quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Notícias de Educação - 05/fev/2020

Clipping Focando Educação

Dicas

Com GIFs e aprendizagem adaptativa, plataforma oferece conteúdos alinhados à BNCC

Criada na Inglaterra, a Seneca organiza conteúdos em textos curtos, resumos e mapas mentais
Gratuita e aberta a alunos, professores e pais, a Seneca (como o filósofo romano Sêneca, o Jovem) é uma plataforma de aprendizagem adaptativa que apresenta conteúdos de acordo o ritmo de aprendizagem do aluno. Voltada para ensino fundamental 2, ensino médio e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ela se destaca por trabalhar com textos curtos, resumos e mapas mentais, sempre acompanhados de imagens para facilitar a retenção das informações.

Porvir

Gestão

Não é só corte de cabelo: leia o manual de gestão das escolas cívico-militares

Civismo, honestidade e respeito. Divisões de tarefas, da direção da escola ao corpo de monitores. Canto do hino e hasteamento da bandeira nacional. Esse e outros temas estão descritos com detalhes no Manual de Gestão que as escolas cívico-militares deverão seguir no ano letivo de 2020. Com 324 páginas, ele traz metas que devem ser alcançadas pelas escolas, instruções aos professores e obrigações dos alunos.

Gazeta do Povo

Manual das Escolas Cívico-Militares prioriza a formação integral dos estudantes, o projeto pedagógico e a gestão escolar

MEC

Aluno-xerife, beijo punido, hino de cor: um dia em uma escola militar

Uol

Assim como o GDF, MEC vai exigir cabelo preso em escola cívico-militar

Correio Braziliense

Pulseira inteligente Schood promete facilitar vida nas escolas

Se depender da tecnologia, estão contados os dias de quem pede para o amigo gritar “presente” na hora da chamada na sala de aula. Isso porque a Positivo começou a oferecer no mercado uma pulseira inteligente para facilitar a vida de alunos, professores e funcionários nas escolas. Chamada de Schood, a pulseira é capaz de informar a localização dos estudantes dentro das escolas e também auxiliar em atividades em classe – e até na fila da cantina.

MSN

Profissionais da Educação

PI: Educação pública estadual entra de greve a partir da próxima segunda

Professores pedem reajuste do piso salarial em 12,84% e alega falta de prazo e de respostas por parte do governo. Início do ano letivo fica prejudicado.
O ano letivo nas escolas públicas estaduais do Piauí está sem data para começar neste 2020. Isto porque os professores da Educação do Estado aprovaram, em assembleia realizada hoje (04), a greve geral da categoria pedindo o reajuste salarial de 12,84%. O movimento começa a partir da próxima segunda-feira (10).

O Dia

MG: Servidores da Educação fazem assembleia geral para definição de indicativo de greve

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais convoca educadores para assembleia geral da categoria nesta quarta-feira (5), na capital, Belo Horizonte. Na pauta, possibilidade de greve.
A coordenadora regional do Sind-UTE, Maria Helena Gabriel, explica que a categoria tenta ser ouvida pelo governo de Romeu Zema (Novo), mas não consegue.

JM

Leis e políticas

Nota do Enem poderá contabilizar exames feitos nos primeiros anos do ensino médio

O Projeto de Lei 6334/19 determina que os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelos estudantes da primeira e segunda série do ensino médio sejam considerados para ingresso nas instituições federais de ensino superior (Ifes) e para acesso aos benefícios de programas como o financiamento estudantil (Fies) e Universidade para Todos (Prouni).
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Educação básica registra queda de 1,2% nas matrículas, aponta censo do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na sexta-feira (31) os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019, que tem informações sobre o ensino infantil, fundamental e médio no Brasil. Os principais destaques são a queda de matrículas no ensino médio e o aumento na procura por creches públicas.

G1

Avaliação

MEC quer Saeb para todos as séries da educação básica e mudar Enem a partir de 2024

O governo Jair Bolsonaro quer promover mudanças no Saeb e ampliar a avaliação federal para todos as séries da educação básica, incluindo o 1º ano do ensino fundamental —o que significa provas para crianças de 6 anos. A cúpula da pasta insiste com as mudanças, que não têm respaldo da área técnica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Folha de São Paulo

MEC quer criar teste para medir rapidez na leitura das crianças

Terra

Como acontece uma avaliação de fluência em leitura

O Estadp de São Paulo

Ensino Superior

'Fazer pós representa esforço e isso faz diferença para o selecionador'

Não se trata de uma decisão simples: é melhor cursar uma pós logo depois da graduação ou depois de um período no mercado de trabalho? O que é mais interessante: uma especialização ou um MBA? E quanto ao formato: é melhor buscar um curso presencial ou um modelo a distância?
O professor Marcelo Boschi, doutor em Administração e coordenador do MBA em Marketing Estratégico da ESPM Rio, aponta uma das principais recompensas para quem decide embarcar em uma pós: tornar-se mais valioso para o mercado de trabalho.

Terra

Eventos

Senado aprova convite para Weintraub dar esclarecimentos sobre Enem 2019

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (4) o convite do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar esclarecimentos sobre erros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

G1

Policiais e jurídicas

Justiça obriga UFRN a matricular em Medicina estudante que questionou classificação no Sisu

A Justiça determinou que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte garanta a matrícula no curso de Medicina de uma estudante que questiona a classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o processo que tramita na Justiça Federal, a candidata teve nota de 769,21 - maior que a dos três últimos colocados na ampla concorrência para o curso. A decisão é liminar.

G1

Enem: “Estudantes podem mobilizar o MP para pedir reparação”

A decisão do Supremo Tribunal de Justiça de derrubar a liminar que suspendia a divulgação dos resultados do Sisu, no dia 28 de janeiro, deu encaminhamento ao imbróglio do Enem, mas o caso pode não ter sido resolvido por completo. Especialistas entendem que a medida ainda não é capaz de trazer a segurança esperada ao processo, além de suspeitar que estudantes podem, de fato, ter sido prejudicados com a falha.

Carta Capital