quarta-feira, 25 de março de 2020

Notícias de Educação - 25/mar/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Com tempo em casa? Estes cursos online são de graça

A fim de evitar a disseminação do novo coronavírus, autoridades sanitárias têm recomendado que as pessoas fiquem em casa. Para quem quiser aproveitar esse tempo para colocar os conhecimentos em dia, universidades e plataformas de streaming oferecem cursos gratuitos pela internet.

Nexo

Como funciona o Google Classroom, app que pode ajudar na quarentena

MSN

MG: Professores criam aulas para alunos estudarem online; veja como participar

Hoje em Dia

Prefeitura de São Paulo oferece cursos online gratuitos

R7

Cursos online para professores que buscam novas estratégias para ensinar

Porvir

Instituições têm cursos a distância durante quarentena do coronavírus

Portal Correio

Instituto Federal de Rondônia oferta 29 cursos on-line de forma gratuita

MEC

Editores internacionais liberam conteúdos gratuitos para combate ao coronavírus

MEC

Educação Básica tem maior dificuldade de se adaptar a aulas on-line durante a Covid-19

Migalhas

Em meio a pandemia, Alerj tenta aprovar educação em casa

A regulamentação da educação domiciliar será votada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (25). A proposta facilita, em linhas gerais, a emissão de diploma para quem não frequentou colégio, mas foi educado de forma autônoma pela própria família.
Diante da suspensão de aulas por conta da pandemia do Covid-19, o Projeto de Lei, que tramitava desde maio de 2019, ganhou força por conta do isolamento e irá ao plenário em regime de urgência.

Enfoco

Homeschooling - prática de educação domiciliar ainda não é regulamentada no Brasil

InfoEscola

Órgãos divergem sobre antecipar férias escolares na quarentena em SP

A quarentena que tem o objetivo de conter o aumento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus causou situação inusitada para as escolas particulares e também um embate de como agir. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) recomendou a antecipação das férias de julho para abril e o início do ensino a distância a partir da maio. A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), por sua vez, considerou a decisão absurda e aconselhou que as aulas online comecem a partir do próximo mês.

O Estado de São Paulo

Escolas no Rio podem ficar fechadas por mais de seis meses, diz secretário

Na noite de ontem, Pedro Fernandes afirmou que a paralisação em função da pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deve durar no mínimo três meses. No entanto, já adiantou que esse prazo pode se estender por mais de um semestre.

Uol

Rio de Janeiro adia retorno das aulas e adota ensino no formato online

Uol

MG - Pandemia: escolas particulares recebem recomendação do Procon para garantir acesso à educação

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, expediu Recomendação, nesta segunda-feira (23), ao Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Minas Gerais (Sinep/MG) com o objetivo de assegurar o acesso dos estudantes aos ensinos fundamental, médio e superior durante a pandemia do novo coronavírus.

O Popular

Prefeitura de Uberlândia volta atrás e fecha totalmente as escolas

G1

ES: Educadores dizem não à Educação à Distância na rede pública

Entidades que integram o Fórum Estadual de Educação (FEE) e dezenas de educadores capixabas estão mobilizados, inclusive em uma petição online, exigindo que o governador Renato Casagrande revogue imediatamente a autorização para “a instituição de regime emergencial de aulas não presenciais por um período de até trinta dias letivos, consecutivos ou não, especificamente para o ano letivo de 2020”, em função da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Século Diário

Em meio a pandemia, academias militares mantêm alunos internados

As academias militares da Aeronáutica, Exército e Marinha têm mantido seus alunos — que vivem em regime de internato — nas instituições e não os liberam para voltar para casa. Ao contrário, escolas e universidades públicas e privadas suspenderam aulas para evitar a contaminação com a pandemia de coronavírus após ordem de decretos estaduais e municipais.

Uol

Defesa diz que não descumpre lei ao manter escolas militares abertas

Uol

UFJF suspende calendário acadêmico de 2020 por tempo indeterminado após coronavírus

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) suspendeu o calendário acadêmico de 2020 por tempo indeterminado após o avanço do novo coronavírus. A informação foi publicada através da Resolução 023/2020 na tarde desta terça-feira (24) no site da instituição.

G1

Alunos do Unidesc fazem abaixo-assinado pela redução da mensalidade

Correio Braziliense

Coronavírus: 80% dos estudantes do mundo estão sem aula, diz Unesco

R7

Com restrições causadas pelo coronavírus, consumidor pode pedir cancelamento de serviços sem ônus

Diante das restrições impostas pelo novo coronavírus com a suspensão de aulas e o fechamento temporário de academias, muitos consumidores se perguntam como fica o pagamento das mensalidades. “A pandemia atual no mundo dos contratos é muito devastadora. Quase todos foram afetados”, afirmou João Pedro Biazi, advogado e mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é permitido ao cliente pedir o cancelamento dos serviços sem ônus em situações como a emergência atual que o Brasil enfrenta.

MS

Pandemia do coronavírus pode levar fome a quem depende da merenda escolar

(...) O episódio ilustra a importância que a merenda escolar tem na vida de muitos estudantes brasileiros. Em meio à suspensão do calendário escolar para combater a pandemia da covid-19, muitos profissionais da educação se perguntam como fica a alimentação daqueles que dependem da comida da escola.

Uol

Projetos

Professora do Rio cria vídeos para contar histórias lúdicas

Unir criatividade e solidariedade neste momento é um desafio que requer esforço, dedicação e boas ideias. Foi o que conseguiu a professora de educação infantil da rede municipal do Rio, Cleide Arantes, ao produzir vídeos curtos com histórias para entreter crianças e, por extensão, os adultos confinados em casa em razão da propagação do novo coronavírus.

Terra