quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Notícias de Educação - 05/set/2019

Clipping Focando Educação

Projetos

Estudantes criam programa de rádio para aprender história

Professora do Recife (PE) conta como usou a linguagem radiofônica para trabalhar a Revolução Pernambucana com uma turma do ensino fundamental

Porvir

Gestão

A grande lição do Chile para o ensino brasileiro

O desempenho do Brasil nas avaliações internacionais que medem o desempenho dos estudantes costuma ser pífia – e retrata o descaso do País com a educação. Investir no setor deveria ser a prioridade de qualquer governo. Mas o presidente Bolsonaro acredita que é cortando verbas para o ensino e a pesquisa que se constrói uma nação. Pois ele deveria aprender o básico com o vizinho Chile. Na mesma tarde em que o Brasil anunciou o corte de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado (o terceiro deste ano, em que já foram eliminadas 11 bolsas apenas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior, a Capes), o Chile aprovou, por lei, a gratuidade do ensino superior. Para a porta-voz do governo chileno, Paula Narváez, a lei “dá tranquilidade aos jovens para que seus talentos, suas capacidades e sua inteligência possam se desenvolver em um Estado que lhes dá oportunidades”. Oportunidades que faltam a nós brasileiros.

MSN

SP: Após Doria mandar recolher apostila, alunos ficam sem material de 8 disciplinas

A decisão do governador João Doria (PSDB) de mandar recolher um material didático por causa de uma suposta “apologia à ideologia de gênero” privou os alunos da rede estadual de São Paulo de temas como equação de primeiro grau, figuras de linguagem e revoltas no Brasil colonial. Isso porque apostila confiscada tinha, além das três páginas que desagradaram ao governador, outras 141, com conteúdo de oito disciplinas.

Folha de São Paulo

DF: Governo desiste de militarizar Gisno e marca nova votação no CEF 407

O Governo do Distrito Federal desistiu de militarizar o Colégio Gisno, na Asa Norte. Em consulta popular, ocorrida em 17 de agosto, as escolas votaram contra a gestão compartilhada. No dia seguinte, contrariando a votação, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que implementaria o projeto nas unidades de ensino mesmo assim, o que gerou insatisfação de parte da comunidade. Em relação ao Centro de Ensino Fundamental (CEF) 407, em Samambaia Norte, haverá uma nova votação.

Correio Braziliense

Inclusão

Mais de 50 mil participantes farão o Enem com recursos de acessibilidade

Cerca de 50 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 solicitaram atendimento especializado para fazer o exame, o equivalente a 1% dos 5,1 milhões de participantes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação da prova, oferece 15 recursos diferentes para que as pessoas com deficiência realizem as provas com comodidade.

MEC

Leis e políticas

Sancionada lei que inclui universidades comunitárias na LDB

Entrou em vigor nesta quarta-feira (4) a Lei 13.868/19, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96) para incluir as universidades comunitárias entre as instituições de ensino, além das públicas e privadas já previstas na LDB. A nova lei também torna as comunitárias parte do sistema de federal de ensino.

Câmara

Opinião

Mentiras sinceras não interessam

Escolas devem preparar estudantes para navegar em meio a miríade de notícias em redes sociais
As últimas semanas foram pródigas em afirmações peremptórias sobre as queimadas na região amazônica. A grande maioria delas, falsa.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Contingenciamento acaba este mês, diz ministro da Educação

Também foi dito que os cortes no Capes não serão revertidos
Nesta quarta-feira (4), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi à Câmara dos Deputados e informou que o programa Future-se será enviado ao Congresso como Projeto de Lei. Ele também afirmou que o contingenciamento de verbas das universidades será revertido ainda neste mês.

Pleno News

Ministro da Educação afirma ser possível evitar novos cortes em bolsas de pós-graduação

Segundo Weintraub, o Ministério da Educação está negociando com o Ministério da Economia o remanejamento de recursos para evitar cortes nas bolsas no orçamento do ano que vem. “Eu acho que neste mês, ou alguns dias, a gente vai buscar solução, que é ampliar os recursos e evitar este corte”, revelou.

Câmara

UFRJ anuncia racionamento de serviços por conta de bloqueios no orçamento

Segundo a direção da instituição, os ajustes na contratação de serviços visam à manutenção do funcionamento da universidade e se justificam pelo bloqueio orçamentário realizado pelo governo federal.

G1

“Faremos tudo para garantir as bolsas”, diz reitor da Unicamp

R7

UFMG anuncia que entra em setembro com orçamento em estado crítico

MSN

Estado de SP concentra 30% das bolsas de pós-graduação da Capes congeladas no país

O estado de São Paulo concentra 30% das bolsas de pós-graduação congeladas no país, segundo informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos 5.613 incentivos de pós-graduação congeladas no país, 1.673 são de pesquisadores do estado.
A Capes afirma que o congelamento dessas bolsas representará uma economia de R$ 37,8 milhões neste ano. A longo prazo, a economia pode ser de R$ 544 milhões. Especialistas criticam o congelamento.

G1

Unicamp cria grupo de ajuda emergencial a pesquisadores afetados com cortes de bolsas CNPq e Capes

G1

Universidade Federal de Juiz de Fora decide não aderir ao projeto Future-se

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) rejeitou a adesão da instituição ao Programa Future-se, do Ministério da Educação (MEC). A decisão foi tomada por unanimidade nesta quarta-feira (4) durante a reunião do Conselho Superior da instituição.

G1

Revalidação de diploma deve ser mais acessível, defendem médicos em debate

Um processo de revalidação de diploma descentralizado, regionalizado e periódico para que todos os médicos formados em instituições estrangeiras possam ter acesso à prova. Essa foi a principal demanda dos participantes da audiência pública promovida, nesta quarta-feira (4), pela comissão mista da Medida Provisória (MP) 890/19, que cria o Programa Médicos pelo Brasil, em substituição ao Programa Mais Médicos, lançado em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Câmara

Negócios

Cruzeiro do Sul compra Braz Cubas com foco no ensino à distância

O grupo educacional Cruzeiro do Sul anunciou nesta quarta-feira, 4, a aquisição de sua concorrente Braz Cubas, que tem campus em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O valor da aquisição não foi revelado, mas especula-se que seja na casa dos 150 milhões de reais.

Veja

4 startups do setor de educação para ficar de olho

Negócios têm soluções inovadoras e potencial de impactar seus mercados
Com soluções inovadoras e potencial de crescimento, quatro startups brasileiras têm se destacado no setor de educação. Elas estão na segunda edição do 100 Startups to Watch, ranking divulgado na edição de maio da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Conheça as propostas de cada negócio.

PEGN

Eventos

Programa Criança Feliz, do governo federal, vence prêmio internacional

O WISE Awards 2019, um dos principais prêmios internacionais na área de Educação, reconheceu o Programa Criança Feliz, do governo federal, como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo. O projeto, que integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos, ligado ao Ministério da Cidadania, concorreu com 480 iniciativas de vários países. O Criança Feliz está presente em 2.620 municípios brasileiros e beneficiou 631.568 crianças e 123.108 gestantes, com mais de 19 milhões de visitas. Pelas redes sociais, Bolsonaro repercutiu a indicação ao prêmio.

Gazeta do Povo

Polêmicas

Especialistas divergem sobre debate da identidade de gênero nas escolas

Enquanto alguns especialistas em educação destacam a importância de debater a identidade de gênero nas escolas, outros acreditam que o currículo deve focar em conteúdos "essenciais". Já grupos religiosos veem uma ameaça à família.

Uol

Governo de SC começa a discutir retirada do termo identidade de gênero do currículo da educação

A Secretaria de Estado da Educação marcou para a manhã de sexta-feira (6) uma reunião para rediscutir o Currículo Base de Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense. O documento passou a ser alvo de uma polêmica na semana passada, depois que deputados estaduais pediram a retirada de termos ligados a identidade de gênero e diversidade no texto-base, que busca basear as atividades educacionais em instituições de ensino de Santa Catarina.

NSC Total

Outras do dia

Livros de Harry Potter são excluídos de biblioteca de escola dos EUA

Os alunos da St. Edward School, escola católica de Nashville, no Tennessee (EUA), já não podem mais pegar na biblioteca do estabelecimento os livros da série Harry Potter. O veto partiu de um padre da escola, Reehil. Para ele, os leitores das obras correm o risco de “conjurar espíritos malignos”, informou ontem o site NBC News.

MSN