sexta-feira, 29 de junho de 2018

Notícias de Educação - 29/jun/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Português e matemática não bastam - é preciso também ensinar a se relacionar

Português, matemática e ciências compõem as bases do ensino tradicional, mas não contemplam toda a gama de conhecimentos e habilidades necessárias para uma educação completa. Para atender a essa limitação, escolas brasileiras começam a adotar a educação para habilidades socioemocionais, que já fazem parte das competências na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Pesquisadora no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e CPO (diretora de Produtos) da metodologia Lumiar, Jennifer Groff, defende que é preciso colocar o desenvolvimento dessas habilidades no centro da experiência de aprendizagem.
Gazeta do Povo

Alunos desbravam a cozinha da escola em projeto mão na massa

Professora conta como usou a culinária para trabalhar física, a matemática e a astronomia
Em 2017, a escola em que trabalho adotou o modelo de ensino médio de tempo integral, ganhando novas disciplinas na matriz curricular, entre elas as eletivas (disciplinas ofertadas semestralmente pelos professores aos estudantes, que devem abordar a Base Nacional Comum Curricular de forma lúdica, com ações realizadas semanalmente durante duas horas). No primeiro semestre do ano passado, enquanto realizava uma atividade de fases da lua com biscoitos na eletiva de Astronomia, o estudante Carlos deu a ideia “… semestre que vem poderíamos estudar Gastronomia, né?”.
Porvir

Como utilizar metodologias ativas e tecnologias inovadoras em educação

Diversas metodologias ativas, que provocam os alunos a assumirem uma posição de maior responsabilidade na condução do seu processo de aprendizagem, passaram a ser intensamente utilizadas em educação, como: método do caso, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, peer instruction e design thinking. Além disso, tem crescido continuamente a incorporação de novas tecnologias à educação, como: redes sociais, robótica, dispositivos móveis, games, inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada. Nesse sentido, já não é mais possível enxergar tão claramente as fronteiras entre as modalidades de educação presencial e a distância, com o predomínio do que se passou a chamar de blended learning (ou aprendizagem híbrida). Tornou-se então um desafio para professores e alunos, assim como para escolas, instituições de ensino superior e empresas adaptarem-se à complexidade dessas mudanças.
Terra

Gestão

Qual a situação das bibliotecas escolares no Brasil

Esta pesquisa, realizada na Universidade de São Paulo, analisa a situação das bibliotecas escolares no Brasil e as políticas públicas dedicadas a elas. Entre as conclusões, a pesquisadora destaca a necessidade de que bibliotecas escolares extrapolem a noção de acervo e representem organismos voltados ao diálogo e à construção do conhecimento adequados ao cenário informacional contemporâneo.
Nexo

Profissionais da Educação

Professora de Harvard compartilha dilemas de professores brasileiros

Katherine Merseth coordenou o livro que apresenta relatos vividos por educadores, como diretores e professores, de todo o Brasil
Os relatos vividos pelos professores abordam temas como bullying, violência, gênero e preconceito na educação infantil, o significado de zero no boletim, entre outros.
As histórias compartilhadas mostram as visões dos professores, dos alunos e dos integrantes do ambiente escolar
R7

Após dez dias de paralisação, servidores da educação estadual retomam as atividades em Divinópolis

As aulas da rede estadual de educação voltaram ao normal nesta quarta-feira (27), após dez dias de paralisação em Divinópolis. O Governo de Minas pagou nesta terça-feira (26), o restante do valor que faltava da primeira e segunda parcelas dos salários. A terceira está prevista para ser paga na sexta-feira (29).
G1

Profissionais de educação da rede municipal de ensino de Campo Grande vão ter 7,70% de reajuste em 2018

Os profissionais da área de educação da rede municipal de ensino de Campo Grande (REME) vão ter em 2018 7,70% de reajuste salarial. O índice será aplicado de forma escalonada, conforme estipula a lei publicada nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial do município (Diogrande), após ser sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).
G1

Inclusão

Como aprender educação financeira com as músicas dos Racionais

NoFront promove consultorias e cursos de educação financeira para a população negra e da periferia
Ao lado da contadora Gabriella Gomes, Gabriela Chaves criou o NoFront há dois anos.
Como base para o curso, músicas dos discos ‘Nada como um dia após o outro’ e ‘Cores e Valores’. Entre os temas do curso estão endividamento, ostentação e consumismo.
R7

Leis e políticas

Decreto reserva 30% de vagas de estágio no setor público a negros

O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira 928) decreto que reserva 30% das vagas de estágio na administração pública federal direta e indireta a estudantes negros.
O Ministério dos Direitos Humanos afirma que a mudança será aplicada na administração pública, autarquias, fundações públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, e também na contratação de jovens aprendizes.
R7

Avaliação

Prova que avalia alunos do fim do fundamental vai incluir questões de ciências humanas e da natureza

A partir de 2019, os alunos do 9º do ensino fundamental passarão a responder testes de ciências humanas e da natureza em prova do governo. Até então, a avaliação chamada de Prova Brasil media somente o índice de proficiência dos alunos em matemática e língua portuguesa.
As siglas Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana) vão deixar de existir e todas as avaliações passam a ser identificadas pelo nome Saeb.
G1

Saeb vai avaliar educação infantil e incluirá avaliações de Ciências para 9º ano

IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

1 a cada 3 escolas de ricos tem nota no Enem abaixo do esperado

Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) expõem a cada ano um abismo entre as notas das escolas públicas e privadas. Unidades particulares têm melhores resultados em geral, mas um levantamento da Folha mostra como a situação entre elas também é desigual, mesmo quando atendem alunos de mesmo perfil.
Uma a cada três escolas particulares do país com estudantes de alto nível socioeconômico não atingiu a nota que seria esperada no Enem do ano passado para esses colégios.
Folha de São Paulo

Líder em ranking do Enem é de MG, e SP tem 30 entre as escolas top 100

Folha de São Paulo

Veja o desempenho da sua escola no Enem 2017

Folha de São Paulo

Opinião

Uma agenda para o país

Uma coisa é querer destruir o inimigo, outra é mudar os rumos de políticas públicas
Vivemos um momento curioso no cenário eleitoral: falamos de pessoas, mas não de competências demonstradas para resolver os problemas do país, pensamos em candidatos, e não na agenda que pretendem implementar ou no que pretendem fazer para aperfeiçoar as políticas públicas. É como se buscássemos um líder genial das massas ou alguém por quem nos apaixonássemos, e não um Brasil mais desenvolvido e menos desigual.
Folha de São Paulo

Ensino Superior

Unicamp encerra 'curso do golpe' e estuda atividades para debater a desigualdade: 'Pessoas querem entender o Brasil'

Criado para discutir o impeachment da ex-presidente da República Dilma Rouseff (PT), o chamado "curso do golpe" chegou ao fim nesta semana, na Unicamp. Chefe do Departamento de Política da universidade, Wagner Romão avaliou como positiva a atividade, elogiou o interesse de público de fora do meio acadêmico e projetou novos cursos, entre eles um que debata a desigualdade no país. "Percebemos um desejo muito grande das pessoas de discutir o Brasi", disse.
G1

Outras do dia

Brasileiro assume grupo ligado à Unesco que trata de rankings universitários

O matemático Luiz Cláudio Costa, ex-presidente do Inep-MEC (até 2012) e professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa, dentre outras credenciais, acaba de assumir a principal referência mundial em rankings universitários: o Observatório de Rankings Acadêmicos e de Excelência (IREG, na sigla em inglês) ligado à Unesco.
Folha de São Paulo