segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Notícias de Educação - 03/fev/2020

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Pesquisadores mostram desafios no ensino de inglês

No Brasil, só 10,3% dos jovens de 18 a 24 anos dizem saber o idioma
Formar melhor os professores e definir formas de ensinar que sejam mais atraentes aos estudantes são alguns dos principais desafios que o Brasil deve enfrentar para de fato aprender inglês.

EBC

Dicas

6 aplicativos gratuitos para contar histórias

A arte de contar histórias é fundamental para transformar a maneira como os estudantes se conectam com a leitura. Com efeitos sonoros, cenários e personagens animados, esse momento pode ser ainda mais lúdico e interativo. Pensando nisso, o Porvir elaborou uma lista de seis aplicativos gratuitos que podem ser utilizados por educadores.

Porvir

Gestão

Gastos com educação têm menor valor em 4 anos em governo Bolsonaro

As despesas do governo federal com educação foram as mais baixas em quatro anos em 2019, primeiro ano da administração do presidente Jair Bolsonaro, num período marcado por queda nas despesas com pessoal e não utilização de reserva para contratação de professores universitários.

MSN

Bandeira do governo Bolsonaro, escolas iniciam ano letivo sem militar

Uma das principais apostas do presidente Jair Bolsonaro para melhorar o desempenho educacional no País, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares vai começar o ano letivo sem a presença das Forças Armadas nos colégios. Também não há ainda a definição de todas as unidades que receberão o modelo, piloto em 2020, e diretores esperam do governo os recursos prometidos.

Terra

Arnaldo Lima ficará no MEC até apresentação do Future-se ao Congresso, diz Weintraub

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou o desligamento do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, e disse que ele permanece no cargo até a apresentação do projeto Future-se ao Congresso - iniciativa que tem por objetivo criar novos canais de financiamento para as universidades públicas.

Gazeta do Povo

Inclusão

Unesp expulsa 30 alunos por fraudes nas cotas raciais

A Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) expulsou 30 estudantes que por fraude nas cotas raciais em vestibulares anteriores a 2020. Segundo a reitoria da instituição, são pessoas que se autodeclararam como pretos ou pardos no processo seletivo e foram denunciados, após procedimento de averiguação eles foram desligados.

Terra

Leis e políticas

Projeto inclui professor adjunto de educação infantil no magistério municipal do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei que inclui o cargo de professor adjunto de educação infantil (PAEI) nas funções do magistério da rede pública municipal de Educação.

Extra

MG: Estado adota Currículo Referência para educação infantil e ensino fundamental

A volta às aulas nas redes estadual e municipais de Minas Gerais traz uma novidade na sistemática de ensino. Começa a valer o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ele é organizado por habilidades, competências e por ano de escolaridade, descrevendo tudo o que o estudante aprenderá ao longo de cada série.

Hoje em Dia

Política partidária

Parlamentares preparam ofensiva contra Weintraub

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deverá ser alvo de artilharia de parlamentares de vários partidos na retomada dos trabalhos do Congresso nesta segunda-feira, 3. A crise provocada pelos erros nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou deputados da oposição a prepararem uma ofensiva contra o ministro. O objetivo é aumentar a pressão sobre o chefe da pasta.

Terra

‘Só o pessoal Paulo Freire’ fala mal do MEC, diz Eduardo Bolsonaro

MSN

Estatística, pesquisas e estudos

Matrículas em creches públicas crescem em 2019; ensino médio em tempo integral também registra crescimento

As matrículas em creches públicas cresceram e, em 2019, atingiram 2.456.583 crianças de 0 a 3 anos. O número é 4,4% maior que o do ano anterior, quando 2.352.032 crianças foram matriculadas em unidades escolares. Os dados fazem parte do Censo Escolar 2019, que traz um retrato da educação básica brasileira, divulgado nesta sexta-feira, 31 de janeiro. A pesquisa é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Os resultados foram apresentados, em primeira mão, para o Conselho Nacional de Educação (CNE), durante reunião da Câmara da Educação Básica, nesta quinta-feira, 30.

Inep

Número de alunos no Brasil volta a cair pelo terceiro ano consecutivo

iG

Unesco: 47% de crianças refugiadas no mundo não vão à escola

Em todo o mundo, 47% das crianças refugiadas sequer foram matriculadas na educação primária, e 84% dos adolescentes na mesma condição (entre 15 e 17 anos) não frequentavam a educação secundária em 2016. As informações fazem parte da publicação Proteção do Direito à Educação dos Refugiados, lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Hoje em Dia

USP é a universidade mais internacionalizada do Brasil; confira o ranking

A Times Higher Education, organização responsável por elaborar rankings das melhores universidades do mundo, divulgou recentemente uma lista das universidades mais internacionalizadas do mundo.
Entre as 5 primeiras do ranking estão cinco instituições de Hong Kong: a City University of Hong Kong (em 1º), a University of Hong Kong (em 2º), e a Chinese University of Hong Kong (em 5º). Fecham o top cinco duas universidades suíças: a EPFL (em 3º lugar) e a ETH Zurich (em 4º).

MSN

Avaliação

Do vazamento da redação ao erro na oferta de vagas para deficientes: 6 erros do Enem e do Sisu 2019

Apesar de ter sido classificado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, como "o melhor Enem da história", a última edição da prova foi marcada por uma série de falhas desde a sua aplicação. Com a divulgação dos resultados do exame, diversos problemas foram evidenciados e questionados pela Justiça.

Terra

Desempenho de alunos do ensino médio da rede estadual de SP cai em Português e Matemática

O desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo teve queda em Língua Portuguesa e Matemática. É a primeira vez desde 2013 que se registra piora no indicador de aprendizado nas duas disciplinas avaliadas pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Terra

Opinião

Brasil, o país que perpetua desigualdade desde o berço

Não podemos ficar esperando a universalização das creches por meio de modelos caros e tradicionais enquanto a desigualdade social se perpetua no Brasil justamente para as crianças que mais precisam. Afinal, quando poderemos universalizar o acesso a estímulos de qualidade na fase mais importante do desenvolvimento do ser humano?

Nexo

Ensino Superior

Apesar de decisão, batalha judicial sobre o Sisu continua

Advocacia-Geral da União ainda atua em 50 ações; Inep afirma que não há mais erros nas notas
A batalha nos tribunais com questionamentos ao resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) prossegue, apesar de o governo Jair Bolsonaro ter conseguido na Justiça a liberação dos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Folha de São Paulo

Medo do mercado e burocracia: por que doação para universidade pública não deslancha no Brasil

O ano de 2019 foi mais um marcado pelo contingenciamento do orçamento das universidades federais. Desta vez, foram cerca de R$ 2,2 bilhões, o equivalente a 30% das verbas discricionárias das instituições de ensino federais ficaram bloqueados entre abril e outubro, até o governo federal conseguir entradas suficientes para descongelar os recursos. Em outros países, para não depender exclusivamente dos repasses do governo, universidades norte-americanas e europeias têm nos fundos de endowment (doação) uma importante fonte de recursos. Mas as doações voluntárias de ex-alunos ou da comunidade próxima à universidade ainda são novidade no Brasil.

Gazeta do Povo

Capes promete diálogo com academia e defende liberdade de pesquisa

Novo presidente disse que manterá programas de apoio à pós-graduação
O novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto, pretende expandir o “apoio à pesquisa voltada à solução dos problemas nacionais”.

EBC

Eventos

Em maratona de criação de jogos, alunos comem pizza e dormem em sala de aula na USP São Carlos

O grupo de 23 estudantes que está participando do Global Game Jam, uma das maiores maratonas de criação de games do mundo, está se alimentando de pizza e dormindo na própria sala de aula na Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos.
O evento vai até domingo (2) e tem cerca de 50 mil participantes de várias partes do mundo. O objetivo é criar um jogo em 48 horas, além de divertir e explorar novas ferramentas da tecnologia.

G1