segundo pior em mobilidade social em ranking de 30 países

A chance de uma criança de baixa renda de ter um futuro melhor que a realidade em que nasceu está, em maior ou menor grau, relacionada à escolaridade e ao nível de renda de seus pais. Nos países ricos, o "elevador social" anda mais rápido. Nos emergentes, mais devagar - no Brasil, ainda mais lentamente.
BBC

Ministério autoriza abertura de vagas do Bolsa Permanência para indígenas e quilombolas

O ministro da Educação, Rossieli Soares, autorizou, nesta sexta-feira, 15, durante agenda oficial no estado de Roraima, a abertura, para 2018, de novas vagas do Programa Bolsa Permanência (PBP), destinadas aos estudantes de etnias indígenas e quilombolas. A previsão do MEC é de que 2.500 novas bolsas possam ser concedidas aos alunos matriculados em cursos de graduação presencial, ofertados por instituições federais de ensino superior.
MEC

Ganhando de virada

Poucas são as pessoas que não se lembram da goleada da Alemanha sobre o Brasil em 2014. A equipe brasileira ainda disputaria o terceiro lugar, mas, na prática, a Copa havia terminado para nós. Quatro anos depois, a nova seleção vem aos poucos tentando fazer com que o País acredite de novo, prometendo uma trajetória diferente neste ano. Por todo o Brasil, a mesma lógica se repete, só que na frente dos livros. Estudantes que não conseguiram os resultados esperados em campo, abandonaram a escola e agora tentam retomar a confiança em si mesmos e começar de novo.
O Estado de São Paulo

Estudantes negros são mais punidos que brancos nos EUA. A culpa é deles?

Pesquisa aponta preconceito tácito por parte de professores e funcionários que faz com que eles julguem de modo diferente os alunos com base na raça ou sexo
A Coleta de Dados Sobre Direitos Civis, que contém informações detalhadas sobre o ano letivo de 2015/2016 de mais de 96 mil escolas públicas, oferece mais evidências de que certos jovens – incluindo garotos negros, hispânicos e estudantes indígenas – enfrentam disciplina mais rígida do que colegas brancos.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

PNE chega ao quarto ano com apenas um dispositivo cumprido integralmente

O Plano Nacional de Educação (PNE), que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional, chega ao seu quarto ano de vigência com apenas um dos dispositivos cumprido integralmente e avanços em apenas 30% naqueles previstos para os anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. O balanço foi realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação em parceria com o Laboratório de Dados Educacionais da UFPR.
Carta Educação

Comissão (de Educação da Câmara) proíbe escolas de cobrar matrícula antecipada para garantir vaga

O relator da proposta na comissão concordou com o argumento do autor de que a cobrança antecipada da matrícula viola a Lei 9.870/99, que determina a divisão do valor da anuidade em seis ou doze parcelas, sendo a taxa de matrícula já inclusa.
O projeto, que tem caráter conclusivo, já havia sido aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor e ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara

Avaliação

Avaliação regional comparativa é aplicada no Brasil até o dia 31

O Terce afere o desempenho escolar, nas áreas de linguagem (leitura e escrita), matemática e ciências, de estudantes do quarto e do sétimo anos do ensino fundamental. Os objetivos são reunir informações sobre a qualidade da educação na região e orientar a tomada de decisões em políticas públicas educacionais.
Inep

EAD

Ensino superior a distância cresce 712% na Paraíba em 10 anos e ajuda a mudar vidas

Os dados do Inep apontam que em 2007 existiam 992 vagas em cinco polos de EAD na Paraíba, todas em instituições públicas. Dez anos depois, em 2016, o número de vagas em cursos superiores em EAD passou para 8.059 em 77 polos, sendo 7.652 somente em instituições de ensino privadas.
G1

Udemy inaugura o primeiro escritório na América do Sul

A Udemy, uma plataforma de aprendizado on-line que oferece cursos gratuitos ou promocionais para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender e também dar um up na carreira, inaugurou o primeiro escritório do Brasil, na cidade de São Paulo. O evento ocorreu nesta quinta-feira (14). “O país é o quinto melhor mercado do mundo para Udemy , atrás da França, Alemanha, China e Índia”, diz Sérgio Agudo, o country manager (diretor-geral) da empresa no Brasil. A Udemy é uma empresa privada e está sediada em São Francisco, Califórnia, com escritórios na Irlanda e na Turquia.
Correio Braziliense

Opinião

Racionais nunca será Shakespeare – e quem perde com isso é a Unicamp

Ao cobrar disco dos Racionais MCs em prova de vestibular, a Unicamp segue no caminhos trilhado pelas universidades americanas, trazendo uma flexibilização perigosa sobre a definição de arte e literatura
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Fuvest vai adotar reconhecimento facial para o Vestibular 2019 da USP

A Fuvest utilizará a tecnologia de reconhecimento facial no vestibular da Universidade de São Paulo (USP) 2019 para aumentar o controle de segurança do exame e agilizar a identificação dos vestibulandos. A tecnologia substitui a coleta da impressão digital feita em papel e será somada ao uso do documento oficial e da assinatura do vestibulando.
iG

Unicamp lidera ranking de instituições sediados no Brasil em nº de pedidos de patentes: 'Inéditos e promissores'

A Unicamp, em Campinas (SP), é a instituição sediada no Brasil que mais depositou patentes de invenção em 2017 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Foram 77 pedidos, ao todo, 15 a mais que em 2016, quando a universidade ocupava a 2ª posição. Instituto tem investido para reduzir tempo de análise das patentes, mas espera média ainda é de 10 anos.
G1

Eventos

Falta de prioridade para educação exclui crianças das escolas, alertam debatedores

A educação no Brasil não tem atualmente prioridade orçamentária nem prioridade política e uma das consequências desse quadro é o número de 2,8 milhões de crianças e adolescentes que estão fora do sistema de ensino ou que já abandonaram os estudos. Essa foi uma das constatações da audiência pública interativa promovida nesta sexta-feira (15) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para debater os avanços e retrocessos da educação brasileira durante os 30 anos de vigência da Constituição Federal.
Senado

Movimento Todos Pela Educação vai apresentar propostas a pré-candidatos

Com a intenção de trazer a Educação para o centro do debate eleitoral, o movimento Todos Pela Educação criou o “Educação Já!”, uma articulação com instituições e especialistas destinada a elaborar um plano estratégico para o setor, que já está sendo apresentando aos principais pré-candidatos à Presidência da República. O documento foi divulgado nesta sexta-feira para jornalistas em Brasília, assim como já tem ocorrido com outros grupos da sociedade civil.
O Globo

Outras do dia

Escolas norte-americanas ensinam que a Amazônia é território internacional?

A tese foi refutada repetidamente pelo diplomata Paulo Roberto de Almeida, que atuava como ministro conselheiro na Embaixada do Brasil em Washington em 2000, durante as primeiras discussões sobre o caso.
De acordo com Almeida, a teoria é uma farsa criada por nacionalistas de extrema direita e divulgada no Brasil pela esquerda, em uma tentativa de propagar ideais anti-imperialistas.
Gazeta do Povo

A propaganda nacionalista russa chega em forma de música no jardim de infância

A música já é bastante conhecida dos russos. Se chama “Tio Vova, estamos com você” e causou controvérsia no ano passado, quando foi publicado um videoclipe em que aparecem crianças e adolescentes cantando a polêmica música. A letra também inclui trechos de propaganda anti-globalização e pró-Rússia, como “a União Europeia não tem opinião própria” e “a Sebastopol e a Crimeia são nossas e nós vamos preservá-las para nossas crianças”.
Gazeta do Povo