Sala de aula
O que é o método fônico de alfabetização recomendado pelo MEC
Um texto preliminar do Ministério da Educação prevê recomendar para todas as escolas do país a adoção do chamado método fônico de ensino.
Marcada pela recitação do “bê-a-bá”, a metodologia fônica, uma das várias que existem para o processo de alfabetização, rivaliza com o chamado método global, associado ao construtivismo, que se opõe às técnicas dos fonemas isolados e ensina a partir de textos completos. Ambos os métodos têm espaço em escolas do Brasil — a atual BNCC (Base Curricular Nacional Comum) não recomenda metodologia específica. Grupos associados ao governo atribuem a elas falhas de alfabetização no ensino público, sem mostrar evidências.
Qual o peso das redes sociais na educação dos adolescentes ?
As redes sociais geram muita controvérsia. Alguns defendem que são ferramentas para aproximar as pessoas; outros, que elas geram uma dependência e afastam os indivíduos da realidade.
Porém, a opinião mais acertada provavelmente é a de que as redes sociais podem ser ferramentas poderosas, principalmente se forem usadas da maneira correta. Um desses usos é como instrumento de apoio para a educação de adolescentes.
Gestão
Secretária de Educação Básica do MEC pede demissão
A engenheira e professora Tania Leme de Almeida pediu demissão do cargo de secretária de Educação Básica do Ministério da Educação nesta segunda-feira (25).
A pasta não informou o motivo por trás do pedido de demissão.
Depois da mudança na avaliação, secretária de Educação Básica deixa o MEC
O Estado de São PauloGoverno lança Educa DF, programa que vai melhorar e modernizar o ensino público
Educação do Distrito Federal será norteada por cinco pilares que visam aprimorar a formação dos profissionais, além de promover a paz e evoluir a avaliação nas escolas, e utilizar novas tecnologias, entre outras iniciativas
Agência BrasíliaGDF apresenta cinco bandeiras para melhorar o ensino
Correio BrazilienseGDF promete educação bilíngue em escolas do DF no prazo de três semanas
G1Quase metade dos estudantes da rede pública de SP está sem livros
Mais de um mês e meio após o início oficial das aulas da rede pública de ensino de São Paulo, 43,8% dos estudantes ainda não receberam livros didáticos. Segundo relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), 33,3% dos alunos também não receberam uniformes escolares. O documento aponta ainda problemas na entrega de material escolar.
R7Profissionais da Educação
Trocas constantes de professores afetam aprendizado dos alunos
A partir do afastamento de professores devido a problemas de saúde, a escola, segundo a Secretaria Estadual de Educação (SEE), precisa fazer uma designação – contratação para a substituição, o que nem sempre acontece de forma imediata. Depois de contratado, o substituto ainda precisa se inteirar dos conteúdos que já foram vistos e se adaptar à realidade daqueles alunos.
Nesse intervalo, os estudantes têm a rotina de aprendizado interrompida. A precarização das condições de trabalho dos docentes e, o consequente adoecimento, acaba, conforme especialistas, dificultando o aprendizado dos estudantes.
Por hora, escolas de Minas têm cinco afastamentos de professor
O TempoInclusão
MEC inicia acompanhamento da frequência escolar de 2019
A impressão dos formulários para registro da frequência escolar dos estudantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) está disponível desde o dia 13 último, para instituições que ainda não contam com o sistema informatizado. O prazo para registro dos beneficiários que têm de seis a 17 anos começa no próximo dia 1º de abril e será encerrado às 23 horas e 59 minutos do dia 25 de abril. Este é o primeiro dos cinco períodos de coleta e registro dessas informações ao longo do ano e se refere aos meses de fevereiro e março de 2019.
MECLeis e políticas
Conselho quer revogar parecer sobre padrão de qualidade da educação básica
O CNE (Conselho Nacional de Educação) convocou uma reunião extraordinária para discutir a revogação de um parecer do órgão, de 2010, que trata sobre a definição de um padrão mínimo de qualidade na educação básica. A Justiça tem pressionado o governo federal para colocar em vigor o chamado CAQi (Custo-Aluno Qualidade Inicial).
Ao saber da reunião, marcada para terça-feira (26), entidades e especialistas em educação têm questionado o CNE e o MEC (Ministério da Educação). A Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão também questionou o CNE nesta segunda-feira (25) sobre o conteúdo da proposta a ser deliberada.
Conselho vai decidir se mantém indicador que amplia investimento federal em educação básica
G1Fim de vinculação acentuará redução de investimento em educação, diz conselho (CONSED)
Folha de São PauloAvaliação
Governo revoga portaria com mudanças no Sistema de Avaliação da Educação Básica
O Ministério de Educação anulou a portaria que previa novas regras para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), publicada nesta segunda-feira (25). A decisão, que consta no Diário Oficial da União desta terça-feira (26), foi assinada pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Ainda não há definição de quando as novas diretrizes do Saeb serão divulgadas.
A portaria anterior definia que a medição da qualidade da alfabetização das crianças só seria feita a partir de 2021.
MEC revoga portaria que suspendeu avaliação da alfabetização até 2021
Gazeta do PovoApós polêmica, MEC volta atrás na decisão de não avaliar alfabetização
Gazeta do PovoA portaria revogada:
Saeb avaliará creches e terá prova de ciências para ensino fundamental
UolMEC ficará cinco anos sem avaliar alfabetização de crianças
Gazeta do PovoDesistência de avaliar alfabetização surpreendeu até integrantes do MEC
O Estado de São PauloInep publica Edital do Enem 2019 e anuncia melhorias na segurança e sistema de inscrição
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira, 25 de março, Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 com o cronograma e regras da edição. As principais datas já tinham sido anunciadas pelo Inep. Este ano o Enem terá um novo sistema de inscrição, mais interativo, e será solicitada, de forma opcional, a inclusão de foto. Outra mudança é na segurança: será eliminado o participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som durante a prova e todos os lanches passarão por revista. O candidato poderá, ainda, se beneficiar de um aplicativo de orientação profissional. A ferramenta está em concepção e será detalhada em breve.
InepNo Enem 2019, tolerância zero com celular que tocar na hora da prova
Hoje em DiaOpinião
Em defesa da escola: críticas à Educação Domiciliar
A escola brasileira atual tem sido objeto de críticas e interpelações diversas acerca de sua função e/ou papel social.
Um dos efeitos dessa crise e da “enxurrada” de críticas consiste no aumento de discursos favoráveis ao esvaziamento da escola, a um discurso de ‘não escolarização’ e estímulo ao ensino não-presencial. Mais particularmente, ao que nos interessa debater nesse texto, têm-se defendido uma nova modalidade de educação – a Educação Domiciliar.
Eventos
Comissão de Educação promove debate sobre violência nas escolas
A Comissão de Educação da Câmara promove audiência pública nesta quinta-feira (28) para debater a violência nas escolas e medidas preventivas.
Preocupados com o recente atentado a estudantes e professores em uma escola no município de Suzano (SP), os deputados querem discutir medidas urgentes para conter o que chamam de “epidemia de violência nas escolas”.