quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Notícias de Educação - 20/fev/2020

Clipping Focando Educação

Projetos

Estudantes criam jogo de xadrez com personagens da Grécia e Roma antiga

Depois de pesquisarem sobre a Antiguidade Clássica, a turma foi dividida em três equipes que semanalmente se revezavam em três frentes de trabalho.
Depois de dois meses de muito trabalho, o “Xadrez do Mundo Antigo” ganhou vida.

Porvir

Gestão

Descontos nas mensalidades das escolas ajudam pais a manter qualidade da educação dos filhos

Pesquisas recentes revelaram que as escolas privadas no Brasil perderam 351 mil alunos do ensino médio entre 2014 e 2018, valor equivalente a quase um terço (27%) do número de estudantes que possuía.
Nesse cenário, os pais e alunos que buscam por ensino de qualidade acabam procurando outras alternativas, como instituições federais ou militares. Entretanto, a busca por bolsas de estudo é a alternativa que mais tem crescido nos últimos tempos.

Terra

Cuidado com o rótulo: nem toda a criança sofre de déficit de atenção

Na escola, os professores devem observar algumas características: o aluno não tem posição na cadeira (provavelmente porque não consegue respirar direito), está sempre cansado, troca o som de algumas letras, é uma criança ‘desligada’, está sempre com olheira e de boca aberta, mesmo na hora do lanche.
“Uma pesquisa aponta que 30% das crianças atendidas pelo hospital infantil Sabará são respiradores bucais, mas a maioria dos professores desconhece a síndrome e confunde com TDHA”, avalia.

R7

Profissionais da Educação

Professores da rede municipal de BH aprovam greve para depois do carnaval

Professores da rede de ensino de Belo Horizonte decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira, entrar em greve a partir da próxima quinta-feira, data em que aulas voltam depois do recesso de carnaval. A categoria reivindica aumento no valor dos vencimentos, além do pagamento de parcelas atrasadas.

Estado de Minas

Leis e políticas

Relatório do Fundeb deve ter ajuste para reforçar regras sobre inclusão do salário-educação

Mudanças serviriam para deixar claro que somente a cota federal da contribuição poderá compor a complementação da União ao fundo da educação básica
O relatório da PEC do Fundeb, o fundo de financiamento da educação básica, apresentado pela deputada Dorinha Seabra (DEM-TO) nesta terça-feira, pode sofrer ajustes da própria relatora no dispositivo que permite o uso de recursos do salário-educação na complementação devida pela União.

O Globo

Deputados de MG aprovam em 2º turno reajuste para segurança, educação e outros setores; texto segue para aprovação do governador

Estado passa por crise financeira e reajustes vão aumentar gastos com funcionalismo. No texto da segurança, emenda amplia categorias do executivo beneficiadas com reajustes.
Com uma folha de pagamento que consome quase metade do orçamento do estado, está difícil fechar a conta em Minas. Somente a dívida com a União supera os R$ 93 bilhões. Em 2020, a previsão é que o rombo orçamentário chegue a R$ 13,29 bilhões.

G1

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil é o 4º país que mais envia estudantes para a Austrália

Em 2019, a Austrália recebeu mais de 26 mil estudantes brasileiros em programas de intercâmbio, segundo dados oficiais de seu Departamento de Educação. Para potencializar as parcerias internacionais, o governo australiano desenvolveu uma plataforma para os interessados em estudar fora, e convida brasileiros a conhecerem seus programas de bolsas de estudo.

O Estado de São Paulo

Opinião

Como tornar a educação mais criativa

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida em todas as áreas do conhecimento. O estímulo pode ocorrer a todo instante, no entanto, é preciso observar que à medida que os estudantes vão avançando nas séries, deixamos esse estímulo de lado para dar conta de conteúdos curriculares, e isso é um grande equívoco.

Uol

Ensino Superior

Corte de novos professores, de auxílios e aulas ameaçadas: os impactos nas universidades e institutos federais após MEC vedar gastos com pessoal

Ao menos 7 instituições federais de ensino suspenderam a contratação de profissionais
Universidades e institutos federais do país passaram a suspender a contratação de novos profissionais – inclusive de servidores que já haviam sido aprovados em concursos – depois de o Ministério da Educação (MEC) enviar um ofício que veda o aumento de despesas com pessoal ativo e inativo que não estejam previstos no orçamento de 2020.

G1

Negócios

Empresa de educação lança programa socioemocional em parceria com o Instituto Ayrton Senna

A Conexia Educação, empresa do Grupo SEB, firmou parceria inédita com o Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento de uma solução exclusiva focada no desenvolvimento de competências socioemocionais para escolas privadas de Educação Básica - O My Life Educação Socioemocional. A nova solução irá proporcionar às escolas a formação integral de seus alunos, preparando-os para os desafios do século XXI, além de cumprir a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Terra

Eventos

Evento discute caminhos para conectar empreendedorismo social e educação

Porvir, Oi Futuro e British Council promovem encontro entre representantes dos dois campos. Debate é ponto de partida para produção de conteúdos destinados a apoiar redes públicas e educadores

Porvir

Projeto de educação precoce do DF vai representar o Brasil em Viena

A educação precoce é uma série de estímulos que ajudam o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças que nasceram prematuras ou com alguma deficiência. O Distrito Federal tem o programa Educação Inclusiva e Integral há mais de 30 anos e participou, recentemente, do Zero Project: um projeto de uma instituição austríaca que premia práticas educacionais inovadoras. Mesmo não ficando entre as finalistas, educadoras do programa aqui do Distrito Federal foram convidadas para discursar durante o evento de premiação, que acontece entre 19 e 21 de fevereiro em Viena.

EBC

Policiais e jurídicas

Ministério Público ajuíza ação para que governo de Minas garanta matrícula de alunos no Estado

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou nesta quarta-feira (19) uma ação civil pública para que o governo de Minas seja obrigado a garantir a matrícula de estudantes em todo o Estado. A medida foi tomada um dia depois de a Prefeitura de Belo Horizonte pedir socorro ao órgão devido aos problemas no sistema estadual.

Hoje em Dia

Polêmicas

Bolsonaro diz que Educação não pode piorar: “Estamos em último”

O titular do MEC, Abraham Weintraub, vem sendo criticado por erros nas notas do Enem e suas dificuldades ortográficas
Segundo o mandatário da República, já estamos em “último lugar” nessa área. “A vantagem da educação no Brasil é que a gente não pode piorar mais. Já estamos em último lugar. Tanto é que forma jornalistas incompetentes”, disparou, aproveitando para alfinetar novamente a mídia.

Metrópoles

Balbúrdia, plantação de maconha e bloqueio de recursos: os ataques de Weintraub às universidades

Nomeado para comandar o Ministério da Educação em abril de 2019 após a gestão relâmpago de Ricardo Vélez Rodríguez, o ministro Abraham Weintraub assumiu o cargo dizendo que iria “acalmar os ânimos” e “pacificar” o MEC. Com menos de um ano na frente da pasta, Weintraub coleciona polêmicas - da acusação de "balbúrdia" nos câmpus das universidades federais à declaração de que há plantações de maconha nas unidades de ensino, passando por cortes no orçamento e restrição a pesquisas - e um pedido de impeachment.

O Estado de São Paulo

Outras do dia

Alunas de escola de Blumenau são proibidas de usarem shorts pela direção

A proibição das alunas da escola catarinense Elza Pacheco, em Blumenau, de usarem shorts gerou polêmica na última terça-feira (18). Pais e alunas criticaram a medida adotada pela direção do colégio.

MSN