sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Notícias de Educação - 06/dez/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Aulas matutinas: vale a pena começar mais tarde?

Os adolescentes da Califórnia estão permitidos, por lei, a acordar um pouco mais tarde. É que uma legislação, aprovada no início de outubro, proibiu que as escolas de ensino fundamental programassem aulas para antes das 8h. E, no ensino médio, nada de estudo até as 8h30.
A iniciativa da Califórnia está alinhada à recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP), que classifica a privação do sono dos adolescentes como um sério problema de saúde pública.

Desafios da Educação

Projetos

MEC lança material para incentivar pais a lerem para os filhos

O Ministério da Educação lançou, na tarde desta quinta-feira (5), um guia para incentivar que pais leiam para os filhos em casa. Batizado de "Conta pra Mim", o documento, segundo o MEC, faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA), lançada em abril.
O MEC disse, ainda, que pretende destinar no ano que vem R$ 45 milhões para implementar 5 mil espaços em creches, museus e bibliotecas para "ensinar os pais e receber as crianças instalados".

G1

MEC investirá R$ 45 milhões em programa de incentivo à leitura

Correio Braziliense

Gestão

Witzel pede que STF suspenda lei federal que garante royalties para educação e saúde

Governador diz que essas áreas são prioritárias, mas que cabe aos estados e municípios definir a melhor forma de gastar recursos
O governo do Rio de Janeiro apresentou uma ação no Supremo Tribunal Federal ( STF ) pedindo que estados e municípios sejam desobrigados a destinar parte das receitas do royalties do petróleo a educação e saúde . Uma lei federal de 2013 estabelece que, nos contratos celebrados a partir de 3 de dezembro de 2012, 75% dos recursos recebidos sejam usados na educação e 25% na saúde.

O Globo

Mensalidades escolares mais que dobraram em 10 anos, diz Procon-SP

As mensalidades escolares tiveram variação de 104,29% nos últimos 10 anos. De acordo com uma análise do Índice de Custo de Vida do Dieese feita pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon de São Paulo, o curso que apresentou a maior variação foi o primeiro ano do curso fundamental (138,72%), seguido do curso maternal (136,39%).

EBC

Profissionais da Educação

Brasil corre risco de ter professores em excesso e sem emprego nos próximos anos

A conclusão é do pesquisador Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, que apresentou um diagnóstico detalhado da educação nas 27 unidades da federação do país nesta quinta-feira (5).
O estudo coordenado pelo especialista indica que o país formou 1,15 milhão de docentes para o ensino básico entre 2013 e 2017.
Além disso, de acordo com projeções do pesquisador, outro 1,5 milhão de docentes sairá dos cursos de pedagogia e licenciaturas nos próximos cinco anos.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Rodrigo Maia recria comissão para discutir projeto Escola Sem Partido

A decisão de Rodrigo Maia foi tomada um ano após a comissão que discutia a mesma proposta ter encerrado os trabalhos sem sequer ter votado o parecer do relator.
Polêmico, o projeto proíbe professores de se manifestarem posicionamentos políticos ou ideológicos. Também os proíbe de discutir questões de gênero em sala de aula.

G1

GO: PEC da Educação é aprovada em segunda votação, na Alego

Projeto inclui a Universidade Estadual de Goiás (UEG) no orçamento total anual da educação, que é de 25%
Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), a matéria não precisa de sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM), apenas de promulgação na Alego . O projeto inclui a Universidade Estadual de Goiás (UEG) no orçamento total anual da educação, que é de 25%. A UEG, atualmente, tem verba própria e separada de 2%.

Mais Goiás

Estatística, pesquisas e estudos

SP tem salas de aulas lotadas, mas melhor infraestrutura que a média nacional

São Paulo está entre os estados brasileiros com mais alunos cursando séries escolares na idade certa, além de ter melhor infraestrutura nas escolas e professores mais qualificados quando comparado à média nacional.
O estado, porém, vai pior em outros indicadores que influenciam a qualidade da educação, como número de alunos por sala e satisfação dos docentes com a carreira.

Folha de São Paulo

Opinião

Em educação, é preciso avaliar as avaliações, e a neurociência pode ajudar

Avaliar é preciso. Essa regra de ouro vale para todas as políticas públicas, do nível social ao individual. A Educação não constitui uma exceção. E de fato, já temos em todo o mundo, inclusive no Brasil, inúmeros instrumentos de avaliação das políticas educacionais, e outros tantos de avaliação de alunos em diversos níveis. Nesta semana mesmo está sendo divulgada a avaliação internacional mais utilizada, o chamado Pisa . Só que é preciso também avaliar as avaliações!

O Globo

Negócios

Universidade Positivo é vendida para Cruzeiro do Sul Educacional

De acordo com a Cruzeiro do Sul, a finalização da transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os valores da negociação não foram revelados pelas empresas. A Universidade Positivo tem 1,6 mil colaboradores e 33 mil alunos.

G1

Polêmicas

Reitores cobram que Weintraub prove 'plantações de maconha' em universidades

A Andifes pede que Weintraub apresente provas "efetivas" de insinuações sobre a "existência de diversos atos irregulares e práticas criminosas" nas instituições federais de ensino, caso o ministro mantenha as declarações.

O Estado de São Paulo

Organizações tentam suspender carteirinhas estudantis emitidas pelo MEC

A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-graduandos entraram com um mandado de segurança para suspender a emissão de carteirinhas estudantis pelo Ministério da Educação (MEC). Na ação protocolada na última sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça (STJ), as entidades argumentam que a emissão do documento pelo aplicativo ID Estudantil e o acesso do ministério aos dados dos estudantes viola o direito à privacidade.

iG