sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Notícias de Educação - 13/dez/2019

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Entrando em recesso!

Com esta edição do clipping encerramos o ano de 2019.
Boas Festas! Um grande 2020!
Estaremos de volta dia 20 de janeiro.

Focando Educação

Destaque: Indicadores de qualidade do Ensino Superior

Inep divulga CPC e IGC, indicadores de qualidade da educação superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2018. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inep

Confira a lista de instituições de ensino superior com nota máxima em avaliação do MEC

G1

Apenas 2% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação do MEC

G1

13% das instituições avaliadas em 2018 tiveram baixo desempenho

EBC

Cursos a distância superam presenciais em nota máxima

EBC

Instituições federais têm performance duas vezes melhor que particulares em avaliação do MEC

Folha de São Paulo

Fatia de universidades públicas com nota máxima é 4 vezes a de particulares

Uol

68% das universidades federais têm notas máximas em índice de qualidade do MEC

iG

Sala de aula

Tecnologia na escola: aliada ou inimiga do aprendizado?

Entenda o impacto que a tecnologia na escola e no dia a dia de crianças e jovens pode ter no aprendizado de alunos de diferentes idades. Veja por que ela pode prejudicar os estudantes, embora também possa ser uma aliada.

Universia

Gestão

Após boatos sobre demissão, Eduardo Bolsonaro garante Weintraub no Ministério da Educação

Após boatos sobre a demissão do ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta quinta-feira (12), o deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou - por meio das redes sociais - que Weintraub permanecerá à frente da pasta. O parlamentar e filho do presidente Jair Bolsonaro aproveitou para destacar alguns projetos do ministro, como as escolas cívico-militares, a nova carteirinha de estudante e o fato de ser contra a ideologia de gênero.

Gazeta do Povo

MEC esvaziado indica saída de Weintraub em 2020

O Estado de São Paulo

Weintraub cada vez mais em baixa com Bolsonaro

O Globo

Como a infraestrutura educacional influencia no aprendizado do aluno

Contar somente com bons professores, uma diretoria eficaz e alunos engajados não é o suficiente para obter bons resultados em uma instituição de ensino. Ter uma boa infraestrutura educacional e um planejamento consistente e dinâmico também são fatores fundamentais para assegurar um bom desempenho, tanto no aprendizado, quanto na formação integral do aluno.

MSN

Sem informatização, municípios do ES planejam mal a educação

O estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que avalia a oferta de vagas na rede pública, identificou que, além da falta de um regime de colaboração entre Estado e municípios, a maioria das cidades capixabas não possui um sistema informatizado capaz de garantir um planejamento adequado das ações em suas redes de ensino.

A Gazeta

Profissionais da Educação

Capes anuncia a abertura de 66 mil vagas para formação de professores na educação básica

Serão cinco editais: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid); Programa Residência Pedagógica; Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor); Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos ( PDPI) e Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá.

G1

Leis e políticas

Aprovada lei que garante presença de psicólogo em escolas

Equipes multiprofissionais deverão desenvolver ações de melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade
As redes públicas de educação básica deverão contar com serviços de psicologia e de serviço social para atender as necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais. A determinação está prevista na Lei 13.935/2019, promulgada pelo governo federal e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (12).

R7

CCJ aprova proposta que permite matrícula escolar sem certidão de nascimento

O relator, deputado Roman (PSD-PR), recomendou a aprovação do texto original, do senador Omar Aziz (PSD-AM), e das três emendas da Comissão de Educação. Segundo o senador, milhares de crianças estão fora da escola por falta de certidão de nascimento, que é exigida na matrícula. Para o relator, é "mais importante efetivar o ensino pleno do que obstar o acesso por falta de documento”. Ele lembrou que é possível obter uma segunda via.

Câmara

Câmara do Rio: aprovado projeto que muda escolaridade de agente de educação infantil

A Câmara do Rio aprovou, nesta quinta-feira (dia 12), em segunda discussão, o projeto de lei que muda a escolaridade dos agentes de educação infantil (AEIs) para o ensino médio normal (formação de professores), incorpora a Gratificação de Desempenho de Atividade (GDAC) ao vencimento e aumenta os salários da categoria, que vai receber o mesmo vencimento dos professores adjuntos de educação infantil (PAEI), com o pagamento sendo escalonado até 2021. O texto vai seguir para a sanção ou veto do prefeito Marcelo Crivella.

Extra

EAD

Conselho de Enfermagem diz que vai entrar com ação contra portaria que libera Ead na área da saúde

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) informou que vai entrar com uma ação judicial contra a portaria do Ministério da Educação (MEC) que autoriza as universidades a oferecer nos cursos de graduação até 40% da carga horário por meio do ensino a distância. Publicada na quarta-feira, 11, a mudança, que atende uma demanda das faculdades privadas, surpreendeu os conselhos profissionais e as instituições de ensino federais.

O Estado de São Paulo

Análise: Opção pelo EAD é boa, mas não faz sentido criar padrão único

Terra

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Colégio cria curso técnico de inteligência artificial para ensino médio

Agora, já existe um curso técnico para quem quer aprender sobre inteligência artificial no Brasil. O colégio FECAP lançou um curso voltado ao ensino médio em que alunos podem aprender a criar sistemas que simulem uma inteligência similar à humana para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de bancos de dados.

MSN

Opinião

A necessidade de (re)inventar a educação em tempos digitais

Estamos próximos de encerrar mais um ano letivo! Tempo de recuperação escolar, mas também de reflexão e de planejamento para o próximo ano. É necessário repensar a educação em tempos digitais, escutar nossos jovens, planejar, replanejar, aproximar da escola as necessidades reais dos estudantes. Estamos vivendo uma revolução tecnológica. Contextualizar essa revolução é uma necessidade real.

Uol

Ensino Superior

UFRJ planeja conceder prédios abandonados para cobrir custos, inclusive o Canecão

Sem fôlego para investir em novas instalações e lutando contra cortes no orçamento, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) elaborou um projeto para obter recursos adicionais. O novo modelo prevê investimento privado na infraestrutura de apoio aos estudantes, principalmente de baixa renda, os mais afetados pelos cortes de verba, em troca da concessão por tempo limitado de espaços inutilizados. Há até 485 mil metros quadrados de áreas da universidade que poderiam ser cedidas à iniciativa privada por um período de até 50 anos.

O Estado de São Paulo

Faltam vagas para o número de trabalhadores com ensino superior no Brasil

Quase 4 milhões de brasileiros que cursaram faculdade não encontram uma profissão que exija a conclusão do Ensino Superior. Ou seja, essas pessoas estão em vagas de menor qualificação ou desocupadas a taxa de desemprego é de 6% entre a população com ensino superior completo.

Estado de Minas

Ministério da Educação cria 5 novas universidades e empossa reitores

O MEC (Ministério da Educação) criou nesta quinta-feira (12) cinco novas universidades federais. Foram criadas a UFJ (Universidade Federal de Jataí), Ufape (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco), UFR (Universidade Federal de Rondonópolis), UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) e UFCat (Universidade Federal de Catalão).

R7

Negócios

Ânima Educação fecha compra da Unicuritiba por R$ 130 milhões

A Ânima (ANIM3) comunicou, nesta quinta-feira (12), que acertou a compra da Unicuritiba por R$ 130 milhões. O negócio será conduzido pela VC Network Educação, sua controlada integral, e envolverá a aquisição de 100% da Aena, a mantenedora da universidade paranaense.

Money Times

Eventos

Em evento no Tocantins, Jair Bolsonaro diz que aluno de universidades brasileiras 'faz tudo, menos estudar'

Em discurso durante um evento no Tocantins nesta quinta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro criticou as universidades brasileiras dizendo os alunos fazem "tudo, menos estudar".

G1

Brasil conquista ouro em Olimpíada Internacional Júnior de Ciências

Estudantes brasileiros tiveram um ótimo desempenho na 16ª Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO, na sigla em Inglês), disputada no Catar, nos dias 3 a 12 de dezembro. O Brasil saiu premiado pela conquista de duas medalhas de ouro e quatro de prata, deixando para trás gigantes como China, Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, França e Coreia.

Uol

Deputado viraliza ao dizer que ministro não tem capacidade para cargo

Viralizou na internet um vídeo em que o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) faz duras críticas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. O parlamentar questiona a revolução que Weintraub afirmou estar implementando. "O senhor está fazendo revolução? Nem o pessoal da mente drogada vai imaginar essa loucura que o senhor disse", exclamou.

Correio Braziliense

Policiais e jurídicas

Governador de MT questiona ao Supremo repasse de porcentual mínimo para Educação

O governador do Mato Grosso (MT), Mauro Mendes (DEM), apresentou ação direta de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra artigos da Constituição estadual que prevê repasse mínimo de 35% da receita de impostos para a Educação. Segundo o democrata, a norma impede a gestão de destinar verbas a áreas “igualmente sensíveis” do governo.

IstoÉ

Outras do dia

Proposta de Eduardo Bolsonaro para Educação vira piada na web

Deputado usou argumento curioso para defender que meninos e meninas não se misturem
Na noite de quarta-feira (11), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) postou uma série de tweets defendendo a separação por gênero nas escolas brasileiras. No entanto, ele usou um raciocínio ambíguo nas publicações – o que os internautas imediatamente viram como uma oportunidade para piadas e memes.

Yahoo