terça-feira, 12 de maio de 2020

Notícias de Educação - 12/mai/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Mensalidade escolar: Governo se posiciona contra descontos lineares

Nota técnica alerta ainda sobre necessidade de acompanhar qualidade do ensino à distância e garantir privacidade de alunos
Diante das controvérsias sobre as mensalidades escolares, a Secretaria Nacional do Consumidor ( Senacon ), órgão do Ministério da Justiça , acaba de editar uma segunda nota técnica sobre o tema, a primeira foi publicada em março, em que se posicionou contra descontos lineares, como propõe projetos de lei e entidades de defesa do consumidor no Brasil afora. Na avaliação da secretaria, descontos devem ser avaliados caso a caso.

iG

Pais contam como dão mais valor a professores dos filhos no isolamento

Em meio à pandemia de coronavírus, famílias acompanham mais de perto esforço dos educadores e dividem mais tempo entre trabalho e filhos
Uma pesquisa publicada nos Estados Unidos em plena pandemia do novo coronavírus apontou que 77% dos pais são favoráveis aos professores terem aumento salarial. De acordo com os dados, os pais estão acompanhando o esforço para ensinar os filhos em casa e têm valorizado mais o trabalho das escolas.

R7

‘Ruptura na aprendizagem’: Especialista avalia prejuízos na educação diante da pandemia

Em todas as fases de ensino, a pandemia deixou consequências educacionais, entre elas, o reforço da desigualdade
E de acordo com a Profª Drª Maria Dilnéia Espíndola Ferreira, especialista em educação e professora na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a pandemia deixou uma ruptura na aprendizagem e deixou os estudantes sem o suporte necessário que só a sala de aula e o contato com o professor pode trazer. O segundo impacto se refere à desigualdade.

MidiaMax

Ensino a distância na quarentena esbarra na realidade de alunos e professores da rede pública

Correndo contra o tempo, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) conseguiu colocar no ar uma plataforma gigantesca, que permite conectar alunos e professores.
A iniciativa, porém, esbarra em uma dura realidade: dificuldades dos alunos, seja pela falta de internet ou estrutura familiar, e a falta de preparo dos professores para lidar com a plataforma e todas as mudanças na forma de ensinar.

BBC

Ano letivo pode avançar 2021, mas depende de universidades

O presidente da Andife (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais), João Carlos Salles Pires da Silva, disse que reprogramação dos calendários acadêmicos depende de cada universidade, mas lembrou que o “ano civil e ano letivo não coincidem”. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Campo Grande News

Projeto autoriza distribuição de merenda a alunos de escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas

O Projeto de Lei 2159/20 autoriza a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes de escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas de educação básica durante o período de suspensão da aula em situação de emergência ou calamidade pública.

Câmara

PB: Demissão em massa na Educação deixa 8 mil funcionários apreensivos

Preocupação dos funcionários se deve a mudanças no modelo de contratação de terceirizados nas escolas da Paraíba
“Nós estamos sendo injustiçados! Estamos pagando um preço pelo que não fizemos. Este é o sentimento que muitos trabalhadores têm e falam: Mas por que está respingando na gente?”, desabafa a supervisora escolar Andreza Santuza, que ficou apreensiva após o anúncio do fim da gestão pactuada na Educação do Estado da Paraíba. Cerca de 8 mil funcionários das prestadoras de serviços Ecos e Insaúde estão preocupados com a possível perda do emprego depois das mudanças anunciadas no modelo de contratação de terceirizados nas escolas da Paraíba.

Portal Correio

DF: Alunos passarão por scanner para detectar problemas respiratórios

Alunos de escolas da rede pública de saúde passarão por um scanner para detectar problemas respiratórios antes de entrar na instituição, segundo afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta segunda-feira (11/5), durante visita técnica ao hospital de campanha no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Correio Braziliense

SE: TCE mapeará os impactos na educação provocados pela pandemia

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) enviará questionários à Secretaria de Estado da Educação e a 12 municípios sergipanos inseridos no projeto “A educação não pode esperar”, desenvolvido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). A ação visa reduzir os impactos no ensino provocados pelo enfrentamento à covid-19.

InfoNet

Coronavírus: Unicamp faz revisão de orçamento e vota plano para reduzir R$ 72 milhões em despesas

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) vota na tarde desta terça-feira (12) um plano que estipula redução de R$ 72,1 milhões nas despesas previstas até o fim deste ano, por causa da queda na arrecadação verificada desde o início do enfrentamento ao novo coronavírus.

G1

Argentina suspende avaliação com notas em todas as escolas do país

Os representantes da educação nas províncias argentinas decidiram, em comum acordo, suspender a avaliação dos alunos por meio de notas nestes primeiros quatro meses do ano letivo no país. A medida valerá para todas as escolas, de todos os níveis, e foi motivada pelas limitações impostas pelo novo coronavírus.

Uol

Alunos chineses voltam às aulas com pulseira eletrônica para detectar infecção pelo novo coronavírus

Os estudantes de Pequim voltaram às escolas nesta segunda-feira (11) equipados com uma pulseira eletrônica que emite um alerta em caso de febre, num momento em que a China teme uma nova onda de infecções pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

G1

Dicas

Cartilha da Turma da Mônica ensina cuidados com alimentos em tempos de coronavírus

A Turma da Mônica, da Mauricio de Sousa Produções (MSP), sob a orientação de pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), lançou uma cartilha que reúne informações sobre como agir em relação aos alimentos durante a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Fapesp

Leis e políticas

Aluno com imunodeficiência poderá ter aula a distância enquanto durar pandemia

O Projeto de Lei 2407/20 garante atendimento educacional domiciliar ou com distanciamento social a aluno em idade escolar com imunodepressão (baixa quantidade de anticorpos) ou de grupo de risco para doenças epidemiológicas. A regra vale também se outra pessoa da casa (pais, irmãos) tiver alguma dessas condições e viverem em região em estado de calamidade pública por emergência sanitária.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Fundação Dom Cabral fica entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo

A Fundação Dom Cabral (FDC) ficou em 9º lugar no ranking geral das 50 melhores escolas de negócios do mundo. É o que diz a pesquisa de educação executiva 2020 do jornal britânico Financial Times feita em meio à pandemia do novo coronavírus.

Época Negócios

Avaliação

Por coronavírus, relatório do TCU aponta riscos ao MEC manter data do Enem

Um relatório elaborado por técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União) aponta que manter as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em novembro deste ano pode prejudicar uma parcela dos estudantes. As aulas presenciais estão suspensas há mais de um mês em todo país devido à crise do novo coronavírus.

Uol

"Totalmente perdidos": sem aula, estudantes criticam data do Enem

Uol

Enem registra mais de 1,4 milhões de inscrições, diz ministro

iG

Prejudicados com pandemia, alunos ainda têm esperança de adiamento do Enem

Campo Grande News

Projeto prorroga vestibulares por 60 dias em 2020

Câmara

Vagas do Enem digital já estão 90% preenchidas, diz Weintraub

Uol

Provas do Enem digital coincidem com datas da Unicamp e da Fuvest

Uol

Notas do Enem passam a ser aceitas em 50 instituições de ensino superior de Portugal

Inep

MEC anuncia datas de inscrição do Sisu, ProUni e Fies

EBC

Eventos

UNESCO abre inscrições para prêmio sobre educação de mulheres e meninas

Estão abertas até 26 de maio as inscrições do Prêmio UNESCO para a Educação de Mulheres e Meninas. Premiação oferece 50 mil dólares para cada um dos dois vencedores.
O Prêmio da UNESCO, em sua quinta edição, homenageia contribuições inovadoras feitas por indivíduos, instituições e organizações para promover a educação de meninas e mulheres.

ONU

Policiais e jurídicas

STF julga ação que tenta assegurar propaganda política em universidades

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento da ação que tenta assegurar a permissão de propaganda política, mesmo durante as eleições, em instituições de ensino público. A ação foi ajuizada em outubro 2018, pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, contra decisões de juízes eleitorais que determinaram a busca e a apreensão de panfletos e materiais de campanha eleitoral em universidades e nas dependências das sedes de associações de docentes.

Gazeta do Povo