quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Noticias de Educação - 05/dez/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Modelo importado dos EUA propõe ensino de tecnologia na educação básica

Sob a sigla Stem (acrônimo em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática), um movimento educacional que nasceu nos Estados Unidos ganha força no Brasil, com a proposta de reformular os currículos e dar mais ênfase para essas disciplinas no ensino básico.
Embora não haja um modelo pedagógico único, os programas de ensino com base no Stem costumam ter abordagens interdisciplinares, fazer uma conexão dos conteúdos com a realidade dos alunos e oferecer atividades práticas —usa-se com frequência o termo em inglês “hands on” (mão na massa).

Folha de São Paulo

Professora aposta na sala de aula invertida para estimular autonomia dos alunos

Em projeto desenvolvido em escola municipal de Guararema (SP), educadora conta como trabalha com grupos de estudo e roteiros individuais para personalizar as aulas

Porvir

 

Gestão

Secretário de Covas diz que condições para currículo serão melhores em 2019

Professores reclamaram que faltou formação e houve atraso de materiais em 2018
O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, afirmou nesta terça (4) que as escolas da prefeitura estarão mais bem preparadas em 2019 para desenvolver o novo currículo da rede, iniciado neste ano.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Novo currículo do ensino médio é aprovado e aguarda homologação de ministério

Mesmo considerada ainda limitada, a versão final da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio foi aprovada nesta terça-feira (4) pelo CNE (Conselho Nacional de Educação). O Ministério da Educação precisa homologar o texto, que nem foi divulgado.
A homologação deve ocorrer dia 14. O prazo de implementação da base será de dois anos. Isso depende também das redes estaduais e escolas privadas.

Folha de São Paulo

Conselho Nacional de Educação aprova etapa do ensino médio e BNCC está pronta para conclusão

MEC

Conselho aprova a base curricular para o ensino médio; entenda as mudanças

iG

Implementação com qualidade e equidade será maior desafio da base curricular do ensino médio

'A BNCC indica que, para além de aprender apenas conteúdos, é preciso desenvolver competências e habilidades de forma integrada'
Após a homologação pelo MEC, o grande desafio será garantir uma implementação de qualidade e com equidade, para que as propostas da BNCC de fato virem realidade. Neste contexto, considerando o novo modelo do Ensino Médio - que prevê que os currículos tenham, além de uma parte comum e obrigatória (referenciada na BNCC), também uma parte flexível (os itinerários formativos) -, o apoio do MEC será fundamental. Redes e escolas precisarão de recursos técnicos, financeiros e orientações claras para a construção dos currículos e formação de professores. Além disso, será preciso adequar os materiais didáticos e o Enem.

O Estado de São Paulo

Reunião da comissão do Escola Sem Partido é suspensa após bate-boca

Após desentendimentos entre parlamentares, a reunião da comissão especial sobre o projeto de lei Escola sem Partido foi suspensa na Câmara nesta terça-feira, 4, sem a análise do texto. O presidente da comissão, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), suspendeu a sessão após vários deputados se reunirem ao redor da mesa da presidência na tentativa de atrasar a votação.

O Estado de São Paulo

Opositores da Escola sem Partido traçam estratégia para barrar projeto

Correio Braziliense

Escola sem Partido é assombração errada, diz Barroso, do STF

Folha de São Paulo

Procuradoria Federal vai criar canal para receber denúncias de assédio contra professores de universidades

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, anunciou a criação de um canal para receber denúncias de assédio contra professores, pesquisadores e estudantes de ensino superior durante atividades acadêmicas.
"O objetivo da iniciativa é proteger e dar garantias à liberdade docente, à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, expressar e divulgar o pensamento – seja em artigos, pareceres, relatórios, laudos, aulas e demais atividades acadêmicas"

G1

Abono salarial a profissionais da educação com recursos do Fundeb é aprovado pela CAE

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (4) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 387/2018 que estende o abono proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a todos os profissionais da educação, inclusive aos que não compõem as carreiras do magistério.

Senado

O que acontece quando estudantes ‘se tornam’ senadores

Se fossem senadores, 27 estudantes do ensino médio, com idades de no máximo 19 anos, levariam adiante propostas que tratam de temas sobre os quais os atuais parlamentares estão longe de um consenso.
Esses 27 alunos participaram da edição 2018 do projeto Jovem Senador, que desde 2011 convida um estudante da rede pública de cada unidade da federação para ficar uma semana no Senado.

Nexo

Estatística, pesquisas e estudos

Inep publica Escalas de Proficiência do Enem de 1998 a 2008

Dentro das comemorações pelos 20 anos de criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma interpretação inédita das Escalas de Proficiência do Enem 1998 - 2008, assinada pelo mesmo grupo que elaborou a Escala, em 1998. As dez primeiras provas do Enem, que usavam como parâmetro a Teoria Clássica dos Testes (TCT) foram submetidas às análises da Teoria de Resposta ao Item (TRI), adotada desde 2009.

Inep

Opinião

O professor do seu filho é profissional ou missionário?

Pelo bem de educadores e alunos, os puxadinhos na educação precisam acabar
A menor distância entre dois pontos é uma reta. Lembra dessa aula? É um conceito simples, intuitivo e quase nunca usado no lugar em que ele é ensinado, a escola. “Como assim?”, você me pergunta. É fácil de explicar. Muitas vezes, a menor distância entre dois problemas em educação não é uma reta, mas uma curva que desvia da questão verdadeira e acaba criando uma encrenca ainda maior no futuro.

Folha de São Paulo

Eventos

Entidades promovem ato em defesa da educação pública

As entidades sindicais e estudantis nacionais da educação – ANDES-SN, Fasubra, SINASEFE, UNE, UES, Fenet e ANPG realizarão, nesta quarta-feira (5), evento na Câmara de Deputados para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública. As atividades foram convocadas em parceria com a Liderança do PSol e vão ocorrer no auditório Freitas Nobre, no Anexo IV da Câmara.

Correio Braziliense

Outras do dia

Polêmica na Noruega pela exclusão do Holocausto do currículo escolar

Renovar o currículo escolar na Noruega se transformou em objeto de polêmica. Semana passada, o jornal de esquerda Klassekampen informou sobre a exclusão do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial do projeto elaborado pelo Governo conservador de Erna Solberg para reformar a educação dos ensinos fundamental e médio.

El País