quarta-feira, 19 de junho de 2019

Notícias de Educação - 19/jun/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Os 10 princípios da aprendizagem visível

(...) Hattie e Zierer se debruçaram sobre uma série de evidências para entender o motivo de algumas intervenções escolares terem mais impacto do que outras na aprendizagem. Tamanho da turma, relação professor e aluno ou feedback possuem um efeito, claro. Mas o cerne, para os autores, era outro: determinar o tamanho desse efeito. Para isso, analisaram cerca de 150 fatores.
Conforme Sinek, a liderança pode ser considerada a partir de três perspectivas diferentes:
a partir de o que os líderes fazem;
a partir de como os líderes fazem o que fazem;
ou por que os líderes fazem o que fazem.

Desafios da Educação

Quadrinhos: gênero se reinventa com maior uso na educação e abordando temas adultos

As histórias em quadrinhos são mais comumente associadas aos gibis de super-heróis, narrativas infantis e assuntos cômicos, como o espaço ocupado por quadrinistas em jornais.
Desde a década de 1970, no entanto, os quadrinhos passaram por uma legi-timação cultural, e com a nomenclatura de graphic novels (romances gráficos, em inglês) adentraram espaços mais nobres, explica o coordenador do Observatório de História em Quadrinhos da USP, Waldomiro Vergueiro.

Hoje em Dia

Projetos

Professora gamifica aulas de gramática e cria aventuras para engajar os estudantes

Para compreender os conteúdos, alunos do ensino fundamental se dividiram em grupos e viajaram pelo país da gramática
O projeto “Gamificando a Gramática” surgiu de uma inquietação minha como professora. Sempre considerei o ensino da gramática normativa enfadonho e pesado para os alunos, especialmente quando tratado de forma tradicional. Há alguns anos, procuro trazer a gramática sob um novo olhar para os alunos: colocando-os como protagonistas, isto é, propondo atividades nas quais eles tenham a possibilidade de observar as regularidades e o funcionamento da língua, estabelecendo suas conclusões e construindo os conceitos.

Porvir

Leis e políticas

Parlamentares buscam acordo para acelerar tramitação do Fundeb

Diante do prazo apertado para revisão do Fundeb, que vence em 2020, parlamentares têm construído uma agenda para viabilizar uma tramitação conjunta do tema na Câmara e no Senado. O objetivo é acelerar a discussão e conseguir aprovação final no início do próximo ano.

Folha de São Paulo

CCJ estende programa de distribuição de livros didáticos para educação profissionalizante

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo o Projeto de Lei 2422/15, que institui o Programa Nacional do Livro Técnico e Profissionalizante.

Câmara

Proposta determina que creches e escolas tenham mobiliário adequado

O Projeto de Lei 2636/19 determina que creches e escolas públicas e privadas disponibilizem no mínimo 10% de mobiliário adaptado para pessoas com deficiência ou obesas.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Currículo Base para Educação Infantil e Ensino Fundamental de SC é aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Educação

Santa Catarina deu mais um passo importante para a qualidade da educação nesta segunda-feira, 17, com a aprovação do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). O documento elaborado de forma participativa e democrática vai refletir diretamente no conteúdo ensinado em sala de aula.

SED SC

Projeto cria medidas para combater a violência contra servidores da Educação no Rio

Combater a violência contra servidores da Educação estadual com ações preventivas e medidas a serem tomadas em caso de agressão contra os profissionais. São os objetivos do projeto que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vota nesta quarta-feira (dia 19).

Extra

Estatística, pesquisas e estudos

Escolas no Brasil têm menos tempo para ensino e mais bullying entre alunos do que média internacional

Pesquisa da OCDE com 2,4 mil educadores brasileiros apontam índices elevados de tempo desperdiçado com tarefas que não são de aprendizado e de casos de intimidação afetando alunos e professores
As escolas brasileiras perdem mais tempo com tarefas não relacionadas ao aprendizado e são ambiente mais propício ao bullying e à intimidação do que a média internacional, segundo dados obtidos a partir da avaliação dos próprios professores e diretores escolares. E isso acaba prejudicando os esforços pedagógicos para melhorar a educação.

R7

Brasil perde liderança no ranking das melhores universidades da América Latina

Pela 1.ª vez, o Brasil não lidera o ranking das mais prestigiadas instituições de ensino superior da América Latina. A PUC do Chile alcançou o topo, nos últimos anos ocupado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Campinas (Unicamp). O ranking de reputação acadêmica da revista britânica Times Higher Education (THE) foi publicado nesta terça-feira, 18.

O Estado de São Paulo

Chile desbanca USP e Unicamp e lidera ranking com 150 universidades

Uol

Universidades brasileiras pioram em pesquisa, empregabilidade de alunos e qualidade de ensino; veja ranking das melhores do mundo

G1

Colégio particular do Piauí lidera ranking do Enem 2018 por escola

Os alunos do Instituto Dom Barreto, do Piauí, conseguiram a maior nota média no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018. A unidade particular de Teresina desbancou o Colégio Bernoulli, de Minas, que por cinco anos registrou o melhor desempenho no exame.
Das 100 escolas mais bem colocadas, 76 são do Sudeste. O Nordeste tem 13 escolas na lista, o Centro-Oeste, 10, e a região Sul aparece com 1 escola nesse grupo.

Folha de São Paulo

Escolas federais, atingidas por bloqueio de recursos, ficam na elite do Enem

Folha de São Paulo

Colégio no topo do Enem aposta em monitoria e carga horária ampliada

Folha de São Paulo

Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018

Folha de São Paulo

EAD

Procura por ensino à distância cresce em instituições públicas e privadas

Existem hoje no Brasil quase um 1,8 milhão alunos entre 18 e 24 anos fazendo o chamado ensino a distância. E EAD começou a surgir em 2002. As instituições que oferecem o modelo só exigem a presença física no dia das provas.
O mapa do ensino superior mostra que os cursos à distância atraem gente com mais idade, que não teve chance de estudar quando jovem. Além disso, as mensalidades são mais baratas.

G1

Opinião

O que podemos aprender com os 'vagabundos eficazes' na educação?

A escola pública tem muita potência. Se ela fosse apenas o reino da escassez e da violência, o Brasil simplesmente não existiria. A ampla maioria das pessoas estuda (ou estudou) em instituições públicas no ensino básico. Há uma força gigante dentro daquelas salas de aula. Porém, hoje, muitas dessas forças estão bloqueadas. Nosso papel é destravar essa energia.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

MPF entra com ação para derrubar decreto que interfere em nomeações de federais

Para Procuradoria, medida de Bolsonaro fere leis e artigos da Constituição
O MPF (Ministério Público Federal) ingressou com uma ação civil pública para derrubar os efeitos de um decreto do governo Jair Bolsonaro (PSL) que deu poder ao executivo de interferir na nomeação das equipes das instituições federais de ensino, em cargos como diretores e pró-reitores.

Folha de São Paulo

(UniRio) Bolsonaro nomeia reitor que não participou de “eleição” na universidade

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (17) o professor Ricardo Silva Cardoso para o cargo de reitor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio). A escolha está sendo chamada de “golpe” por seus opositores pelo fato de Cardoso não ter participado da “eleição” prévia, na verdade uma consulta à comunidade acadêmica.
É a primeira vez que isso acontece em duas décadas e está previsto na legislação.

Gazeta do Povo

(UFTM) Bolsonaro quebra tradição e nomeia 2º colocado para reitoria de universidade federal

O governo Jair Bolsonaro (PSL) nomeou nesta terça-feira (18) para a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) o segundo colocado da lista tríplice de candidatos definida pela instituição. É a primeira vez em ao menos 15 anos que isso ocorre em uma universidade federal.

Folha de São Paulo

6 serviços que você pode perder com os cortes nas universidades

Os cortes orçamentários feitos pelo Ministério da Educação sobre as universidades federais devem atingir não só professores, alunos e funcionários, mas também as comunidades do entorno onde essas instituições chegam com atendimentos diversos: médicos, veterinários, psicológicos, apoio jurídico, fisioterapêuticos, entre outros, via projetos de extensão.

Carta Capital

Polêmicas

Escola Sem Partido quer lançar selo para escolas particulares que permitam gravar as aulas

Na última sexta-feira, dia 14 de junho, o grupo Escola Sem Partido lançou em suas páginas no Facebook e no Twitter uma enquete. A pergunta é: "Ao escolher a escola particular do seu filho, você daria preferência a uma que tivesse o selo do Escola sem Partido?" Por enquanto, a resposta “Sim, com certeza” tem mais de 90% da escolha das pessoas que participaram. Não se trata apenas de um teste aleatório. O grupo pretende utilizar esses resultados para lançar o selo Escola Sem Partido para escolas particulares.

Gazeta do Povo