sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Notícias de Educação - 07/dez/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Educação infantil: amigos imaginários podem entrar na sala de aula?

Ao contrário da ideia de “anormalidade”, ter um amigo imaginário demanda muita imaginação e inteligência por parte da criança. Quando brincam desta forma, elas exploram ao máximo suas potencialidades criativas. Eles podem servir como companhia, diversão, conforto emocional, enfrentamento do medo e barganha (levando a culpa pela bagunça da criança, por exemplo). Ajudam no desenvolvimento cognitivo, do pensamento abstrato e da criatividade, além da compreensão das relações sociais.
A brincadeira colabora essencialmente no desenvolvimento infantil, o que faz com que esse fenômeno seja tão rico nos primeiros anos de vida e auxilie a criança a lidar com as demandas da escola, da família e suas próprias necessidades.

Nova Escola

Escola de SP usa música e meditação em projeto para acalmar e incentivar alunos

A escola é parte do projeto de ensino integral do estado, e os alunos, de 10 a 17 anos, têm rotina puxada: de 7h às 16h. A maioria é de longe dali, vem do extremo zona sul da capital, e levam até três horas para chegar. São, principalmente, filhos dos funcionários do Hospital São Paulo, distante 3 km dali.
“O ensino integral tira a criança da rua, possibilita sonhar”, diz a diretora Eliane Dantas. Essa ideia, de almejar além da marginalidade que ronda os jovens da periferia, é trabalhada em disciplinas como projeto de vida, protagonismo e mundo do trabalho.

Folha de São Paulo

Escola dos EUA adiciona sensores ao método Montessori

Na Wildflower, as crianças não passam tempo diante das telas. Na verdade, eles nunca as vêem. Em vez disso, a tecnologia é incorporada ao ambiente quase de forma invisível. Câmeras gravam estudantes, com idades que variam de dois a seis anos, enquanto eles se movem pela sala, e sensores em seus chinelos verdes acompanham sua localização exata e os objetos que tocam para avaliar suas interações.
A escola segue de perto o método tradicional Montessori. Os alunos passam grande parte do dia escolhendo como ocupar seu tempo, enquanto os professores observam e às vezes fazem sugestões – ou “orientam” – para que eles tentem algo novo. Os professores muitas vezes se revezam ora interagindo com os alunos, ora recuando para observar as crianças e seu progresso.

Porvir

Gestão

Marcos Pontes diz que gestão do ensino superior permanecerá com Ministério da Educação

Após a vitória de Bolsonaro na eleição presidencial, no final de outubro, foi cogitada a possibilidade de o ensino superior ficar no guarda-chuva do Ministério da Ciência e Tecnologia, deixando a estrutura da Educação.
A ideia, contudo, foi abandonada, segundo Pontes.

G1

Reajuste de mensalidades em escolas em SP deve ficar entre 5% e 7%, diz sindicato

Índice médio é estimado por entidade, mas não há padronização para todos os colégios
O reajuste das mensalidades escolares no estado de São Paulo deve ficar entre 5% e 7% para o ano letivo de 2019. O presidente do Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo), Benjamin Ribeiro da Silva, afirma que o índice é somente uma estimativa, pois dependerá do padrão de cada escola.

Folha de São Paulo

Faltam 120 mil vagas na educação infantil no RS, aponta estudo do TCE

Um estudo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul constatou que faltam mais de 120 mil vagas na educação infantil do estado, 30 mil a menos do que em 2016. A oferta de matrículas para crianças de zero a cinco anos é obrigação dos municípios. A falta de vagas é mais acentuada nos 11 maiores municípios gaúchos.

G1

Leis e políticas

Criador do Escola sem Partido quer mudar proposta na Câmara

“O substitutivo tem artigos que se contradizem, está errado, não pode ficar assim. Eu acho que essa lei não pode proibir conteúdos, nem questão de gênero, ela deve estabelecer que seja qual for o conteúdo, ele tem que ser apresentado sem dogmatismo, sem proselitismo, que são abordagens próprias da religião”, disse Nagib à reportagem.

Hoje em Dia

Educação é a bala de prata para o desenvolvimento, diz professor do MIT

A educação é “a bala de prata que todos procuravam para o desenvolvimento”, diz Ben Ross Schneider, professor de ciências políticas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Especialista em políticas educacionais, ele foi o co-autor de um relatório da Organização das Nações Unidas sobre o tema em 2016

Exame

Oito estados aprovaram seus novos currículos, tendo como referência a Base Comum Curricular

Depois do Paraná, outros sete estados aprovaram o currículo estadual para educação infantil e ensino fundamental tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os documentos foram elaborados ao longo dos últimos meses em regime de colaboração entre o estado e os municípios e contou com apoio técnico do Ministério da Educação, por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC).

MEC

Finanças rejeita proposta que institui jornada integral no ensino fundamental

A rejeição do texto principal, de 11 apensados e do substitutivo aprovado pela Comissão de Educação foi pedida pelo relator, deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), pela inadequação orçamentária e financeira. Este tipo de rejeição implica no arquivamento do projeto, mas cabe recurso ao Plenário.

Câmara

CCJ aprova regulamentação da profissão de supervisor educacional

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que regulamenta a profissão do supervisor educacional em instituições públicas e privadas de ensino (PL 4106/12). O projeto estabelece que o profissional coordene as atividades de planejamento, execução, controle e avaliação do projeto político pedagógico, juntamente com os demais especialistas, direção e professores da Unidade Educativa.
Como recebeu pareceres divergentes nas comissões em que tramitou, o projeto perdeu o caráter conclusivo e será analisado agora pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Câmara

Política eleitoral, partidária e afins

Uma questão do Enem não faz ninguém virar homossexual, diz 'mãe' da prova

"É não compreender a natureza da prova e não entender que pedir para o jovem que ele identifique as características de um dialeto como uma identidade linguística de um pequeno grupo e, sem querer, foi o grupo LGBTI, não vai fazer ninguém virar homossexual." Entretanto, ela estende o benefício da dúvida à leitura feita pelo presidente.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Dados do Inep mostram que 55% das escolas brasileiras não têm biblioteca ou sala de leitura

Das 180 mil escolas brasileiras, 98 mil ou 55% não têm biblioteca escolar ou sala de leitura. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foram apresentados pelo coordenador-geral dos Programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Lauri Cericato, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Câmara

Opinião

Como a tecnologia pode ajudar a mitigar a falta de bons professores

Às vezes nos sentimos mais aliviados ao ver que um problema nosso não é só nosso, que outras pessoas também o têm. Este é o caso da situação gravíssima da alfabetização em nosso país, com 50% dos alunos sem saber ler e escrever aos 8 anos de idade. Não estamos sozinhos em relação aos resultados desastrosos do nosso ensino público e ao desempenho dos nossos estudantes nos anos iniciais do Fundamental. A crise de aprendizagem é mundial e atingiu níveis alarmantes: seis em cada dez estudantes do planeta – um contingente de 617 milhões de crianças e jovens – não dominam conceitos básicos de Leitura e Matemática.
Grande parte disso se deve à baixa qualificação docente.

O Estado de São Paulo

Educados por homeschooling vão dirigir a sociedade no futuro

Não muito tempo atrás, a educação doméstica era considerada uma alternativa educacional radical – coisa de um pequeno número de evangélicos devotos de Iowa e de hippies adeptos da contracultura de Mendocino, na California. Não é mais.
Hoje, aproximadamente dois milhões – ou 2,5% – das 77 milhões de crianças em idade escolar nos EUA são educadas em casa, e um número crescente delas vivem em cidades.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Cientistas da UFRJ fazem vaquinha para insumos e bancam itens de pesquisas com o próprio salário

Professores reclamam e apontam que, após orçamento para ciência alcançar um pico nos anos 2010, ele diminuiu em dois terços. Em 2017, despencou 44%.
"Nos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os pesquisadores compram com seus próprios recursos material, ou ratos geneticamente modificados para fazerem seu estudo sobre o (vírus do) zika", explica o professor Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências.
Na UFRJ, Michelle Klautau, especialista em esponjas marinhas, recebe os jornalistas da AFP, exibindo-lhes um gráfico onde a curva do orçamento para as ciências tem a mesma forma abrupta do Pão de Açúcar.

G1

Pesquisadores do Brasil estão entre mais influentes do mundo

Doze pesquisadores brasileiros estão entre os cientistas mais influentes do mundo em suas respectivas áreas de conhecimento. A lista, produzida anualmente pela empresa de consultoria Clarivate Analytics desde 2014, considera o número de citações por artigos publicados em um período de dez anos.

Terra

Outras do dia

Professor faz da arte um estímulo para seus alunos e recebe convite para expor no Louvre, em Paris

Despertar o interesse de jovens estudantes para a arte, o senso crítico e a criatividade é a missão de Octávio Rold, artista plástico e professor de uma escola pública do Distrito Federal. O trabalho paralelo acabou levando o docente a expor suas aquarelas em um dos mais importantes museus do mundo, o Louvre, em Paris.

MEC

Na França, alunos de classes baixas têm dificuldade em superar diferenças sociais no ensino superior

Os dados do Observatório das Desigualdades mostram que os jovens de classe alta são 40% menos numerosos que os de classe baixa, mas três vezes mais presentes nas universidades. Quanto mais elevados os diplomas (mestrado, doutorado, “grandes escolas” de engenharia), a diferença é ainda maior: a taxa de estudantes ricos é oito vezes mais significativa.

G1