sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Notícias de Educação - 13/set/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Brasil apresenta desafios no ensino de inglês e bilinguismo

O Brasil ocupa rankings extremos e antagônicos no que diz respeito ao idioma mais falado no planeta –enquanto é o país com o maior número de escolas de língua inglesa no mundo, também ocupa uma posição desanimadora no que diz respeito à fluência no idioma entre sua população.

MSN

Projetos

Imprensa Jovem desenvolve criatividade e senso crítico dos estudantes

Por meio da produção jornalística multimídia, o projeto “Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola” estimula a participação e amplia os canais de comunicação da escola com a sua comunidade. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas a partir de produção de pautas, pesquisas e coberturas que são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no YouTube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais.

Porvir

Gestão

Com MEC em crise, estados adotam políticas de educação do Ceará

As constantes mudanças na equipe do Ministério da Educação (MEC) e a demora da União para definir políticas públicas deixou um vácuo na educação brasileira, segundo especialistas ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo.
Sem tempo a perder, os governos estaduais estão preenchendo essa lacuna por meio de um intercâmbio de experiências. As trocas acontecem nos encontros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e, diariamente, em conversas em grupos de WhatsApp.

Desafios da Educação

Inclusão

Aumenta o número de negros nas universidades, aponta Ipea

Segundo o estudo, entre 2012 e 2015, o número de vagas reservadas aos estudantes negros passou de 140.303 para 247.950. “Observamos que as políticas afirmativas têm um grande peso no ingresso de estudantes negros nas universidades”, explica Antônio Teixeira, pesquisador do Ipea.

R7

Liminar restabelece matrícula de estudantes cotistas que tinham sido afastados na UFJF

Eles são investigados por suspeita de fraude no sistema de cotas. A universidade foi notificada e analisa quais medidas serão tomadas.
A Justiça Federal aceitou nesta quinta-feira (12) um pedido de liminar para restabelecer a matrícula de estudantes cotistas que haviam sido afastados de cursos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

G1

Leis e políticas

PNA: O que o MEC pensa sobre Alfabetização?

Após o lançamento da Política Nacional de Alfabetização, o programa tornou-se alvo de críticas por ter rompido com as políticas anteriores.
Os especialistas que participaram das discussões da política de alfabetização junto ao MEC têm outra visão.

Nova Escola

Câmara aprova equipe com psicólogo e assistente social nas redes públicas de ensino

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga as redes públicas de educação básica a terem equipe multiprofissional com psicólogo e assistente social (PL 3688/00). A proposta segue para a sanção presidencial.

Câmara

Proposta determina a realização de feiras de ciência nas escolas

O Projeto de Lei 4156/19 determina que o governo federal promova todos os anos, em parceria com os governos estaduais, feiras de ciência e tecnologia envolvendo as escolas públicas de ensino médio e fundamental.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

SE: TCE almeja exigir dados anuais do Estado e prefeituras sobre educação

O desenvolvimento de ações que venham a contribuir para elevar a qualidade do ensino público em Sergipe voltou à pauta de discussões no Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã desta quinta-feira, 12. Na oportunidade, ficou definida a criação de uma nova Resolução na Corte, na qual constará a exigência de informações anuais do Estado e prefeituras na área da educação.

InfoNet

EAD

Mitos e Verdades do ensino a distância

O ensino a distância em nível superior ainda é um universo desconhecido para muitos estudantes brasileiros e, por isso, o assunto envolve mitos acerca de seus benefícios. Apesar disso, o segmento cresce a cada dia.
Quais os principais mitos envolvem o EAD quando o assunto é qualidade de formação?

MSN

Ensino Superior

Com quase 3 mil bolsas CNPq ameaçadas, Unicamp estuda medidas emergenciais

A Universidade Estadual de Campinas, Unicamp , iniciou um grupo de trabalho para discutir medidas emergenciais de apoio a pós-graduandos que estão com suas bolsas ameaçadas. Além disso, a Universidade aprovou também uma moção, apresentada aos governos federal e estadual, contra os cortes no financiamento de pesquisas por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes ).

iG

Previsão do orçamento da Capes não permite novas bolsas em 2020, diz presidente do órgão

Principal entidade de fomento à pesquisa no país, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ainda não sabe se conseguirá abrir bolsas para novos pesquisadores em 2020.

G1

Para debatedores, reforma trabalhista levou a demissões em massa em faculdades

Participantes de audiência pública avaliaram que a reforma trabalhista do governo Temer, aprovada em 2017 pelo Congresso Nacional, agravou a situação dos professores da rede particular de ensino superior ao possibilitar demissões em massa da categoria e a contratação de docentes por salários mais baixos. O tema foi discutido na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (12).

Câmara

Eventos

Papa convida líderes ao Vaticano para pacto global sobre educação

O papa Francisco convidou nesta quinta-feira líderes políticos, culturais e religiosos de todo o mundo para uma reunião no Vaticano no ano que vem para acertar um "Pacto Global sobre Educação" que prepare melhor os jovens para os desafios econômicos, ambientais e sociais.
O Vaticano disse que a reunião, intitulada "Reinventando a Aliança Global pela Educação", acontecerá no dia 14 de maio no Vaticano e será precedida por conferências temáticas.

Extra

'Não é balbúrdia, é estudante defendendo a educação'

Na tarde desta quinta-feira, dia 12, estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFMG protestaram contra o bloqueio de 30% da verbas imposto, nos últimos meses, pelo governo federal à Instituição. O ato ocorreu na Avenida Presidente Antônio Carlos, em frente à principal entrada do campus Pampulha, e contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores, que protestaram no momento em que o sinal era fechado para os carros, exibindo faixas e cartazes ao som de panelas e cantos como “não é balbúrdia, é reação, é estudante defendendo a educação”.

UFMG

Belém recebe audiência pública sobre plano inédito para Educação Indígena

A capital paraense, Belém, recebe em 18 de setembro a quinta audiência pública promovida pelo Ministério da Educação (MEC) para debater a proposta do 1º Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI). Inédita, a proposta pretende garantir uma educação igualitária e de qualidade a todas as comunidades indígenas do país.

Ariquemes

Policiais e jurídicas

PF suspeita de atuação de ex-diretor do MEC em desvios da Universidade Brasil

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal suspeitam de que o suposto esquema de desvio de R$ 500 milhões no Fies e no ProUni tenha envolvido consultorias de um ex-diretor do Ministério da Educação em troca de vantagens à Universidade Brasil, localizada em Fernandópolis, interior de São Paulo. Mas a informação, segundo a PF, não havia sido confirmada até o momento.

Uol

Polêmicas

Estudantes de escola de SP impedem governo de recolher apostilas

Em pelo menos uma das escolas da rede estadual de São Paulo, o governador João Doria não precisará devolver as apostilas que recolheu na última semana alegando “apologia à ideologia de gênero”. Um grupo de estudantes da Escola Estadual Professor Antônio Viana de Souza, localizada em Guarulhos, não acatou a ordem do governador e impediu que os materiais fossem recolhidos.

Carta Capital

Outras do dia

"Governo não valoriza educação", diz diretora de nova série da Globo

Em outubro, a Globo estreia sua nova série, Segunda Chamada.
"Além da educação em geral, a profissão de professor [não é valorizada]. A nossa série não fala de uma instituição só, fala da relação entre professor e aluno. A gente está em um momento do nosso país em que o governo não valoriza a educação, não valoriza o professor", diz a diretora artística a jornalistas no evento de divulgação da série.

Uol