sexta-feira, 6 de março de 2020

Notícias de Educação - 06/mar/2020

Clipping Focando Educação

Gestão

Unesco convoca reunião de emergência com os ministros da Educação para dia 19

A discussão será feita através de videoconferência e o objetivo é juntar os ministros da Educação na partilha das estratégias de cada país para assegurar que o acesso ao ensino não sofre grandes consequências com a propagação do vírus.

SIC

Escola cívico-militar: discussão é suspensa por três meses para conselho estudar modelo em Campinas

O Conselho Municipal de Educação de Campinas (SP) pediu mais tempo para estudar o programa e suspendeu por três meses o modelo cívico-militar indicado para ser implantado na Escola de Ensino Fundamental Odila Maia Rocha de Brito. A reunião com a entidade foi organizada pela prefeitura, após o Ministério Público contestar a forma como o Executivo havia abordado o tema em dezembro de 2019.

G1

Profissionais da Educação

MPF recomenda que municípios de MT respeitem o piso salarial dos professores da rede de educação básica

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Barra do Garças (MT), recomendou a seis municípios da região do Vale do Araguaia que regularizem a situação do piso salarial dos professores, em integral cumprimento à Lei nº 11.738/08, assegurando revisão anual da remuneração, para fins de garantir a continuidade da observância do piso nacional dos professores. Os municípios são Araguaiana, Canarana, Luciara, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, e Santa Terezinha.

Circuito MT

MG: Sind-Rede/BH diz que greve dos professores continua, mesmo com decisão judicial

Tribunal de Justiça de Minas Gerais acatou um pedido da prefeitura de Belo Horizonte exigindo a suspensão da paralisação, sob a justificativa que ela é ilegal
Em nota enviada à imprensa na noite desta quarta-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH) afirmou que a greve dos professores vai continuar, mesmo com a decisão judicial que suspende a paralisação, sob pena de multa.

O Tempo

Professores decidem manter greve da rede estadual em Minas

Estado de Minas

Governo do Pará negocia com servidores da Educação estadual

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), recebeu, na manhã desta quinta-feira (5), na sede do órgão, uma comissão de professores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), para tratar de assuntos referentes a valorização da categoria como reajuste salarial, lotação de professores, concursos públicos, plano de obras para as escolas, entre outros assuntos.

Pará

Reunião entre sindicalistas da educação e governo do Acre termina sem acordo

Uma reunião a portas fechadas com a diretoria do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (SinproAcre), assessores especiais do governo e representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) acabou com os ânimos acirrados.

AC 24 Horas

Greve na educação municipal de Teresina inicia em 10 de março

Começa no dia 10 de março a greve na educação do município de Teresina. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4) na Assembleia Geral do Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) e a categoria exige a concessão integral do reajuste do piso do magistério previsto na Lei Federal 11.738/2008 em vigor desde 1° de janeiro em 12,84%.

Piauí Hoje

Inclusão

DF: Turma da Mônica será usada no combate a violência contra a mulher

Os alunos de escolas públicas do Distrito Federal vão ter atividades de conscientização sobre relações respeitosas entre homens e mulheres neste mês. O projeto conta com um apoio especial para dialogar com os estudantes, os personagens da Turma da Mônica.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Maia diz que comissão da Câmara deve aprovar novo Fundeb na semana que vem

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao blog nesta quinta-feira (5) que a comissão especial criada para debater o novo Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, deve aprovar proposta sobre o tema na semana que vem.

G1

Política partidária

“Paulo Freire e kit gay não têm vez”, diz Weintraub ao apresentar material didático

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quinta-feira (5) que “Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC”. A declaração foi dada por meio da conta oficial do ministro no Twitter, enquanto ele divulgava uma amostra do material feita pelo pelo secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim.

IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

Mulheres estão à frente da gestão escolar e da maior pesquisa estatística educacional do país

A educação básica brasileira é gerida, predominantemente, por mulheres. Nas 180,6 mil unidades escolares do país, mais de 80% dos gestores são do sexo feminino. É o que mostram os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019. A maior pesquisa estatística educacional brasileira, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou, pela primeira vez, nesta edição, os primeiros dados sobre quem são os gestores das escolas brasileiras.

Inep

Meninas brasileiras avançam e superam desempenho de meninos em ciências

O português ainda é dominado pelas meninas, e a matemática, pelos meninos. Em ciências, porém, elas tomaram um fôlego maior, e o jogo empatou.

Folha de São Paulo

SP: Número de alunos estrangeiros na rede pública cresce 42% na capital

Situações como a guerra na Síria, as tragédias naturais no Haiti, os conflitos étnicos do Congo, a crise econômica venezuelana e a política na Bolívia reverberaram na capital paulista e trouxeram para cá famílias que fugiram dessas circunstâncias. Com isso, o número de alunos estrangeiros na rede pública de educação teve um salto. Só de 2016 para cá, o aumento foi de 42% nas escolas estaduais e municipais da cidade

MSN

Opinião

Escolas públicas diferenciadas e o desafio da gestão da política educacional

O que me fica como primeira pergunta é o que faz uma escola pública se destacar em relação às demais? As evidências científicas são claras: um bom diretor, que cria uma cultura de colaboração na equipe e com a comunidade, incluindo os pais e moradores do entorno, forte investimento em formação continuada em serviço para os professores, ligada ao que está sendo trabalhado em sala, e foco na aprendizagem dos alunos.
Um bom gestor escolar com certeza deixa sua marca.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Weintraub tem 15 dias para explicar declaração sobre drogas em universidades

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 15 dias para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, explicar declarações que deu ao “Jornal da Cidade”. Na entrevista, o ministro afirmou que as universidades federais fazem doutrinação, além de plantar maconha de forma extensiva e utilizar laboratórios de Faculdades de Química para produzir drogas sintéticas. O titular da pasta não é obrigado a se manifestar, ele só se manifestará sobre o assunto se quiser.

iG

Agência de intercâmbio aplica golpes com prejuízo estimado em R$ 1 milhão, diz Procon

Dezenas de pessoas que contrataram a Agência Mundi para organizar um intercâmbio para 8 países caíram em um golpe que pode passar de R$ 1 milhão, de acordo com o Procon.

G1

Polêmicas

Estudantes de colégio particular do Recife postam foto fazendo saudação nazista

Um grupo de estudantes do Colégio Santa Maria, instituição particular de Recife, publicou uma imagem nas redes sociais fazendo saudação nazista em sala de aula. Na foto, já excluída das plataformas, dez alunos fazem a saudação a um outro estudante, à frente, de casaco preto. O ato teria sido organizado pelos estudantes durante eleição de um orador da turma.

Carta Capital

Outras do dia

Adolescente de 13 anos confirmada com coronavírus é aluna do colégio Bandeirantes

A adolescente de 13 anos confirmada com coronavírus é estudante do colégio Bandeirantes, na zona sul de São Paulo. A escola, uma das mais tradicionais da capital, enviou comunicado aos pais para tranquilizar sobre a situação. A estudante não frequentou as aulas desde que voltou de viagem da Itália.

Terra