quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Notícias de Educação - 05/set/2018

Clipping Focando Educação

Gestão

Escola de SP com pior nota tem falta de professor e queixa de vandalismo

Um dos principais problemas, dizem alunos, é a falta de professores. Segundo eles, a escola está sem docente de biologia e tem aulas de física e química substituídas frequentemente por outras disciplinas. As trocas na direção também são constantes.
Folha de São Paulo

Inclusão

Polêmica, Lei de Cotas desencadeia novo perfil universitário

No Brasil, ainda é difícil mensurar o impacto da Lei. É consenso, porém, que a medida alterou o perfil dos universitários brasileiros. Conforme relatório da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), se em 2003 cerca de 6% deles eram autodeclarados pretos (conforme classificação estabelecida pelo IBGE), em 2014 esse contingente havia subido para 9,8%. No mesmo período, os que se declaravam pardos saltaram de 28,3% para 37,7%.
A participação das classes C, D e E também aumentou.
Gazeta do Povo

Política eleitoral, partidária e afins

O que os candidatos à Presidência prometem para Educação e Cultura

Com a proximidade das eleições presidenciais, o R7 reuniu as principais propostas dos candidatos à Presidência para a área de Educação e Cultura, dois assuntos debatidos com frequência nas campanhas eleitorais.
R7

Presidenciáveis e especialistas discutem o futuro da educação no país

Presidenciáveis, empresários e especialistas estiveram na última segunda-feira (3) no EXAME Fórum 2018, em São Paulo, para discutir o futuro da educação e da economia do país.
O evento contou com a presença de Marina Silva, candidata à Presidência da República pela Rede, e João Amoêdo, candidato pelo Partido Novo. Representantes das candidaturas de Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) também estiveram presentes.
Exame

Avaliação

Planilhas com resultados por escola já estão disponíveis

As planilhas com os resultados por escola do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 já estão disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com elas é possível conferir os dados distribuídos por anos inicias e finais do ensino fundamental e ainda no ensino médio.
MEC

Alckmin culpa mudança de metodologia no MEC por piora de SP na educação

O candidato a presidente e ex-governador Geraldo Alckmin​ (PSDB) atribuiu a uma mudança de metodologia do Ministério da Educação a perda da liderança de São Paulo, em sua gestão, no principal indicador de qualidade da educação básica.
Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Após um ano no ensino médio, 1 em cada 4 estudantes deixa a escola

O 1º ano do ensino médio e o 6º ano do ensino fundamental têm as maiores taxas de reprovação e abandono dos estudantes, de acordo com dados divulgados hoje (3) pelo Ministério da Educação (MEC). Essas taxas diminuem ano a ano, mas na avaliação da pasta, ainda são preocupantes.
No 6º ano do ensino fundamental, 15,5% dos estudantes reprovaram ou abandonaram os estudos em 2017. No 1º ano do ensino médio, esse índice aumenta para 23,6%, ou seja, quase um estudante a cada quatro ou repete ou deixa a escola após cursar um ano do ensino médio.
EBC

Opinião

A lição que sabemos de cor, mas nos custa aprender

O Ministério da Educação publicou os dados do Sistema de Avaliação da educação Básica (Saeb), referentes ao ano de 2017.
E o que isso significa realmente? Que em pouco tempo, os alunos do Ensino Fundamental saberão mais que os alunos do Ensino Médio. E o diploma, em vez de um carimbo do MEC, terá uma imagem do fundo do poço. 
A pergunta que não quer calar é: por que isso acontece? E a resposta é simples, o que não quer dizer fácil: a escola não está gerando aprendizado.
Gazeta do Povo

Educação emperrada

São bem desanimadores os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017, que combina o desempenho de alunos em provas de português e matemática com dados sobre aprovação e evasão na rede.
Folha de São Paulo

Ensino Superior

Fundação propõe acabar com eleição para reitor na PUC-SP

A entidade mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fundação São Paulo, enviou uma proposta de alteração do estatuto da universidade que poderá encerrar o processo eleitoral para o cargo de reitor. A definição passaria a ser feita pelo grão-chanceler da instituição, o arcebispo de São Paulo d. Odilo Pedro Scherer, que também preside a fundação.
Terra

Negócios

Descomplica, de ensino online, adquire startup de exercícios e simulados

Na última quarta-feira (29), o site de videoaulas Descomplica adquiriu a PaperX, uma empresa focada no desenvolvimento de exercícios e avaliações online como testes e simulados. O valor da negociação não foi revelado.
A meta do Descomplica é, por meio de uma estratégia de aquisições nas áreas de tecnologia da informação (TI) e conteúdo, dobrar de tamanho a cada ano, movimento que justifica a compra de um rival que também atuava no segmento de provas e simulados. Em 2018, outras três aquisições estão previstas.
Porvir

Eventos

Mitos e verdades sobre déficit de atenção e hiperatividade

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) acomete cerca de 3% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e pode dificultar o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Esse distúrbio ainda gera muitas dúvidas. Para esclarecer o que é verdade ou mito, o programa Salto para o Futuro da TV Escola desta quarta-feira, 5, discute essa patologia, a partir das 20h.
MEC

Outras do dia

Alemanha tem déficit de 40 mil professores; 'quadro é dramático', diz presidente de associação

Cenário pode se agravar nos próximos anos. Uma controversa solução seria permitir que pessoas sem formação na área se tornem educadores.
"Há trinta anos, não temos um quadro tão dramático de falta de professores na Alemanha", afirma Heinz-Peter Meidinger, presidente da Associação Alemã de Professores (DL, na sigla em alemão). "No total, faltam 40 mil professores", revelou.
As vagas estão sendo preenchidas temporariamente por novatos, aposentados ou estudantes – ou, simplesmente, continuam desocupadas.
G1

Aplicativo educacional bate Gmail e Facebook em loja da Apple

Gmail. Instagram. Youtube. É provável que você tenha aberto um desses apps hoje no seu smartphone (e talvez tenha gasto mais tempo com eles do que gostaria de admitir). Mas no início desta semana, um aplicativo educacional reinou na infinita galáxia de aplicativos. De acordo com a Apple e a App Annie, um site que rastreia a popularidade de aplicativos móveis com o número de novos downloads, o Remind, uma plataforma de comunicação escolar, ficou em primeiro lugar no gráfico de aplicativos iOS gratuitos. Tudo por conta do período de volta às aulas nos Estados Unidos, onde mais de 700 escolas e distritutos contrataram planos para seus alunos.
Porvir