terça-feira, 11 de junho de 2019

Notícias de Educação - 11/jun/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Ambiente aberto à criatividade é um dos desafios da educação contemporânea

Estimular a criatividade sem cercear o aluno é um desafio comum à prática docente. Não por acaso. Se no começo da vida escolar as crianças apresentam grande interesse na descoberta e na aprendizagem, com o passar dos anos muitas podem abrir mão dessa característica.
Uma pesquisa feita pela Nasa apontou que o pensamento criativo tende a diminuir com o passar do tempo. Enquanto 98% das crianças de até cinco anos apresentam alto potencial para solucionar problemas de forma criativa, apenas 2% dos adultos de 25 anos mantém essa mesma característica.

Desafios da Educação

Jornal para crianças muda rotina de escolas públicas e privadas

Publicação quinzenal sobre fatos atuais substitui livros didáticos e aumenta assinaturas em 76% em um ano
A maioria dos exemplares é destinada aos mais de 250 colégios privados que utilizam o periódico e o incluem na lista de material didático obrigatório, paga pelas famílias.
No caso dos 550 colégios públicos que recebem o jornal, ele é doado pela editora Magia de Ler, que o publica, ou por patrocinadores.

Folha de São Paulo

Projeto leva a escolas de SP histórias de líderes negras

Contar histórias de líderes negras africanas e brasileiras pouco mencionadas em livros de história e da cultura da África a jovens de forma lúdica. Esse é o propósito do projeto Adeola (que significa “coroada com honras”), criado pelas estudantes Denise Teófilo, 25, e Raísa Carvalho, 27.

Folha de São Paulo

Dicas

6 ferramentas gratuitas para ensinar programação aos seus filhos

As crianças estão crescendo com a tecnologia de uma maneira que nem mesmo a geração Millenial experimentou. Basta observar uma criança navegando em um iPad e está claro que a tecnologia vem naturalmente para a geração mais nova. Como evoluímos para esse mundo digital, a codificação tornou-se parte integrante de empresas em todos os lugares, tornando a programação uma carreira inteligente para a próxima geração.
Existem muitos recursos disponíveis para aprender a codificar, mas os que estão nessa lista estão focados diretamente para ensinar e inspirar a próxima geração de talentos.

IT Mídia

Projetos

Professor se transforma em personagem e cria quadrinhos para ensinar física

Para disseminar a física de modo mais acessível e atraente, principalmente para estudantes de colégios municipais e estaduais, ele lançou uma página no Facebook e passou a divulgar pesquisas. Mas a linguagem barrava a disseminação das ideias.
Ele resolveu, então, usar uma linguagem de fácil assimilação e em formato de quadrinhos.

Uol

Índia: A escola onde crianças pagam mensalidade com plástico

Toda semana, alunos trazem pelo menos 25 itens de plástico descartável à instituição; ideia é ensiná-los sobre noções comunitárias básicas - e a evitar queima de plásticos para fins de aquecimento em região aos pés dos Himalaias.

R7

Gestão

As performances do ministro

Entre atitudes autoritárias e tolos gracejos, Abraham Weintraub age como um predador do ensino no Brasil e aniquila uma das principais bases do desenvolvimento e da democracia: a Educação

IstoÉ

Responsabilizar estudantes por danos nas escolas é um caminho?

O Governo do Estado de São Paulo indicou uma possível solução para lidar com o ocorrido na escola estadual Maria de Lourdes Teixeira, em Carapicuíba: quer que os familiares responsáveis pelos alunos façam o ressarcimento à unidade, pagando pelos danos materiais ou consertando eles próprios o que foi danificado. Outra alternativa seria exigir que os estudantes envolvidos prestassem algum tipo de serviço à escola.

Carta Capital

A informal rede de creches para crianças que vivem na periferia

Lindassi Pereira passa longos dias como a principal atuante da rede informal de creches em São Paulo. Como "mãe crecheira", ela cuida de crianças e bebês que não conseguiram vagas em creches do deficiente sistema público.
Não se sabe quantas mães de comunidade como Pereira existem no país, mas elas preenchem uma lacuna considerável deixada pela falta de creches públicas.

BBC

Inep nomeia novo diretor de gestão e planejamento

O Diário Oficial da União (DOU) publica nesta sexta-feira, 7, a nomeação de Alfredo Murillo Gameiro de Sousa como diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que, entre outras atribuições, é responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sousa assume o posto no lugar de Derli Antunes Pinto, exonerado nesta sexta-feira.

O Estado de São Paulo

DF: Secretaria de Educação lança programa Escolas que Queremos

O Centro de Ensino Médio (CEM) 1 do Paranoá foi palco do lançamento do programa Escolas que Queremos. A iniciativa, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, é uma das cinco bandeiras do EducaDF, elaboradas pelo GDF para melhorar o ensino na capital federal.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Projeto obriga instituições de ensino a armazenarem dados sobre ex-alunos

O Projeto de Lei 1686/19 torna obrigatória a disponibilidade de informações sobre alunos egressos de instituições de ensino, por meio de uma base de dados. Pelo texto, os dados devem estar armazenados nas dependências das próprias instituições.
O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Política partidária

Perseguidos pela esquerda, professores criam associação para defender a liberdade no ensino

O grupo “Docentes pela Liberdade” reúne quase trezentos profissionais, de 22 estados e o DF, em torno de pautas de direita, especialmente dentro das universidades
No último dia 13 de maio, às 7h50 da manhã, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Hermes-Lima publicou em sua conta de Facebook o seguinte post: “Desejo um excelente dia aos Docentes pela Liberdade. Um grande movimento nacional que está nascendo e crescendo a cada dia. Não iremos aceitar que nossa visão de mundo seja deturpada por ideias estranhas ao conceito de Liberdade. Não ao ‘central planning’, por parte do estado, de cada detalhe de nossas vidas. Esse movimento hoje está em mais de 20 estados e mais de 50 universidades."

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Mesmo com crises, Argentina ainda mantém índices de educação, saúde e igualdade melhores que os brasileiros

A despeito do cenário de crises econômicas ainda mais profundas que as brasileiras, o país vizinho permanece à frente do Brasil em muitos (embora não todos) indicadores sociais importantes, em áreas como desenvolvimento humano, educação e saúde. O que explica essa diferença social? E ela está a perigo, sob o impacto cumulativo de tantos anos de problemas econômicos?
"A abordagem da Argentina foi investir em educação básica, enquanto aqui fizemos a opção, que se mostrou equivocada, de investir primeiro nas universidades para criar uma elite pensante", afirma Claudia Costin.

BBC

O diploma é fundamental

O diploma ainda é um diferencial importante no País. Segundo estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre os 36 países da entidade, o Brasil é o que apresenta as melhores taxas de empregabilidade e o maior retorno salarial para quem possui ensino superior completo. Uma pessoa com graduação ganha 2,5 vezes mais do que alguém com o ensino médio — a média na OCDE é de 1,6 vezes.

IstoÉ

Busca de graduação no exterior cresce 37,7%; e 1/3 dos interessados é de SP

Dos 365 mil brasileiros que em 2018 foram estudar no exterior, 50,4 mil buscaram graduação. Isso representa um aumento de 37,7% em relação a 2017 (36,6 mil). Os dados são da pesquisa Selo Belta 2019, encomendada pela Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio (Belta). E dos 50,4 mil estudantes que foram fazer graduação no exterior, 36,6% (um em cada três) eram de São Paulo.

O Estado de São Paulo

85 mil crianças e adolescentes trabalham no Ceará

Como agricultores, vendedores ambulantes, empregados domésticos ou, ainda, explorados sexualmente, 85 mil crianças e adolescentes trabalham no Ceará, segundo estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016. Exceto na condição de jovem aprendiz (a partir de 14 anos de idade), trabalho infantil é proibido pela Constituição Federal.

O Povo

EAD

A Transformação do aprendizado

Com um crescimento vertiginoso nos últimos dez anos o Ensino a Distância (EAD), se torna a joia da coroa do setor educacional
O Ensino a Distância (EAD) rompeu a barreira da descrença e hoje é uma tendência inexorável no mercado educacional. Segundo números do último Censo do Ensino Superior, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas de graduação à distância cresceram 375,2% de 2007 a 2017. Na modalidade presencial, por sua vez, o avanço foi de 33,8% no mesmo período. Hoje, dos oito milhões de alunos matriculados em faculdades, 21,2% já fazem o curso via EAD.

IstoÉ

Ensino Superior

Internet das coisas e inovação pautam cursos de pós mais procurados

Economia compartilhada e indústria 4.0 obrigam busca constante por atualização
A revolução digital, com seus impactos e oportunidades, aquece a demanda e a oferta de pós-graduação relacionada ao tripé tecnologia, gestão e inovação. Cursos que tratam de internet das coisas, analytics, big data e quarta revolução industrial (manufatura 4.0) estão em alta.

Folha de São Paulo

Os caminhos para a ultraespecialização

Ter no currículo que um conhecimento específico é a melhor maneira de conquistar as vagas mais disputadas
Em tempos de rápidas transformações no mundo dos negócios e de alto índice de desemprego no País, um currículo requintado é cada vez mais importante. Para atender à demanda do mercado, os cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado ficaram mais especializados. Hoje, é importante ter conhecimento de gestão em áreas de tecnologia, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e cloud. “É preciso que os executivos entendam mais de tecnologia, não para virar programadores, mas para conhecer esse novo mercado”

IstoÉ

MEC estuda liberar vagas e ofertas de cursos de medicina

O Ministério da Educação (MEC) estuda formas de liberar a abertura de novas vagas e ampliar a oferta de cursos de medicina em instituições de ensino superior em todo o país. A intenção, segundo o diretor de Regulação da Educação Superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, Marco Aurélio de Oliveira, é que uma proposta seja apresentada para a aprovação do governo no segundo semestre deste ano.

EBC

ProUni terá 169 mil bolsas no 2º semestre, 25% em cursos a distância

O Programa Universidade para Todos (ProUni) irá ofertar 169.226 bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições no site começam nesta terça-feira, 11, e vão até sexta-feira, 14.
Um quarto das vagas oferecidas - 41.763 - é em cursos de graduação a distância. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 10, pelo Ministério da Educação.

O Estado de São Paulo

Negócios

Avanço para o interior

Cidades menores puxam expansão dos grupos de ensino que buscam nova demanda longe das capitais
O aumento da concorrência nas capitais e as novas tecnologias que facilitam o ensino a distância tem levado os grupos de educação superior a apostar nas cidades do interior do País. “Nas metrópoles, as instituições de ensino precisam reduzir o valor da mensalidade para fazer frente à concorrência”, diz Francisco Borges, consultor da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). “Em cidades do interior, elas conseguem manter o valor um pouco mais alto, pois competem com marcas de menor expressão”.

IstoÉ

Eventos

Campanha Junho Púrpura alerta para distúrbios de aprendizagem

De 5 a 15% das crianças em idade escolar, em diferentes idiomas e culturas, apresentam dificuldades específicas em leitura e escrita
Para alertar e colocar este assunto em debate também entre a população, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove neste mês a campanha Junho Púrpura - Distúrbios de Aprendizagem: conhecer, perceber, enfrentar. O objetivo é levar dados e atualização aos pediatras sobre o aprendizado, suas dificuldades e distúrbios.

R7

Professores reforçam pedido para não participar da reforma da Previdência

A ideia de deixar professores fora da reforma da Previdência foi discutida novamente no Congresso Nacional nesta quinta-feira (6). A Comissão de Educação da Câmara do Deputados aprovou, por unanimidade, uma moção de apoio à proposta enviada por Danilo Cabral (PSB-PE). A principal justificativa é que os professores têm jornada mais longa, em comparação a outros países, e sofrem de "estresse" que provoca "efeitos extremamente negativos no ambiente escolar".

Gazeta do Povo

Policiais e jurídicas

Justiça da BA suspende bloqueio de verbas do MEC nas universidades federais

A juíza federal Renata Almeida de Moura Isaaac, da 7ª Vara Federal, em Salvador, suspendeu os bloqueios orçamentários realizados pelo MEC (Ministério da Educação) sobre as verbas destinadas às universidades federais.
Em sua decisão, publicada na noite de ontem, ela apontou para os riscos de paralisação das atividades das instituições de ensino, o que, na sua visão, "implicará em ofensa ao princípio da vedação ao retrocesso social". A juíza fixou ao MEC multa de R$ 100 mil por dia caso a decisão não seja cumprida em 24 horas.

Uol

O que diz decisão que suspendeu bloqueio de verbas a universidades federais

BBC

AGU prepara recurso no TRF-1 para garantir bloqueio de verbas de universidades

O Estado de São Paulo

Governo diz ao STF que bloqueio nas universidades visa equilibrar contas públicas

G1

Governo recorre de decisão que suspendeu bloqueio na educação

iG

Polêmicas

Estudar à noite: a estratégia dos vencedores

Estudar à noite é visto como uma necessidade e não como uma estratégia. E é aí que reside o engano!
Vários estudos científicos apontam que o cérebro humano durante o sono consolida o que aprendeu durante o dia. Isto significa que estudar um pouco antes de dormir aumenta as chances de aprendizado.

Universia

Outras do dia

Google doará R$ 4,5 milhões para bolsas em programa de educação

O Google anunciou nesta quinta-feira (6/6) durante o seu evento anual Google for Brasil esforços em direção à educação e capacitação técnica da próxima geração de talentos. A companhia disponibilizará, a partir do dia 16 de setembro, um curso desenvolvido pela empresa para ajudar brasileiros a desenvolverem habilidades digitais.

IT Mídia

Google vai investir R$ 8,5 milhões em educação no Brasil

O Tempo

Educadores e jornalistas têm conteúdo afetado por novas práticas do YouTube

Na última semana, o YouTube anunciou novas medidas de moderação de conteúdo com o intuito de coibir a proliferação de vídeos e canais que fizessem apologia à supremacia racial, preconceitos à sexualidade e também à negação de eventos históricos comprovados. Mas, ao que tudo indica, a nova prática está funcionando bem demais: segundo relatos de vários produtores de conteúdo da plataforma, o YouTube está eliminando vídeos e canais inteiros sem avaliar contexto, incluindo aí material informativo e educacional, como vídeos de jornalistas, ativistas e educadores.

Canaltech