terça-feira, 25 de setembro de 2018

Notícias de Educação - 25/set/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Jogo digital melhora aprendizagem de leitura e escrita na infância, diz estudo

Um estudo com alunos de escolas de educação infantil mostrou que aulas com jogos digitais aumentaram 68% a aprendizagem em leitura e 48% em escrita em comparação com crianças que não fizeram as atividades. A tese de doutorado foi defendida em julho pelo pesquisador e empreendedor brasileiro Americo N. Amorim na universidade americana Johns Hopkins, uma das melhores instituições de ensino superior do mundo e uma das mais conceituadas em educação. Os jogos também permitiram prever o desempenho dos alunos em avaliações formais.
Porvir

Professora vence prêmio por abordar, nas aulas, o suicídio

No início de todo ano letivo, os alunos do nono ano do Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, têm um desafio na disciplina de língua portuguesa: eleger um assunto para ser trabalhado no aprendizado de argumentação da disciplina de português. Os temas escolhidos, geralmente, abordam a violência, a gravidez na adolescência e o aborto. Em 2018, no entanto, a professora Lucilene Hotz Bronzato, 52, foi surpreendida com um tema ainda pouco falado nas salas de aula: a maioria dos 90 jovens na faixa de 14 anos queria falar sobre depressão e suicídio.
O Tempo

Gestão

Primeira infância, fase mais importante da educação, não é prioridade no Brasil

Após dois anos de vigência da lei que estabelece a criação dos Planos Municipais pela Primeira Infância, não existe sequer o balanço de quantas das 5.570 cidades brasileiras cumprem a legislação. Sem atingir as primeiras metas do Plano Nacional da Educação, com número insuficiente de vagas para a pré-escola, a União já adiou também o prazo para oferta de creches.
Para o presidente da União Nacional de Dirigentes da Educação (Undime), Alessio Costa Lima, o investimento público em educação para esta faixa etária é menor que para as outras.
Gazeta do Povo

Inclusão

Problema social, bullying afeta metade das crianças do mundo

Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que metade das crianças e jovens do mundo foi vítima de bullying em algum momento da vida. Foram ouvidas 100 mil crianças de 18 países.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a violência interpessoal está entre as cinco principais causas de morte de jovens entre 10 e 29 anos.
R7

Leis e políticas

Toffoli sanciona leis de proteção à família e de acesso à educação

Em seu primeiro dia de despacho no Palácio do Planalto, o presidente da República em exercício, Dias Toffoli, sancionou hoje (24) três projetos de lei visando a promoção de direitos das mulheres e o acesso de crianças e adolescentes à educação. Durante o evento, Toffoli assinou também um decreto que prevê um percentual mínimo de 5% para a administração pública federal contratar pessoas com deficiência. Segundo ele, os projetos representam uma "celebração à proteção da família".
EBC

Opinião

O professor do seu filho está pronto para inovar na educação?

Para abrir o debate, parto de uma clara premissa que não podemos continuar desconsiderando: nossos alunos não querem mais ir às escolas. Ao menos não às instituições que ainda insistem no ultrapassado modelo pedagógico com quadro negro, carteiras enfileiradas, um professor que fala, fala e fala para turmas que fingem escutar e um currículo que é de um único tamanho para todo mundo e que só tem a preocupação com o vestibular. A consequência é uma velha conhecida: desestimulados, os alunos não compreendem o real sentido da educação para sua vida, não se envolvem com o processo de aprendizagem, não aprendem e acabam abandonando os estudos.
Exame

Negócios

Kroton compra mais uma rede de escolas e avança na educação básica

A Saber, a holding criada pela Kroton Educacional, anunciou nesta segunda-feira a compra de 100% do Colégio Lato Sensu, que atua no ensino infantil, fundamental e médio do Amazonas.
Em abril, a Kroton criou a Saber e adquiriu o Centro Educacional Leonardo Da Vinci, do Espírito Santo.
Veja

Eventos

Educação 360: o segredo do sucesso de Portugal nos rankings internacionais

O ex-ministro da Educação de Portugal, Nuno Crato, afirmou, em palestra no congresso internacional Educação 360, que aquele país focou em duas estratégias para dar um salto nos índices de aprendizagem no país: educar mais e avaliar melhor. Mesmo durante uma crise econômica, Portugal conseguiu ultrapassar em matemática a Finlândia, conhecida como uma referência em educação no mundo.
O Globo

Educação 360: Criador da 'Faculdade de Pés Descalços' defende o conhecimento das aldeias isoladas

O Globo

Educação 360: economista e educador falam sobre como reverter a crise de aprendizagem no país

O Globo

Educação 360: Professores pedem projetos sociais na favela e criticam intervenção militar

Extra

Educação 360: diversidade se aprende na escola

O Globo

Educação 360: a contribuição da literatura em tempos de retrocesso

O Globo

Educação 360: o papel da ciência na melhoria do aprendizado escolar

O Globo

Educação 360: a política de cotas em debate

O Globo

Educação 360: Pesquisadora de Harvard diz que melhor prêmio foi mudar vida de alunos pobres

O Globo

USP cria novo curso em computação aplicada à educação

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá um curso de pós-graduação a distância que exigirá a presença dos alunos apenas em duas datas, no início e no fim. Será uma especialização em computação aplicada à educação. As inscrições terminam em 30 de setembro de 2018.
Fapesp