quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Notícias de Educação - 29/jan/2020

Clipping Focando Educação

Gestão

Bolsonaro vai ouvir Weintraub para definir futuro do ministro da Educação

Titular da pasta está sob fogo amigo pela forma como lidou com a crise dos erros nas provas do Enem, mas tese de que houve sabotagem pode lhe dar sobrevida.
O presidente Jair Bolsonaro terá uma conversa com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para definir o futuro dele na pasta, após a decisão da Justiça de suspender a divulgação dos resultados do Sisu em razão de erros verificados em notas do Enem.

G1

MBL pede demissão do ministro da Educação e diz que permanência fere promessa eleitoral

Folha de São Paulo

Usuários do Twitter levantam hashtag #ForaWeintraub

Correio Braziliense

MEC vai contratar 540 militares da reserva para escolas cívico-militares

O Ministério da Educação pretende contratar até 540 militares da reserva das Forças Armadas para atuarem em 54 escolas cívico-militares neste ano. O processo de seleção será publicado em edital, no Diário Oficial da União. A ideia é que o Ministério da Defesa libere os profissionais a partir de abril, para que comecem as atividades ainda no primeiro semestre do ano.

Correio Braziliense

Como a tecnologia está transformando a sala de aula? Executivos debatem futuro da educação

A educação na era da tecnologia passa por mudanças mais lentas do que vistas em outros segmentos. Porém, executivos da área garantiram, durante evento promovido pelo Credit Suisse nesta terça-feira (28), que elas seguem contribuindo para o aperfeiçoamento e desburocratização de alguns processos.

InfoMoney

Inclusão

Os desafios para as escolas garantirem os direitos dos estudantes trans

A possibilidade de travestis e transexuais utilizarem seus nomes sociais nos registros escolares da educação básica é, sem dúvida, um ganho para a população LGBT+.
Ainda assim, há desafios. Uma pesquisa aplicada pelo IBTE em 2019, chamada “As Fronteiras da Educação: A realidade dxs estudantes trans no Brasil” mostra que a transfobia escolar ainda é um ofensor para que alunos transexuais se integrem aos ambientes escolares, provocando a evasão.

Carta Capital

Política partidária

Governo do Rio troca nome de escolas de escritores e professores para militares

O Diário Oficial do Rio de Janeiro desta segunda-feira (27) trouxe a criação de nove escolas estaduais. Dessas, oito passam a ter nomes homenageando policiais e bombeiros militares. As novas escolas estão no lugar de outras que já existiram, e que homenageavam professores, escritores, artistas e humanistas, como Rachel de Queiroz, Carlos Heitor Cony, Zilda Arns e Luiz Melodia.

iG

Estatística, pesquisas e estudos

95% dos cursos de ciências contábeis avaliados pelo Enade 2018 são presenciais

O resultado de 2018 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constatou que, dos 1.101 cursos avaliados na área de ciências contábeis, 1.053 são presenciais, representando 95%. O levantamento destacou a predominância das instituições privadas, que concentraram 956 dos 1.101 cursos dessa área de avaliação, número correspondente a 86,8% dos cursos avaliados.

Inep

Avaliação

STJ libera divulgação do resultado do Sisu

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, decidiu hoje (28) liberar a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A divulgação pelo Ministério da Educação (MEC) estava prevista para esta terça-feira, mas foi suspensa por uma liminar da Justiça de São Paulo, que também impediu o início das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni).

EBC

Resultado do Sisu 2020 é liberado após STJ atender recurso do MEC em ação sobre erro no Enem

G1

Inscrições para o Prouni serão prorrogadas em um dia

iG

Justiça autoriza divulgação do Sisu, mas não alivia crise de Weintraub no MEC

El País

Bolsonaro diz que vai apurar se problema na correção do Enem foi erro do governo, falha humana ou sabotagem

G1

MEC nega prejuízo em notas do Enem por falha e indica que questões não foram pré-testadas

Terra

Responsável por ação contra Sisu pede agora que MEC responda 172 mil e-mails com dúvidas sobre o Enem

G1

Negócios

Startup de educação forma pessoas para trabalhar no Nubank e iFood

As startups brasileiras brigam por mão de obra qualificada. Recentemente, empresas como Nubank e Gympass fizeram aquisições de outras startups em busca de especialistas em tecnologia. Foi ao perceber essa demanda do mercado que Guilherme Junqueira decidiu criar a Gama Academy, edtech focada em formar pessoas para o mercado de tecnologia e inovação do país.

Exame

Eventos

Ensino de ciências para crianças em idade escolar

A Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp) promoverá, nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2020, em Campinas (SP), o curso “Ensino de ciências para crianças em idade escolar”.

Fapesp