quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Notícias de Educação - 20/fev/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Os chatbots: uma tecnologia que pode revolucionar o sistema educativo

O que começou como uma estratégia empresarial para automatizar, simplificar e aprimorar o serviço de atenção ao cliente mostra agora um potencial revolucionário no campo da educação, sobretudo com a crescente integração da IA ao sistema.
Os chatbots são programas inteligentes projetados para interagir e conversar com o usuário, sem que atrás haja um humano.

Universia

4 lados negativos da tecnologia para estudantes

Viver sem a tecnologia pode parecer uma tarefa complicada nos dias atuais. Nós nos tornamos dependentes de aparelhos eletrônicos e aplicativos que automatizam tarefas cotidianas. Isso não é um problema. A questão é que a tecnologia provocou alguns comportamentos nos estudantes que são um obstáculo na hora de estudar e em suas vidas pessoais.

Universia

Game educacional ajuda a identificar erros comuns da Língua Portuguesa

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou o AlfaBeta Herói, um jogo para identificar os erros mais comuns da Língua Portuguesa.
O jogo começa com um vilão alterando todas as palavras em placas e letreiros de uma cidade. O jogador controla a Alfa Heroína, que tentará ativar seu Robô Gigante para corrigir todas as palavras que foram alteradas.

Fapesp

ONG ‘ensina’ empatia e autoconhecimento para alunos de escolas públicas de SP

Reconectar-se consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Essa é a proposta da ONG Fly Educação, criada há quatro anos pela venezuelana Alejandra Yacovodonato, 27, que deixou seu país por conta da situação política e econômica e investe no empreendedorismo social no Brasil.

Porvir

Leis e políticas

Política de alfabetização não deve se pautar em metodologia única, diz MEC

A secretária de educação básica do MEC (Ministério da Educação), Tania Leme de Almeida, afirmou hoje que a política de alfabetização estabelecida como pauta prioritária para os primeiros 100 dias do governo Jair Bolsonaro (PSL) não deve ser pautada em uma única metodologia.

Uol

MEC paralisa discussão de plano para formação do professor

O Ministério da Educação (MEC) pediu de volta o plano para reformular a formação do professor que já estava em fase de discussão no Conselho Nacional de Educacao (CNE).
O projeto, chamado de Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica, tinha sido apresentado em dezembro do ano passado nos últimos dias do governo de Michel Temer.

O Estado de São Paulo

Projeto responsabiliza gestor que não repassar recurso do Fundeb para educação especial

O Projeto de Lei 155/19 responsabiliza criminalmente o gestor público que não repassar mensalmente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para as instituições filantrópicas, confessionais e comunitárias, conveniadas com estados e municípios, que atendem alunos da educação especial. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Escolaridade maior elevou renda média em 12%

Um estudo feito pelo Banco Central mostrou que o aumento da escolaridade da população brasileira fez crescer a parcela de trabalhadores com mais anos de estudo no mercado de trabalho e elevou em 12% a renda média dos ocupados entre 2012 e 2018.

Porvir

EAD

Credenciamento de instituições será revisado e aprimorado

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão Superior (Seres), identificou a necessidade de revisar os processos de credenciamento de novos polos de apoio presencial para cursos de Educação a Distância (EaD). A preocupação se dá pelo expressivo crescimento do setor, que em apenas dois anos aumentou mais de 120%.

MEC

Opinião

Suspensões não impedem violência nas escolas

Punir alunos dessa forma não manterá o ambiente escolar seguro nem evitará comportamentos problemáticos
Quando as autoridades educacionais suspendem os alunos, a ideia é manter um ambiente seguro e impedir a violência e outros comportamentos problemáticos nos ambientes escolares.
Mas quando entrevistei trinta crianças do sudeste de Michigan que foram suspensas das aulas, descobri que as suspensões talvez tenham o efeito contrário.

Gazeta do Povo

Eventos

Escola sem Partido deve ser debatida com ministro da Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai receber na próxima terça-feira (26) o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para explicar os principais projetos e metas da pasta para este ano. Entre outros temas, Rodriguez deve falar sobre o programa Escola Sem Partido, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

Câmara