quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Notícias de Educação - 23/jan/2020

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Tecnologia e educação: como ensinar usando as redes sociais

As redes sociais geram muita controvérsia. Alguns defendem que são ferramentas para aproximar as pessoas; outros, que elas geram uma dependência e afastam os indivíduos da realidade.
Porém, a opinião mais acertada provavelmente é a de que as redes sociais podem ser ferramentas poderosas, principalmente se forem usadas da maneira correta. Um desses usos é como instrumento de apoio para a educação de adolescentes.

MSN

Professores mergulham no universo do YouTube com aulas gratuitas

Rapidez, linguagem acessível e proximidade com o público são apenas algumas das características de canais no YouTube alimentados por professores nada 'tradicionais'.
Esses youtubers, conhecidos como ‘educatubers’, utilizam a internet como uma verdadeira aliada no processo de democratização do conhecimento. Alguns canais, inclusive, já ultrapassam 130 milhões de visualizações.

R7

Dicas

Instituto lança materiais para apoiar redes na implementação da BNCC

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) chega às escolas de educação infantil e ensino fundamental em 2020 e, no próximo ano, às instituições de ensino médio, movimento que tem gerado todo o tipo de demanda tanto na rede pública quanto na privada. O Instituto Reúna, instituição recém-criada para o desenvolvimento de produtos técnicos e pedagógicos para apoiar a implementação da BNCC, acaba de lançar, em correalização com a Fundação Lemann e colaboração de especialistas, três ferramentas destinadas a apoiar equipes responsáveis pela elaboração de currículos para o ensino médio e programas de formação de professores para as etapas anteriores.

Porvir

Gestão

Qual o resultado das escolas militarizadas do DF? Balanço depois de um ano

Para avaliar o primeiro ano da gestão compartilhada, a Secretaria de Educação prepara uma avaliação. Ainda não é possível saber os índices de evasão nem o desempenho acadêmico dos alunos, pois as escolas estão fazendo um levantamento para analisar os resultados de 2019. O secretário afirma que o formato “tem sido um sucesso”, a partir do feedback de alunos, pais e professores.

Correio Braziliense

Profissionais da Educação

Piso de R$ 2.886 do professor desafia estados e municípios

O novo valor do piso nacional dos professores para 2020, com alta de 12,84%, será um grande desafio para os caixas de estados e principalmente de municípios.
A folha de pagamento de docentes representa os maiores custos das contas de governos e prefeituras.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Projeto proíbe instituições de ensino de cobrar por entrega de diploma

O Projeto de Lei 6128/19 proíbe a cobrança de taxa pela confecção, registro ou expedição de diploma por instituição de ensino. O texto admite a cobrança do valor apenas se for solicitada pelo concluinte caso a confecção do documento seja em estilo decorativo, com papel ou tratamento gráfico especial.

Câmara

GO: Comissão da OAB quer evitar alterações nas diretrizes de ensino da educação especial

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) está preocupada com algumas alterações nas Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino referente à educação especial. Por isso, o presidente da comissão Diego Magalhães, e a coordenadora da subcomissão de Educação Inclusiva, Tatiana Takeda, se reuniram no dia 16 passado com a promotora Cristiane Marques para apresentar preocupação com as mudanças. O encontro foi realizado no Centro de Apoio à Educação do Ministério Público.

Rota Jurídica

Avaliação

MPF recebe queixas em série contra nota do Enem, e governo teme processos

A ameaça de uma onda de ações judiciais com questionamentos ao Enem 2019 preocupa a alta cúpula do MEC (Ministério da Educação). O motivo é a insatisfação de estudantes com a correção das provas.
O governo Jair Bolsonaro até correu para dar respostas aos erros encontrados nas notas na avaliação deste ano. O problema, diz a gestão, está solucionado.

Folha de São Paulo

MPF recebe 250 queixas sobre erros nas notas do Enem

O Estado de São Paulo

Inep alega "falha técnica da gráfica" na impressão de provas do Enem

Uol

Acusada pelo MEC por erro no Enem, gráfica que imprimiu a prova teve contratação questionada

O Globo

Opinião

Mais importante do que inovar na educação é educar para a inovação

Nossa sociedade usa a tecnologia disponível hoje apenas para reforçar um modelo tradicional de educação, sem enxergar e usufruir das novas possibilidades que ela traz - livros são digitalizados para tablets, as bibliotecas cedem lugar aos buscadores online e as folhas de papel almaço são substituídas pelos documentos na nuvem. Na teoria de inovação esse movimento é chamado de adaptação, pois apenas acompanha um movimento que já acontece em outros setores, de inovador mesmo não tem quase nada.

CanalTech

Ensino Superior

Universidade Estadual do Tocantins desiste do Sisu para selecionar candidatos

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) desistiu de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para preencher 48 vagas de seu vestibular. Em comunicado divulgado pelo Facebook, a instituição informa que houve "problemas técnicos junto ao Sisu" e que aguardou retorno do MEC até segunda-feira, 20, para "habilitar a seleção", mas que não houve resposta.

Terra

Universidades de SP estimam em 2% impacto financeiro de novo teto salarial

Os reitores das universidades paulistas estimam em 2% ao ano o impacto na folha de pagamento com a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, de equiparar o teto salarial das instituições de ensino superior estaduais ao das federais.

Folha de São Paulo

Apesar de projetar déficit nas contas, Unicamp garante teto salarial aprovado por Toffoli

G1

Mais de 2,5 milhões de inscrições já foram realizadas no Sisu

Os estudantes de todo o país não param de acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mais de 2,5 milhões de inscrições já foram realizadas até o momento. O número foi atualizado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no final da noite desta quarta-feira, 22 de janeiro. O candidato pode escolher até duas opções de curso das instituições participantes.

MEC

MPF recomenda que MEC suspenda as inscrições do Sisu 2020

G1

Cerca de 70% das inscrições do Sisu são feitas por dispositivos móveis

Hoje em Dia

Negócios

Bolsonaro quer mexer com mercado bilionário de livros didáticos. Veja quem mais fatura

Apesar de a palavra final ser das escolas, só são submetidos à avaliação das instituições de ensino os materiais aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) no edital. A possibilidade de mudanças nos critérios acende o alerta de dezenas de editoras no país. Os livros didáticos são as publicações mais vendidas no Brasil e o poder público, seu maior comprador. Emplacar suas coleções no guia digital que o FNDE é um passo essencial para que as escolas possam escolher determinado material didático. Também é questão de sobrevivência para autores e editores, o que, por consequência, fará com que os editores alterem suas publicações para se adequarem às novas exigências.

Gazeta do Povo

Eventos

Cinco jovens baianos vencem torneio mundial do Hackathon promovido pela NASA

Cinco estudantes baianos venceram o torneio Nasa Space Apps Challenge 2019, realizado simultaneamente em 230 cidades de 80 países, em 20 de outubro do ano passado, com a participação de 29 mil pessoas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22), pela Agência Espacial Americana (NASA).

G1

Polêmicas

Com livro de torturador na mesa, Bolsonaro debate escolas militares com Weintraub

O deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma foto de uma reunião em que participa ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da educação, Abraham Weintraub, e seu irmão, Arthur Weintraub. Segundo o parlamentar, esteve entre as pautas do encontro as escolas cívico-militares. No entanto, um item chama a atenção: sobre a mesa da reunião, encontra-se o exemplar do livro “A Verdade Sufocada – A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça”, do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Carta Capital

Outras do dia

MEC comprará mais de 7 mil bicicletas para uso de estudantes

O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciaram o processo de compra de 7.636 bicicletas, por meio do programa Caminho da Escola. Segundo o MEC, as últimas aquisições ocorreram em 2011.
As bicicletas serão usadas por estudantes, que chegam a percorrer, a pé, diariamente, 15 quilômetros para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar, segundo estudos do FNDE.

EBC

A ofensiva da extrema direita na Espanha para inibir educação sexual nas escolas

Vox estimula o veto parental, de lógica similar à do Escola sem Partido, e investe contra atividades de prevenção a assédio homofóbico, abusos sexuais e gravidez de adolescentes
As famílias precisam autorizar as oficinas e palestras dadas durante o horário escolar sobre violência de gênero, direitos LGBTI, assédio na escola, xenofobia... No Brasil, o Escola sem Partido não conseguiu aprovar uma lei nacional contra “doutrinação” nas escolas, mas seu efeito se faz sentir no cotidiano dos professores, que passaram a ter as aulas policiadas por alunos e seus pais. Na Espanha, embora a medida não corresponda a um clamor das famílias (as queixas sobre esse tipo de atividade são pontuais em todo o país), sua implementação tem vítimas. Quem dá essas palestras dentro e fora de Múrcia tem sido alvo do partido Vox ou sente os efeitos da polêmica.

El País