quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Notícias de Educação - 09/out/2019

Clipping Focando Educação

Dicas

Kahoot: como criar quiz e estudar com jogos

O Kahoot é um serviço gratuito para PC, celulares Android e iPhone (iOS) que permite estudar a partir de testes de pergunta e resposta. O app possui um formato parecido com jogos de quizzes, em que as questões corretas valem pontos.

Techtudo

Aplicativo de mobilidade inDriver lança projeto que traz educação tecnológica para escolas públicas do Brasil

O aplicativo inDriver anuncia o novo lançamento dos cursos de projetos internacionais BeginIT. Crianças de 12 países poderão fazer cursos gratuitos nas disciplinas de TI.Durante o projeto, crianças de casas de acolhimento e escolas públicas e rurais poderão estudar disciplinas de TI.

Terra

Projetos

Diário de Escola:

Caieiras tem aulas de empreendedorismo nas escolas de ensino fundamental

G1

Taboão da Serra insere jogos para melhorar ensino da matemática na rede municipal

G1

Escolas de Francisco Morato usam o esporte para melhorar o aprendizado dos alunos

G1

Adolescentes criam grupos para discutir feminismo nas escolas

G1

Gestão

Governadores defendem Fundeb e pedem mais recursos para Educação

O Fórum de Governadores divulgou carta em defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Nesta terça-feira (08/10/2019), 26 chefes de Executivos locais se reúnem em Brasília. Segundo o documento divulgado no fim da manhã, os parâmetros do Fundeb estão alinhados com as metas do Plano Nacional de Educação.

Metrópolis

Gestores de escolas militarizadas no DF pedem a participação de militares na eleição de diretores

A Secretaria de Educação do Distrito Federal começa a receber as candidaturas para diretor e vice-diretor das escolas públicas nesta terça-feira (8). É neste contexto que gestores das escolas militarizadas preparam um questionamento formal à pasta. Eles querem a participação dos militares na votação

G1

Profissionais da Educação

Formação de professores impacta na melhoria da educação pública

Formação do docente do século 19 se confronta com a sala de aula do século 21
Em 2017, Oeiras obteve nota 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, uma nota que é maior do que a meta esperada para as escolas brasileiras em 2021. Tiana explica que, a partir de um estudo realizado em 2013, a cidade decidiu implementar mudanças e sair do usual e do tradicional.

USP

Inclusão

PE: Frente quer garantir acesso de pessoas com deficiência à educação

Tendo como ponto de partida um diagnóstico elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) em relação ao número de pessoas com deficiência matriculadas nas escolas de Pernambuco, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras decidiu, em reunião realizada nesta segunda (7), executar ações visando garantir o acesso dessa parcela da população ao Ensino Básico. Um grupo de trabalho (GT) formado por técnicos da Casa apresentou sugestões para a agenda, todas acatadas. O colegiado também aprovou logomarca a ser utilizada em todos os trabalhos elaborados pelo grupo parlamentar.

Folha de Pernambuco

Leis e políticas

Senado analisa se salário do professor deve ser por desempenho dos alunos

A Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados debaterá projeto de lei do Senado, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que vincula parte do salário dos professores ao desempenho escolar dos alunos na educação básica pública. A audiência ainda não tem data definida e atende a um pedido do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), relator da proposta. De acordo com Gomes, o projeto é "controverso".

Correio Braziliense

Técnico e Profissionalizante / Executiva

MEC quer mais 1,5 milhão de alunos no ensino técnico, mas não define orçamento

Salto em matrículas vai depender dos estados; iniciativa prevê formação de professores e liberação de recursos travados
O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira (8) um programa voltado para a educação técnica e profissional e a promessa de criar 1,5 milhão de matrículas até 2023, mas não detalhou como essa meta será alcançada na totalidade. Também não há previsão de novos investimentos para criar vagas.

Folha de São Paulo

MEC lança Novos Caminhos para impulsionar a educação profissional e tecnológica

MEC

MEC pretende dobrar número de vagas no ensino técnico

R7

Programa do MEC para ensino técnico prevê aulas a distância

Terra

MEC lança programa para estimular o ensino técnico

G1

Ensino Superior

Universidade estrangeira vira opção de ensino de qualidade, com preço menor

Vagas menos concorridas, modelos acadêmicos mais flexíveis e a possibilidade de conhecer outras culturas levam jovens brasileiros a sair do País para fazer faculdade. Em alguns casos, até mesmo os custos - da mensalidade e de vida - são atrativos no exterior. Mas, antes de fazer as malas, é preciso pesquisar bastante para encontrar uma opção que seja realmente vantajosa.

Terra

Educação poderá convocar Weintraub para explicar nomeação de reitores de federais

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados poderá convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar os atuais critérios de nomeação de reitores de universidades federais.
Deputados, reitores, professores universitários e estudantes criticaram a forma como o presidente Jair Bolsonaro vem nomeando reitores de universidades federais.

Câmara

UFMG consegue desbloqueio de parte da verba cortada pelo MEC

Um pequeno respiro em meio à crise financeira: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conseguiu recuperar R$ 30,1 milhões dos R$ 64,5 milhões que haviam sido cortados pelo Ministério da Educação em maio deste ano. Com isso, a maior universidade do estado espera cumprir com compromissos que já haviam sido firmados com base na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.

Estado de Minas

Universidades federais têm evasão de 15% em 2018

Deixaram de retornar aos cursos no ano passado 15% dos alunos, mostra estudo do MEC (Ministério da Educação) a que o Poder360 teve acesso. É o melhor desempenho em 5 anos, mas preocupa.

MSN

Negócios

Brasil já tem mais de 700 startups de educação

Mais de 48,5 milhões de estudantes frequentam o ensino básico no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) - juntos, os alunos do País lotariam 617 vezes o estádio do Maracanã. Os números gigantes da educação brasileira também valem para quando o assunto são startups: hoje, o setor é o maior do País em empresas novatas de tecnologia, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Ao todo, há 748 edtechs no País - o apelido é dado a empresas de tecnologia voltadas para educação.

Terra

Eventos

Segunda Chamada estreia nesta terça discutindo educação para adultos em meio a dramas reais

A sala de aula volta a ser retratada na televisão nesta terça (8), mas por uma perspectiva diferente. "Segunda Chamada" se volta para a educação de jovens e adultos.

G1