terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Notícias de Educação - 11/fev/2020

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Mobilização coletiva de acolhimento de alunos reduz bullying em escola

Mudanças promovidas na Escola do Ensino Fundamental Bairro Nossa Senhora da Conceição, em Juquitiba, interior de São Paulo, tiveram como resultado uma diminuição dos casos de bullying no estabelecimento de ensino. A experiência vitoriosa foi desenvolvida com base no projeto de pós-doutorado da enfermeira Pamela Lamarca Pigozi, que o desenvolve no âmbito da Faculdade de Saúde Pública, na Universidade de São Paulo (USP).
Para combater a prática de bullying nas turmas, definiu-se que os alunos teriam à disposição três instrumentos: rodas de conversa, um jornal comunitário e a caixa de diálogo. Todos eles selecionados coletivamente e pertencentes à linha da metodologia participativa.

EBC

Gestão

Proposta de Guedes em Davos, vouchers para creches não têm consenso científico

Especialistas que apoiam a ideia afirmam que é preciso testá-la em pequenos projetos-piloto, enquanto críticos defendem outras medidas
Ao tratar em Davos de um “gigantesco programa de vouchers para educação nos primeiros estágios”, o ministro da Economia, Paulo Guedes, esquentou o debate sobre o modelo. Nele, defensores e críticos, concordam em um ponto: ainda não há consenso científico sobre seu impacto na qualidade da oferta.

O Globo

MEC lança Plano de Dados Abertos

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, o Plano de Dados Abertos para o biênio de 2020 a 2021. A entrega é parte do Plano de Transformação Digital do MEC, que contribuirá com a promoção da cultura de transparência pública.
Agora, os dados de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão disponíveis em formato aberto no Portal Brasileiro de Dados Abertos do governo federal e em página específica do MEC.

MEC

Wagner Vilas Boas de Souza assume Secretaria de Educação Superior

Wagner Vilas Boas de Souza é o novo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. O servidor público, que já foi diretor de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, está de volta à pasta após pouco mais de três meses trabalhando na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), onde é concursado. A informações foi divulgada nesta segunda-feira (10) por meio de nota oficial.

R7

Profissionais da Educação

RJ: Educação estadual investe R$ 140 milhões para ampliar carga horária de professores

Para garantir professores em sala de aula, a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) está investindo R$ 140 milhões somente com a ampliação da carga horária dos profissionais concursados da rede, por meio das GLPs (Gratificação por Lotação Prioritária).

Extra

Leis e políticas

Desempenho escolar e transparência pública poderão definir distribuição de royalties

O Projeto de Lei 6244/19 altera as regras de divisão dos royalties arrecadados na exploração de petróleo e gás natural pelos regimes de concessão e de partilha. O objetivo é redistribuir os recursos entre estados, Distrito Federal e municípios de acordo com o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e na Escala Brasil Transparente (EBT).

Câmara

Política partidária

Empresário elogia “pulso firme” de Weintraub para “mudança ideológica” na Educação

Um empresário ouvido de forma anõnima pela coluna Painel SA, na edição desta segunda-feira (10) da Folha de S.Paulo, diz elogiou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dizendo que o olavista tem “pulso firme para promover a reforma ideológica na educação, tão desejada por setores da sociedade que apoiam Bolsonaro”.

Fórum

Policiais e jurídicas

Justiça determina que União suspenda multa ao reitor da UFSC

A 2ª Vara Federal de Florianópolis determinou que a Advocacia Geral da União (AGU) suspenda a multa dada ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, e a advertência dada à vice-reitora, Alacoque Lorenzini Erdmann, até o julgamento final da ação. Os dois receberam penalidades em janeiro com base em um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

G1