Sala de aula
Campos de Experiência na Educação Infantil: papel do gestor é fundamental
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil estabelece em seu texto final os 5 Campos de Experiência que devem servir de referência para as propostas pedagógicas dos educadores e gestores escolares. Com os Campos, a formulação dos projetos político-pedagógicos e currículos deve levar em conta a formação integral da criança, normatizando as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva plenamente. “A BNCC aponta a criança como protagonista, exalta seu potencial para aprender a partir de experiências lúdicas e de interação. A criança é o centro do processo, um ser curioso, potente, capaz de desenvolver-se e aprender”
Gestão EscolarDicas
Google anuncia site para ajudar professor a achar app educacional
São milhões de aplicativos, enquanto o tempo para planejar aula nunca parece ser suficiente. Diante deste cenário, o Google anunciou para os próximos meses o lançamento do App Hub, plataforma que centraliza ferramentas e aplicativos que rodam no Chromebook para ajudar educacionais para educadores e gestores educacionais.
PorvirGestão
O que significa o repasse bilionário do MEC ao Fundeb?
O Ministério da Educação (MEC) liberou um pouco mais de R$ 1 bilhão para estados e municípios no início de março. Os recursos são destinados à complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e à complementação do Piso Nacional do Magistério, referentes a fevereiro. O valor impressiona à primeira vista, mas o que significa para a Educação do país? É suficiente para obter melhores resultados?
Nova EscolaGoverno federal exonera chefe de gabinete, secretário adjunto, assessor especial e três diretores do MEC
Em edição extra desta segunda-feira (11) do "Diário Oficial da União", o governo Bolsonaro exonerou seis nomes que ocupavam cargos do alto escalão do Ministério da Educação.
G1Depois de exonerar seis de funções de confiança, MEC garante compromissos
Correio BrazilienseApós polêmica com Olavo, MEC diz que Bolsonaro apoia Vélez e sua equipe
UolNo Twitter, Olavo de Carvalho associa crise no MEC a demitido no Itamaraty
UolInep economizará 42 milhões nos exames e avaliações de 2019 com otimização de processos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já observa o impacto positivo do Programa de Modernização implantado pela nova gestão. O custo dos exames e avaliações sob sua responsabilidade ficará, aproximadamente, R$ 42 milhões mais barato após uma série de medidas relacionadas com a capacitação dos envolvidos na aplicação e com a impressão das provas e materiais administrativos. A economia é resultado do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos, um dos seis pilares do Programa de Modernização do Inep.
InepEnem terá cadernos de prova com nova diagramação para economizar papel, diz Inep
G1Ministro da Educação concede novo prazo para que municípios finalizem projetos inacabados
O presidente do FNDE, Carlos Decotelli, assina a resolução (Foto: André Borges/MEC) O ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, prorrogou nesta segunda-feira, 11, por mais seis meses, o prazo para que os municípios se adequem à resolução nº 3, de 23 de fevereiro de 2018, que prevê a utilização de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a finalização de obras inacabadas em todo o território nacional.
MECProfissionais da Educação
Desemprego entre mestres e doutores no Brasil chega a 25%
Mesmo os mais bem qualificados profissionais têm dificuldades para encontrar um emprego no país. Por isso, não é exagero afirmar que o Brasil está formando mestres e doutores para o desemprego. A frase é de Silvio Meira, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola de Direito do Rio da FGV. Os números demonstram isso friamente: enquanto no mundo a taxa de desocupação desse grupo gira em torno de 2%, por aqui, a média é de 25%. Os mestres estão em situação ainda pior: 35% fora do mercado de trabalho.
Correio BrazilienseInclusão
Code Jumper leva programação a crianças com deficiência visual
A Code Jumper, linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft para crianças cegas ou deficientes visuais, é diferente de outras como Python e C ++. Trata-se de uma ferramenta educacional formada de peças físicas modulares que os alunos podem juntar para criar código com foco na acessibilidade. Cada kit Code Jumper possui dois componentes principais – um hub e vários controles. O hub é um dispositivo de plástico branco do tamanho da mão que funciona com quatro pilhas pequenas (AA). Ele possui um grande botão azul circular para o play e outro, ligeiramente menor, para stop. Com alto-falante, controle de volume e quatro portas que se parecem com tomadas de fone de ouvido tradicionais.
PorvirLeis e políticas
Governo propõe dar verba da Educação e Saúde para bancos
O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o governo vai apresentar ao Congresso uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que desvincula 100% dos gastos do Orçamento.
Isso significa que a arrecadação de impostos que, pela Constituição, é obrigatoriamente destinada à Saúde, Educação e outros setores, deixaria de existir – ou, mais precisamente, seria destinada a outras coisas.
O que é o Fundeb. E sua importância na educação básica
Uma comissão especial na Câmara dos Deputados foi criada em 27 de fevereiro de 2019 para elaborar um parecer para a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 15/15, que propõe tornar permanente o Fundeb, fundo de desenvolvimento para a educação básica.
Em vigor desde 2007, o fundo tornou-se o principal mecanismo de distribuição de recursos para a manutenção de escolas e a valorização de professores no país. Pelas regras atuais, ele se encerra em 2020.
Política eleitoral, partidária e afins
MEC tem motim interno para derrubar ministro
Há um motim dentro do próprio Ministério da Educação (MEC) para enfraquecer e derrubar Ricardo Vélez Rodríguez. Funcionários ligados ao filósofo Olavo do Carvalho passaram a ventilar nomes de possíveis substitutos alinhados ideologicamente a eles. O movimento exarceba a rivalidade entre os três grupos presentes na pasta, ideólogos, militares e técnicos.
O Estado de São PauloBolsonaro na luta contra a influência esquerdista na educação
Em uma série de mensagens publicadas na rede social Twitter, nesta segunda-feira (11), Bolsonaro disse que uma das prioridades do seu governo “é quebrar o ciclo da massa hipnotizada comendo migalhas enquanto seus líderes nadam em milhões da corrupção do erário”.
RenovaMídiaAmbiente acadêmico tem sido "massacrado por ideologia de esquerda", diz Bolsonaro
UolOpinião
Saber ensinar deve ser bem aprendido
Esse quadro atual da educação brasileira não pode ser dissociado da qualidade da formação dos nossos professores. É comum acreditar que para ser professor não é necessário muito estudo e experiência, basta lembrar de seu tempo de aluno e tentar repetir o que foi vivido. Há até quem pense que bons professores já nascem bons!
Não tenhamos dúvidas que precisamos, com absoluta premência, reestruturar de forma consistente os cursos que formam os professores, em especial o curso de Pedagogia que tem como objetivo transformar qualquer aluno interessado em ser professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental em ótimo profissional, tão importante para uma sociedade que quer e precisa se desenvolver.
Ensino Superior
Universidades implementam projetos para estimular aprendizagem criativa
Projetos são discutidos por grupo ligado à Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa que reúne pesquisadores em busca de educação mão na massa
A aprendizagem criativa prevê que os alunos construam conhecimentos a partir da resolução de problemas, em trabalhos desenvolvidos de maneira interdisciplinar e em equipe, sob a tutela de um professor que funciona como um mentor e não o único detentor do conhecimento. A metodologia é baseada em um espiral de aprendizagem chamado 4 Ps: project (projeto), passion (paixão), peers (pares/parceria) e play (pensar brincando).
Deputado requenta projeto de Bolsonaro que pede o fim do Exame de Ordem
Para eles, a Constituição é clara quando define que apenas os estabelecimentos de ensino de superior podem qualificar os alunos para o exercício de uma profissão
O deputado federal José Medeiros (Pode/MT) apresentou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 832 de 2019, que pretende extinguir a obrigatoriedade do Exame de Ordem como condição para inscrição de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O texto apresentado por Medeiros é idêntico ao do projeto de lei de Jair Bolsonaro, então deputado federal, proposto em 2007.
Policiais e jurídicas
Governo quer encobrir suas falhas, diz Haddad sobre Lava-Jato da Educação
Ex-ministro da Educação no período de julho de 2005 a janeiro de 2012, nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, Fernando Haddad afirma que a iniciativa da administração federal atual de realizar uma Lava-Jato da Educação representa "um movimento desesperado de encobrir falhas de sua gestão educacional".
Gaúcha ZHA conspiração da Lava-Jato da educação
Extra ClassePolêmicas
“A Educação Sexual tem que acontecer”, defende Damares
Alvo de polêmicas e opiniões divergentes, a Educação Sexual nas escolas ainda não é consenso no governo. A ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, diretamente responsável por esta possível política pública, declarou que trata-se de uma disciplina que deve ser aplicada nos colégios. No entanto, Damares destacou que é preciso adequar o conteúdo à faixa etária de crianças e adolescentes.
Pleno News