terça-feira, 25 de junho de 2019

Notícias de Educação - 25/jun/2019

Clipping Focando Educação

Dicas

Plataforma oferece trilhas educativas para conectar jovens ao mundo do trabalho

Fazer com que o jovem tenha prazer em aprender e veja sentido na educação ao longo de toda a vida é um dos maiores desafios enfrentados por gestores e formuladores de políticas públicas.
Um dos esforços neste sentido vem da plataforma Educação Livre, que nasce a partir de uma iniciativa de Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Sesi (Serviço Social da Indústria) e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que, em parceria com organizações sociais e empresas, oferece trilhas educativas para melhorar a empregabilidade de jovens.

Porvir

Livro reúne experiências inovadoras e “radicais” na educação brasileira

Há muitas instituições de ensino que, neste momento, estão reinventando a roda: desenvolvem projetos “inovadores” que, na verdade, já foram criados por outras escolas. A redundância poderia ser evitada se as experiências fossem devidamente documentadas e de fácil acesso. Mas o Brasil ainda peca nesse sentido.
Para tentar preencher a lacuna, Paulo Blikstein, junto a Flávio Rodrigues Campos, recentemente lançaram Inovações Radicais na Educação Brasileira.

Desafios da Educação

Gestão

Habilidades interpessoais podem substituir a educação formal no trabalho do futuro?

Com a transformação tecnológica, empresas buscam colaboradores com competências técnicas, mas o diferencial no processo de seleção são as chamadas soft skills
Cada vez mais, as empresas mudam drasticamente a forma como recrutam e contratam profissionais. Elas concentram esforços maiores e estão mais abertas para decifrar candidatos que se destacam pelas habilidades interpessoais, ou seja, as soft skills. A graduação formal em grandes universidades, pós-graduação ou MBA sempre vão ser cobradas, mas a capacidade subjetiva, atributos pessoais de difícil identificação e diretamente relacionados à inteligência emocional, são qualidades comportamentais valiosas dentro das organizações.

Estado de Minas

Profissionais da Educação

Servidores da rede estadual de educação decidem manter greve e governo reafirma que não tem como pagar RGA em MT

Durante uma assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (24), os servidores da rede estadual de educação decidiram manter a greve por tempo indeterminado. Já o governo reafirmou que, em razão da situação econômica do estado, não tem condições de conceder a Revisão Geral Anual (RGA).

G1

Inclusão

Mil crianças estão sem ir à escola desde 2018 por falta de ônibus em RO

Contratos foram suspensos por irregularidades em outubro, e ano letivo foi atrasado
Cerca de mil alunos da rede municipal de Porto Velho que são ribeirinhos ou vivem na zona rural estão há oito meses sem ir às aulas por falta de ônibus ou barco. A prefeitura atribui o problema à suspensão de contratos com empresas de transporte após uma operação policial indicar irregularidades.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Projeto obriga universidades a criar espaços para filhos de alunos

O Projeto de Lei 2189/19 obriga as instituições de ensino superior públicas e privadas a criar espaços para recreação de filhos de até 4 anos de estudantes matriculados, durante o horário das aulas. Esses espaços deverão ser supervisionados por profissionais capacitados.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Deputado quer exame de drogas para autorizar a matrícula de estudantes

O deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) apresentou uma proposta na Câmara dos Deputados com a qual pretende tornar obrigatória a realização de exame toxicológico como condição para a realização de matrícula em cursos e programas de universidades públicas. O texto prevê que, caso o teste apresente resultado positivo para drogas, a instituição de ensino deve negar a matrícula ao estudante.

O Tempo

Currículo paulista é aprovado por Conselho Estadual de Educação

O Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou na sessão da última quarta-feira (19) as diretrizes e texto do currículo paulista. O Currículo Paulista serve como um detalhamento dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, com objetivos bem definidos e normas de conduta para garantir a aprendizagem dos estudantes.

SEE-SP

Decreto da merenda saudável proíbe baleiros nas portas de escolas em Minas

Termina nesta segunda-feira o prazo para as escolas públicas e particulares de Minas Gerais e os ambulantes que vendem guloseimas nas redondezas desses espaços se adequarem ao decreto estadual 47.557, de 2018, que prevê a eliminação dos alimentos calóricos e industrializados vendidos aos alunos.

O Tempo

Política partidária

Estudantes lançam manifesto contra UNE: “não nos representa”

No último sábado (22), um grupo de estudantes conservadores do Distrito Federal se reuniu para afirmar que a "União Nacional dos Estudantes (UNE) não os representa". O manifesto foi lançado no 1º Encontro Estudantil do movimento Direita DF, que contou com a presença do assessor internacional de Jair Bolsonaro (PSL), Filipe Martins, a Deputada Federal Bia Kicis (PSL-DF) e o fundador do projeto Escola sem Partido, Miguel Nagib.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

43% dos municípios brasileiros gastam menos do que mínimo satisfatório em educação

Um investimento público total por aluno de R$ 4.300 por ano, considerando um estudante do ensino fundamental da zona urbana que estuda em tempo parcial. Esse é o patamar mínimo necessário estimado pelo Movimento Todos pela Educação para que uma rede pública de ensino atinja bons resultados em aprendizagem no país, como notas satisfatórias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo.

G1

Diferença no investimento por aluno chega a 7 vezes entre municípios

Uol

Desigualdade é um problema real para a educação, aponta pesquisa

R7

De cada 10 professores do fundamental, 4 não têm formação no que ensinam

Cerca de quatro em cada dez professores que davam aula para os anos finais do ensino fundamental (entre o 6º e o 9º ano) no Brasil em 2018 não tinham formação adequada para o que ensinavam. Isso corresponde, por exemplo, à situação de um professor formado em matemática, mas que acaba dando aulas de física.

Uol

Policiais e jurídicas

OAB acusa ministro da Educação de “chantagem” em contingenciamentos

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar sobre os atos de contingenciamento das verbas de educação superior. O órgão entrou com uma Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), na terça-feira 18. O documento pede suspensão dos cortes e classifica as medidas do ministro da Educação, Abraham Weintraub, como “retaliação” e “chantagem”.

Carta Capital

TJ debate validade de contratos temporários de professores no DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promove, em 25 de junho, a partir das 8h30, audiência pública sobre a validade jurídica dos contratos temporários de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. O encontro foi convocado pela Turma de Uniformização de Jurisprudência do Tribunal e será presidida pelo juiz João Luís Fischer Dias.

Correio Btraziliense

Outras do dia

Chile: greve nacional em defesa da Educação Pública entra na 4ª semana

A greve nacional dos professores chilenos entrou, na segunda, 24, em sua quarta semana. A decisão de manter a paralisação nas instituições de ensino se dá depois da ministra de Educação, Marcela Cubillos, negar-se a considerar as reivindicações dos docentes.
A ministra rejeitou qualquer possibilidade de se reunir na mesa de negociações com o Colégio de Professores, e os instou a voltar às aulas sem nenhuma conversa.

Hora do Povo