quinta-feira, 30 de abril de 2020

Notícias de Educação - 30/abr/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Como o ensino a distância durante a pandemia deixa pais e mães esgotados

Com professores relegados às telas, pais têm que atuar como ajudantes, monitores e funcionários da lanchonete
O envolvimento dos pais há muito tempo é considerado fundamental para o desempenho dos alunos, tanto quanto o tamanho da classe, o currículo e a qualidade dos professores. Isso nunca foi tão verdadeiro quanto agora, e em todos os Estados Unidos mães e pais pressionados para o trabalho de emergência estão achando uma das partes mais exasperantes da pandemia.

Folha de São Paulo

Sala de aula

Como promover a aprendizagem ativa durante a quarentena

Metodologia centrada no estudante também pode ser colocada em prática no período de isolamento social
Com a suspensão das aulas para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19), professores de todo o país se viram desafiados a transferir atividades para o ambiente virtual. Nesse processo, além de se apropriarem de novas ferramentas, também surge uma questão ainda mais complexa: como engajar os estudantes do outro lado da tela? Assim como já acontece no presencial, a aprendizagem ativa pode ser o caminho para envolver crianças e adolescentes em uma experiência significativa.

Porvir

Game famoso é usado em atividade escolar para alunos em quarentena

Para transformar as aulas online em um momento mais divertido para os alunos que estão em casa por conta do isolamento social para combater o coronavírus, o Sesi decidiu usar a criatividade e levar o famoso game Minecraft para os estudantes.

R7

Museu virtual como recurso didático nas aulas de História

O ensino de história deve ser realizado de maneira que inclua as novas metodologias e que faça uso da tecnologia, um recurso que abre espaço para novas formas de abordar-se os processos históricos. Entre os recursos que podem ser utilizados, estão os museus virtuais, uma nova possibilidade que permite uma análise dos acontecimaentos históricos mediante uma relação com o patrimônio cultural.

Brasil Escola

Dicas

Quarentena: uma seleção de aulas virtuais para quem precisa desanuviar e, de quebra, agregar ao currículo

O mundo dos que podem estar em casa se divide em dois grupos: os que assistem a várias lives por dia, fazem aulas de ginástica on-line, têm encontrinhos via aplicativo e estão maratonando uma penca de séries e os que estão sobrecarregados com os afazeres da casa, o homeschooling das crianças e até o home office. Em comum, está a busca por cursos bacanas que se adaptaram ao formato virtual e que estão fazendo da rotina do isolamento uma chance para aprender algo inédito. As aulas podem ser um momento para mudar de ares, descontrair da rotina imposta e acumular uma bagagem nova. De autorretrato (A.K.A selfies) ao marketing digital, passando pelo bordado da vovó, dá para aprender de um tudo nas levas de cursos que estão sendo lançados.

O Globo

Dicas para melhorar a participação dos alunos em aulas on-line

Garantir o engajamento dos alunos em sala de aula não é uma tarefa fácil, e o problema é ainda maior quando falamos em aulas on-line. No ambiente domiciliar, o aluno está sujeito a várias distrações, como o uso do celular, que não pode ser controlado durante atividades à distância. Para garantir a participação dos alunos nas aulas e, desse modo, promover um ensino de melhor qualidade, o professor deve estar atento à elaboração de suas aulas, tornando-as mais atrativas, além de promover momentos de maior interação. Para ajudar com essa tarefa, reunimos algumas dicas.

Brasil Escola

Gestão

TCU: Brasil deverá descumprir 90% das metas do Plano Nacional de Educação

O levantamento tem como base os resultados de 2019, portanto, o meio do caminho. A conclusão é tenebrosa. De acordo com os técnicos, das duas dezenas de objetivos traçados, o Brasil tem alta probabilidade de não atingir 18 deles, ou seja, 90%.

O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

Ranking internacional aponta universidades mais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU  

O Times Higher Education (THE), um dos principais institutos internacionais de pesquisa sobre qualidade das universidades, acaba de divulgar o THE Impact Rankings 2020, estudo que mede o impacto social e econômico do trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino superior na sociedade. De acordo com a pesquisa, a Universidade de Auckland, da Nova Zelândia, lidera o ranking mundial, que avaliou as universidades de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Universidade de Sidney, na Austrália, ficou em segundo lugar.

O Estado de São Paulo

Avaliação

Os efeitos da pandemia no ensino médio e na realização do Enem

O cronograma do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020 virou alvo de uma disputa entre secretários estaduais de Educação, que pedem o adiamento da prova por causa da pandemia do novo coronavírus, e o ministro Abraham Weintraub, contrário à mudança. O embate acabou na Justiça, que decidiu pela manutenção do calendário do exame.

Nexo