quarta-feira, 20 de junho de 2018

Notícias de Educação - 20/jun/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Microsoft compra a plataforma de vídeo Flipgrid e a torna gratuita

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) que adquiriu o Flipgrid, uma popular plataforma de vídeo usada em milhões de salas de aula em todo o mundo, e vai torná-la gratuita para todos.
Fundado em 2015, o Flipgrid permite que os alunos criem e compartilhem seu próprio conteúdo de vídeo. Entre os benefícios dessa aprendizagem social estão o trabalho de habilidades socioemocionais, como autoconfiança e capacidade de falar em público.
Porvir

Gestão

Revertendo o jogo na Educação: como ser favorito dentro e fora de campo

Treino é treino e jogo é jogo. Mas será que é isso mesmo? Os estudiosos do assunto dizem um grande não!
Fora de campo, a reflexão é a mesma. No que diz respeito à Educação, treino certamente não é só treino. Aliás, a separação entre teoria e prática na vida educacional é a explicação para vários problemas. São justamente os países que desenvolvem políticas públicas (fazem o bom treino) ancoradas nos desafios reais da Educação (o jogo em si) que alcançam destaque em exames internacionais.
O Globo

Rio fecha escolas com cursos noturnos

Em meio à crise financeira, o estado do Rio de Janeiro tem fechado cursos noturnos, que incluem ensino médio, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e escolas que atendem alunos com deficiência.
Entre 2010 e 2014, houve redução de quase 50% no número de alunos de EJA dispostos a estudar. Considerando todas as séries da modalidade de ensino, a queda também é preocupante. Em 2010, o estado tinha 428.528 pessoas matriculadas. Em 2017, esse número caiu quase pela metade: 241.103 (menos 43,7%).
Porvir

Kroton e Cubo lançam parceria para apoiar startups de educação

Acordo promete proporcionar novas formas de aprendizagens e tecnologias focadas na educação básica
A Kroton anunciou nesta terça-feira (19/06) uma parceria com o Cubo Itaú para investir e apoiar startups do setor de educação. A empresa de educação irá patrocinar um andar da nova sede do Cubo, em São Paulo, dedicado ao desenvolvimento das chamadas edtechs. A parceria foi chamada de Cubo Education.
Época Negócios

Leis e políticas

Comissão vai avaliar Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai avaliar este ano a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de ampliar as vagas nas escolas para crianças até seis anos. Os senadores aprovaram nesta terça-feira (19) a política pública do Poder Executivo a ser acompanhada pelo colegiado.
Senado

Opinião

Além da Copa: golaço de Portugal também na Educação

Portugal não surpreende somente no torneio esportivo (com uma performance impressionante de seu melhor craque, Cristiano Ronaldo). Nossos irmãos lusitanos têm qualidades educacionais positivas e capazes de disparar reflexões sobre os desafios da Educação no Brasil.
Uol

Ensino Superior

MEC quer ampliar número de estrangeiros em universidades

O Ministério da Educação (MEC) afirmou, em nota, que deve ampliar o número de países e universidades participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação.
Segundo a pasta, a existência de programas como o Idioma sem Fronteiras, que capacita alunos e professores em língua estrangeira, é outra estratégia para expandir a internacionalização.
R7

Fies pode ser a saída para concretizar o sonho de estudar

Ingressar no ensino superior é o sonho de milhares de jovens estudantes e o planejamento para realizá-lo, quase sempre, acontece durante o ensino médio. Não raro, alguns têm na mira um curso e a universidade onde desejam estudar. A ausência de um suporte financeiro pode retardar a caminhada, mas o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem feito a diferença nesses casos.
MEC

Unicamp: Juiz manda sindicato manter 70% dos funcionários da saúde em atividades durante greve

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas (SP), Mauro Fukumoto, determinou que o sindicato dos funcionários técnico-administrativos da Unicamp (STU) mantenha pelo menos 70% dos trabalhadores da área de saúde em atividade, durante o período de greve. A mobilização da categoria para reivindicar alta em salários e benefícios completa 29 dias nesta terça-feira (19).
G1

Eventos

Dirigentes de universidades relatam dificuldades para manter unidades fora das sedes

Em seminário na Comissão de Educação da Câmara nesta terça-feira (19), dirigentes de universidades de todo o País relataram dificuldades na gestão das unidades de ensino que estão fora das sedes. Os problemas principais são de infraestrutura, de recursos humanos e orçamentários.
Câmara

Projeto Amplifica leva formação mão na massa para professores e gestores

Inovação combina com bom humor, otimismo, empolgação e energia. Assim têm comprovado os eventos do projeto Amplifica, capitaneado pelas professoras Samara Brito e Carla Arena. Há cerca de quatro anos, a dupla vem produzindo encontros para os mais diversos grupos e locais espalhados pelo Brasil. O objetivo é levar inspiração a professores, gestores e outros profissionais da educação, para que entrem fundo na transição para o digital e incorporem à sua prática uma nova cultura, que inclui ferramentas e recursos tecnológicos.
Porvir

Outras do dia

Indígenas e quilombolas bloqueiam entrada do Palácio do Planalto em ato por bolsas de estudo

O protesto cobra a ampliação de bolsas de graduação para estudantes indígenas e quilombolas.
De acordo com a Polícia Militar, o ato reunia 150 pessoas até as 16h – os organizadores não informaram estimativa. Até o mesmo horário, não havia registro de conflitos no local.
G1