Sala de aula
Escola de Nova York se inspira no modelo de startup

O New York Times mostra como é a experiência de aprendizagem na escola pública de ensino médio Brooklyn STEAM Center, em Nova York, nos Estados Unidos, que vive a cultura de startup. A instituição conta com cerca de 220 alunos e divide espaço com 400 empresas de tecnologia em prédio que abrigava um antigo estaleiro da cidade.
PorvirGestão
Novo Ensino Médio de Pernambuco deve ser apresentado em 2019, diz secretário de Educação do estado
Em Pernambuco, uma das principais metas do secretário de Educação, Fred Amâncio, que está à frente da pasta desde 2015, é estruturar o novo Ensino Médio do estado. A expectativa é fechar 2019 com o documento finalizado e, talvez, até mesmo aprovado.
Para isso acontecer, Fred conta que o atual ano letivo já começa com plano de trabalho para os professores. Na secretaria de Educação, está formada uma equipe especial de dedicação exclusiva ao tema
Inclusão
“Eu me declaro pardo”: reprovados por comitê de cotas, alunos protestam contra UFPE
Estudantes autodeclarados negros ou pardos realizaram protesto, na manhã desta terça-feira (12), em frente à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O motivo do ato é que 280 alunos classificados por cotas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tiveram a inscrição na instituição negada. A Comissão de Validação de Autodeclaração Racial da universidade avaliou que os estudantes não se enquadraram no perfil de pessoas pardas ou negras, não podendo, dessa forma, ocupar as vagas destinadas a esse público.
Gazeta do PovoLeis e políticas
Tocantins contraria MEC e aprova ensino da ideologia de gênero no ensino infantil e fundamental
O Conselho Estadual de Educação (CEE), publicou no Diário Oficial, desta segunda-feira (11), o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para o Território do Tocantins. O documento estabelece os conteúdos mínimos que deverão constar em todos os currículos escolares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nas escolas públicas e privadas do Estado do Tocantins. Em seu conteúdo, a Resolução faz menção a gênero e orientação sexual, resgatando a tentativa de novamente implantar o ensino de Ideologia de Gênero nas escolas tocantinenses para crianças e adolescentes.
JM NotíciaEstatística, pesquisas e estudos
Números revelam deficiências das escolas de ensino médio
Enquanto o acesso à internet é uma realidade em 95,1% das escolas de ensino médio, o laboratório de ciências é encontrado em apenas 44,1% delas. Esse importante espaço de aprendizagem está presente em 38,8% das escolas de ensino médio da rede pública, e em 57,2% na rede privada. Ainda em relação às dependências administrativas, o Censo Escolar 2018 revela que 83,4% das escolas federais têm o laboratório de ciências no ensino médio. A estrutura das escolas estaduais e municipais, por outro lado, afeta a cobertura, com 37,5% e 28,8%, respectivamente. Outros recursos tecnológicos e espaços de aprendizagem são mais frequentes, caso da biblioteca, em 87,5% de todas as escolas de ensino médio; e o laboratório de informática, presente em 78,1%.
MECAvaliação
Média da rede paulista de ensino sobe, mas ainda está longe da meta
A média dos estudantes de todas as etapas da rede estadual de ensino em São Paulo aumentou, mas ainda está longe das metas estabelecidas pelo governo do Estado. No caso dos alunos do 9° ano do ensino fundamental (jovens de 14 anos), por exemplo, o desempenho é equivalente ao adequado para um estudante do 6° ano (de 11 anos).
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) foram apresentados nesta terça-feira, 12, pelo secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.
Alunos de SP têm três anos de atraso no aprendizado de matemática, aponta Saresp
G1Aluno do ensino médio de SP se forma com desempenho esperado para o fundamental
Folha de São Paulo45% dos estudantes não conseguem compreender textos, diz governo
R7Técnico e Profissionalizante / Executiva
SESI e SENAI firmam parceria com Microsoft para cursos de inteligência artificial

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o SESI (Serviço Social da Indústria) e a Microsoft assinaram nesta terça-feira (20) um acordo de cooperação para apoiar a educação e a capacitação de mão de obra em inteligência artificial no Brasil. Por meio da plataforma mundosenai.com.br, alunos do SENAI e do SESI quanto qualquer interessado poderão fazer cursos a distância, online e totalmente gratuitos.
PorvirOpinião
Educação domiciliar reforça ideia errada sobre professores
Longe de mim ignorar as cerca de 5.000 famílias brasileiras que ensinam os filhos em casa. Se há brasileiros arremessados para a ilegalidade, é preciso criar um caminho para tirá-los de lá. Porém, essa deveria ser uma discussão dimensionada pelo tamanho do problema. Nada justifica um debate tão grande sobre educação domiciliar num país com 70 milhões de famílias. Ainda mais quando lembramos que a esmagadora maioria dessas pessoas não tem condições de transformar a sala de casa em uma sala de aula —seja por renda, tempo ou formação.
Folha de São PauloO que está por trás das ideias de universidade do ministro da Educação
É preciso analisar a fala do ministro, contudo, sob o outro viés do termo ideia. Para Vélez Rodríguez — e ele encarna, aqui, todo o protótipo de pensamento do governo Jair Bolsonaro —, a universidade não é para todos porque não existe a mais remota intencionalidade de dar continuidade a qualquer política pública que vise a torná-la como tal. Em outras palavras, é óbvio que a ideia de universidade para todos não existe. Não para as (más) intenções do governo Bolsonaro. Não para a gestão de Vélez Rodríguez.
Carta EducaçãoEnsino Superior
Em crise e com 13º atrasado, Unesp suspende vestibular de meio de ano e pede socorro a Doria
Com o agravamento da crise financeira, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu suspender o vestibular de meio de ano, após 18 edições. Segundo a reitoria, houve prejuízo de R$ 1 milhão nos últimos cinco anos com a prova e a baixa oferta de vagas não justifica a oferta do processo seletivo extra. A instituição, porém, afirma oficialmente que a "principal motivação é acadêmica" e que a "economia de recursos é só uma decorrência". A Unesp diz ainda ter negociado a antecipação de R$ 130 milhões de repasses do governo estadual para honrar seus compromissos. Procurada, a gestão João Doria (PSDB) afirma que estuda antecipar recursos.
O Estado de São PauloGoverno Bolsonaro quer que faculdades se autorregulem para autorizar cursos
Ideia é reduzir a atuação do Ministério da Educação nos processos que autorizam
O governo Jair Bolsonaro quer implementar um sistema de autorregulamentação do ensino superior privado. Hoje, o governo lidera um complexo sistema de avaliação de qualidade, supervisão e autorização do funcionamento de cursos superiores no país.