terça-feira, 31 de julho de 2018

Notícias de Educação - 31/jul/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Crianças precisam de recreio!

Não é fácil ser criança hoje em dia: o dia letivo mudou muito desde quando os pais da atual geração de crianças estavam na escola. Para muitas crianças, arte, música e recreio são partes do dia ameaçadas de extinção.
Focando Educação

Sala de aula

Para além da sala de aula - e do verbo to be

Oficinas literárias, teatros e até competições. Foi-se o tempo em que estudar inglês era só conjugar o verbo “to be” em sala de aula. Para aumentar o contato de alunos com línguas estrangeiras e ampliar habilidades de comunicação, escolas de idiomas investem em atividades extracurriculares. As opções exigem mais tempo de dedicação, mas, dizem alunos e professores, encurtam o caminho até a fluência.
O Estado de São Paulo

Metade dos alunos do CE e do RS foram vítimas de violência na escola

Mais da metade dos alunos do 1º e 2º anos de 50 escolas do ensino médio da rede pública do Ceará e do Rio Grande do Sul, ouvidos em uma pesquisa inédita nos finais dos anos 2016 e 2017, relataram ter sofrido algum tipo de violência no ambiente escolar. Xingamentos, brigas e bullying em redes sociais são as principais reclamações dos jovens, segundo levantamento realizado
R7

Gestão

O que as questões de matemática 'mais difíceis' dizem sobre a educação no Brasil

A reportagem conversou com professores, especialistas e com o Ministério da Educação para entender quais são as principais dificuldades dos alunos na disciplina, uma das mais temidas pelos alunos do ensino médio. A análise dos dados revela um resultado surpreendente: a maior porcentagem de erros ocorreu justamente nas questões menos complexas; exigiam mais capacidade de raciocínio lógico do que conhecimento de fórmulas sofisticadas.
BBC

Profissionais da Educação

Maioria dos professores desaprova atuação das secretarias de Educação

Insatisfação com órgãos é superior até do que descontentamento
A maioria dos professores das escolas públicas do Brasil não veem comprometimento das secretarias de Educação com a melhora de aprendizagem dos alunos, além de não estarem, segundo os docentes, alinhadas à realidade das escolas.
O que mais os professores querem é a maior oferta de qualificação profissional e serem ouvidos nas discussões e construções das políticas públicas.
Folha de São Paulo

Metade dos docentes no país não recomenda a própria profissão

R7

Leis e políticas

Por que é tão difícil fazer doações a universidades no Brasil

Limite federal de gastos, falta de hábito e barreiras burocráticas limitam poder de arrecadação das instituições
Comum na cultura norte-americana, a doação de dinheiro ou de equipamentos de ex-alunos às universidades em que se formaram não é tarefa simples no Brasil. Entraves legais, burocráticos e culturais tornam árduo o caminho de egressos interessados em, por meio de doações, retribuir o ensino recebido. São raras as iniciativas de sucesso.
Gazeta do Povo

Política eleitoral, partidária e afins

‘Expandir educação é um caminho econômico bem sucedido’, diz Daniel Cara

Representante do Psol no Conhecer Eleições 2018, o candidato ao Senado Daniel Cara defendeu que o partido revogue duas das principais medidas adotadas pelo governo do presidente Michel Temer, as reformas trabalhistas e do ensino médio.
Para ele, essas duas reformas juntas geram um ciclo que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) chama de "trabalho indecente". Ele explica que as propostas reforçam que a juventude ingresse em subempregos. "Quem inicia a carreira assim costuma ficar nessas posições para o resto de suas vidas", argumenta.
HuffPost

Opinião

A reforma do ensino básico e o futuro dos grupos de educação

Quando a mão do Estado pesa sobre um setor, a regulamentação dita não só suas atividades, mas, principalmente, o rumo dos investimentos. Entender aonde vai o mercado de educação demanda a análise das últimas ações do MEC.
O próximo movimento das empresas do setor se dará, novamente, a partir da regulamentação. A Reforma do Ensino Médio trouxe à luz tanto o nível baixo do Ensino Superior quanto as oportunidades de verticalização e profissionalização com enormes ganhos de escala. Grandes grupos já se aproximam das escolas de ensino médio e de seus grupos controladores.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

A proposta de Harvard para uma educação para compreensão

Conheça a metodologia que pretende preparar o educador para lidar com o ensino analiticamente e desenvolver novas abordagens para planejar a aula
O que constitui uma experiência de aprendizagem eficaz e poderosa, capaz de preparar o aluno para as competências do século 21? Como encorajamos os estudantes a se apaixonarem pelo aprendizado? As perguntas, que parecem ser um questionamento recente, norteiam há 50 anos o Project Zero – iniciativa do filósofo Nelson Goodman, na Universidade de Harvard (EUA). Desafiado pelo propósito de construir na Geekie um projeto pedagógico ainda mais dinâmico, interativo e personalizado, estive em Harvard no início de 2017 para uma imersão com o psicólogo cognitivo e educacional Howard Gardner, cientista das inteligências múltiplas e diretor-sênior do Project Zero.
Porvir

A felicidade está... na sala de aula: Universidades oferecem cursos sobre felicidade pelo mundo

A Universidade de Brasília (UnB) vai ser a primeira instituição de ensino superior pública brasileira a oferecer um curso com um tema bem peculiar: felicidade. O “estudo vivencial da felicidade” terá início no segundo semestre de 2018, no campus Gama, com 240 vagas. A iniciativa foi inspirada em programas similares de universidades estrangeiras, como Harvard e Yale, renomadas instituições norte-americanas.
Brasil Escola

Fies 2018 divulga o resultado do segundo semestre; complementação da inscrição deve ser feita até sexta

Os resultados do Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018 foram divulgados às 17h desta segunda-feira (30). Os nomes dos candidatos pré-selecionados estão disponíveis no site do programa.
Nesta edição, são ofertadas 155 mil vagas de financiamento, sendo 50 mil com juro zero.
G1

Eventos

CNE debate incluir computação na Base Nacional Comum Curricular

O que as crianças e os adolescentes devem aprender de computação nas escolas e como isso deve ser ministrado. Debater esse assunto é o objetivo do Seminário Internacional sobre Computação na Educação Básica, que ocorre desta segunda-feira, 30, até terça, 31, na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, em Brasília.
MEC

Cearenses levam ouro, prata e bronze na Olimpíada Internacional de Química

Três estudantes cearenses subiram no pódio da 50ª Olimpíada Internacional de Química, realizada neste fim de semana em Praga, capital da República Tcheca. Ivna de Lima Ferreira Gomes (17 anos), João Víctor Moreira Pimentel (16) e Orisvaldo Salviano Neto (17) ficaram com ouro, prata e bronze, respectivamente. Os três são de Fortaleza.
G1

Alunos brasileiros conquistam medalha de prata em torneio internacional de Física

Cinco alunos de 16 e 17 anos garantiram ao Brasil a melhor colocação já alcançada no Torneio Internacional de Jovens Físicos, conhecido como a "Copa do Mundo da Física". Os meninos garantiram a medalha de prata e a maior pontuação já obtida pelo País e ainda desbancaram campeões clássicos da competição, como Suíça, Polônia e Suécia.
Terra