quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Notícias de Educação - 19/set/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como a Inteligência Artificial influencia na educação

Especialista do Centro Universitário FEI explica a importância de inserir aprendizado de máquinas em sala de aula cada vez mais cedo.
Apesar de não ser uma área nova, as discussões sobre o tema nunca se fizeram tão necessárias, já que a maior parte da população global tem contato diário com aparelhos que utilizam I.A., seja em smartphones, Smart TVs, veículos, serviços e até caixas de som.
Para aprendermos a lidar com essa tendência inerente à revolução digital que vivemos, tanto de forma prática quanto ética, nada melhor do que termos contato com I.A. desde nossa formação básica. De acordo com estudo elaborado pelo SESI e SENAI, sistemas tutoriais inteligentes devem ser adotados por entre 11% e 30% das escolas brasileiras até 2022, podendo chegar a 50% em 2030.

IP News

Alunos formam grupos em escolas e universidades para falar melhor em público

Iniciativa parte tanto dos próprios jovens como das instituições de ensino; prática é comum nos EUA e Reino Unido
Para desenvolver argumentação e oratória, os alunos se encontram duas vezes por semana. O modelo utilizado por eles, um dos mais usados nos campeonatos acadêmicos, é o chamado Parlamento Britânico. Nele, as regras são inspiradas nos acirrados embates verbais que ocorrem semanalmente na Câmara dos Comuns.

Folha de São Paulo

Educação Infantil: como trabalhar a cultura maker com as crianças

A ludicidade é um pilar fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem da criança na Educação Infantil. Ao brincar e exercitar novas possibilidades, a criança estabelece contato com a experiência como protagonista de seu desenvolvimento. Essa jornada pode vir acompanha da cultura maker, que vai de encontro aos direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por seu potencial de liberar a criatividade e inventividade dos pequenos.

Nova Escola

Gestão

Ter mais professores com ensino superior não melhorou o desempenho dos alunos no Brasil

Nos quase 23 anos desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de dezembro de 1996, a qualificação dos professores brasileiros aumentou consideravelmente. Entre 1995 e 2015, o percentual de professores de educação básica com nível superior completo saltou de 49% para 83%. Entre os profissionais de ensino de ensino médio, foi e 82% para 93%.
Neste período, outros indicadores melhoraram. Apesar de todo esse esforço, o desempenho dos alunos continua ruim.

Gazeta do Povo

Consulta pública das escolas cívico-militares: saiba o que é importante para aderir ao modelo

Uma etapa importante na adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é a realização de consulta pública. O procedimento assegura transparência na escolha e serve para medir o grau de interesse de todos os atores — gestores, professores, alunos, familiares — em fazer parte da iniciativa lançada pelo governo federal no último dia 5.
A adesão é voluntária, nada será imposto. Para que as escolas sigam uma linha de trabalho, no entanto, o MEC elencou um passo a passo.

MEC

Escolas de MG têm 56 casos de violência registrados por dia

O aprendizado em sala de aula tem sido sufocado por uma onda de violência que invade as escolas de Minas. De janeiro a junho deste ano, os órgãos de segurança foram acionados 10.134 vezes para registrar crimes como furtos, ameaças e agressões em instituições de ensino do Estado, uma média de 56 casos por dia, conforme levantamento feito pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

O Tempo

Profissionais da Educação

Associação de pesquisadores planeja greve geral contra cortes na educação

Pesquisadores planejam realizar uma marcha em Brasília e uma greve geral no dia 2 de outubro contra cortes de bolsas de pós-graduação e no orçamento das entidades de fomento à pesquisa. O movimento é convocado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) contra o que chamou de "destruição do patrimônio educacional e científico brasileiro".

Uol

GO: Professores marcam assembleia que pode deflagrar greve na Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego) marcou para o dia 1º de outubro a assembleia que deve deliberar sobre a greve dos professores da rede estadual.

Diário de Goiás

Inclusão

Cresce o percentual de alunos de escolas públicas na Unicamp

Comissão que organiza as provas também divulgou a relação candidato vaga e as carreiras mais concorridas para o vestibular 2020
Estão inscritos no processo, 72.859 candidatos, que irão concorrer a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação. O percentual de estudantes egressos de escolas públicas passou de 30,9% para 32,2% este ano, somando 23.464 candidato.

R7

Leis e políticas

Governo se diz contra PEC que aumenta recursos para Educação

A equipe econômica aguarda com apreensão a leitura nesta quarta-feira, 18, do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15 de 2015, que torna o Fundeb permanente e aumenta a participação da União no fundo. Pelas contas de técnicos do Ministério da Economia, a aprovação do texto pode aumentar o investimento do governo federal em mais de R$ 855 bilhões em dez anos, "anulando" a economia com a reforma da Previdência.

Terra

Relatora quer Fundeb permanente com 40% de recursos da União

G1

Política partidária

Universidade de Santa Catarina cancela debate crítico ao governo Bolsonaro

O presidente nacional do PSOL realizaria debate com o tema: ‘A resistência aos ataques do governo Bolsonaro’. Partido alega censura política
Na terça-feira 17, a assessoria de comunicação da universidade informou à imprensa que “a palestra foi agendada, sem qualquer permissão ou autorização da instituição”. O PSOL, no entanto, rebate a informação. Segundo o partido, o pedido de utilização do espaço foi realizado com 15 dias de antecedência, no dia em 3 de setembro, conforme procedimento interno da universidade, e inicialmente aprovado.

Carta Capital

Estatística, pesquisas e estudos

Área da Educação é mais popular entre os homens que Tecnologia da Informação, aponta OCDE

O relatório "Education at a Glance" de 2019, divulgados esse mês pela Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que as áreas de “Negócios, administração e direito”; “Engenharia, produção e construção”; e “Educação” são as preferidas pelos homens brasileiros na graduação.

Quero Bolsa

Avaliação

Avaliação da qualidade da educação na América Latina ocorre em novembro no Brasil

Avaliar a qualidade da educação no Brasil e na América Latina é o objetivo da quarta edição do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce), que será aplicado no Brasil na primeira quinzena de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação internacional, feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), contará com a participação de estudantes do 4º e 7º ano do ensino fundamental, professores, diretores e famílias.

MEC

Opinião

Educação centrada na criança: como a BNCC pode ressignificar o trabalho em creches e pré-escolas

A Base Nacional Comum Curricular da Educação infantil (BNCC-EI) reforça a ideia de que a criança deve estar no centro do processo de aprendizagem e orienta os educadores a olhar para os bebês de modo a reconhecer e valorizar o seu potencial. Essa mudança de paradigma ajuda na conscientização de que as creches são mais do que um lugar para os pais deixarem os filhos enquanto trabalham. A BNCC-EI enxerga as creches e pré-escolas como lugares capazes de potencializar o desenvolvimento das crianças, afinal, lá elas aprendem a perceber o próprio corpo, a se comunicar, a se relacionar com outras crianças e a conquistar a autonomia.

O Estado de São Paulo

Diversionismo de Gênero

Proteger a família. Lutar contra a "ideologia de gênero”, criada para incutir em nossas crianças ideias que provoquem a antecipação do desejo e da sua orientação sexual e destruam a família como a conhecemos.
Não é um filme ou uma nova série. É o roteiro que vem sendo seguido por diversas autoridades brasileiras nos últimos meses. Na educação, além do prejuízo causado às escolas e aos estudantes, serve como biombo à ausência de projeto até o momento.

Folha de São Pasulo

Ensino Superior

Instalada comissão especial sobre despesas de instituições federais de ensino

A comissão vai analisar a proposta da deputada Luisa Canziani (PTB-PR) que permite que os recursos diretamente arrecadados pelas instituições federais de ensino sejam usufruídos integralmente por elas próprias.
A medida vai ao encontro do programa Future-se do governo federal para aumentar os recursos privados nas universidades federais que passariam a ser geridas por uma Organização Social.

Câmara

'Próximo de acontecer', diz secretário do Ministério da Economia sobre liberação de verba para o CNPq

O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, disse nesta quarta-feira (18) que a homologação de acordo no Supremo Tribunal Federal (STF) para utilização do fundo bilionário da Petrobras foi uma "boa notícia", juntamente com as prévias da arrecadação que sinalizam maior fôlego para descontingenciar o Orçamento da área de pesquisa.

G1

Governo pedirá ao Congresso a liberação de R$ 250 milhões para bolsas de estudo, diz secretário

Folha de São Paulo

(Opinião) O Brasil pode demorar mais de 30 anos para recuperar a educação e pesquisa

Pragmatismo Político

Negócios

Grupo inglês de educação compra parte do Colégio Maxi

O Colégio Maxi de Londrina foi parcialmente adquirido pelo grupo inglês Cognita, que tem outras duas unidades no Brasil, o Instituto GayLussac, em Niterói (RJ), e o PlayPen Bilingual Education, em São Paulo. Em todo o mundo, o Cognita conta com 75 escolas, sendo 16 na América Latina. A maioria delas está na Europa, principalmente no Reino Unido e na Espanha. Mas há também escolas na Ásia (em Hong Kong, Singapura e Malásia).

Bonde

Eventos

Educação 360: É preciso romper paradigmas no uso da tecnologia no ensino

Modernizar a escola e os métodos pedagógicos vai além de levar smartphones para as salas de aula. Se os docentes quiserem fazer da escola um espaço digital, é preciso romper paradigmas e mudar padrões de pensamento. Essa é a avaliação de João Alegria, gerente geral do Canal Futura, e um dos palestrantes do painel "Juventudes e Conexões", durante o Educação 360 Encontro Internacional, nesta terça-feira, na Cidade das Artes. Para ele, a escola tem sido um lugar adequado para forjar conexões sociais, mas tem falhado na hora de construir conexões com o saber.

O Globo

Folha lança podcast e newsletter específicos para professores

A Folha lançará dois produtos desenvolvidos especificamente para professores da educação básica, um podcast e uma newsletter —projeto batizado de Folha na Sala.
A ideia dos dois serviços, que serão semanais, é trazer informações pertinentes para o trabalho dos educadores e também para a reflexão sobre a profissão. A iniciativa tem como parceira a Fundação Itaú Social.

Folha de São Paulo

Priorizado pelo MEC, método fônico gera controvérsia entre especialistas no assunto

O Ministério da Educação (MEC) lançou a Política Nacional de Alfabetização (PNA) em abril, mas, mesmo que seis meses tenham se passado, o tema ainda gera controvérsia. Embora representantes do órgão digam que a PNA não exclui outros métodos, especialistas alegam que, na prática, o MEC prioriza a abordagem fônica. Durante debate no Educação 360 Encontro Internacional, ontem, na Cidade das Artes, pesquisadores defenderam que não se deve impor apenas uma ferramenta para promover a alfabetização e enfatizaram a importância de outros instrumentos.

O Globo