Destaque: Coronavírus
Interrupção das aulas na pandemia pode reduzir PIB brasileiro em até 23%
Estudo do Insper projeta que déficit de aprendizado pode levar jovens a perder R$ 42 mil de renda
A interrupção das aulas durante a pandemia do novo coronavírus pode reduzir o PIB (produto interno bruto) brasileiro de 5,3% a 23% pela perda de renda que os jovens sofrerão com o déficit de aprendizado desse período. O cálculo foi feito por economistas do Insper.
Queda de arrecadação e falta de apoio emergencial empurram educação para colapso
Setor pode perder R$ 28 bilhões em recursos dos estados, aponta relatório do Movimento Todos Pela Educação
Queda de arrecadação, esforços de gastos com saúde e ausência da União em ações emergenciais indicam a redução de recursos disponíveis para a educação. Projeções de perdas apontam para cenário de colapso nos orçamentos de 2020 e 2021.
A reinvenção, forçada, da educação
Para Humberto Ribeiro, sociólogo e professor universitário, “a vida, incluindo aí a educação, vai mudar”. “É uma transformação forçada e até determinado ponto, acredito, positiva, pois vínhamos havia muito tempo usando as mesmas ferramentas. Precisamos pensar em novas formas de ensino, de aprendizagem, e a pandemia nos forçou a promover a modificação, promover a transformação da própria educação.
ES BrasilFechadas há três meses, escolas repensam formato para retomar aulas
Com um terço do ano letivo a distância e ainda sem uma data definida para o retorno das aulas presenciais, os colégios ainda buscam alternativas para que os alunos continuem aprendendo e não percam o vínculo escolar. Na expectativa de reabertura, os educadores agora pensam nas novas transformações que a escola sofrerá após a pandemia.
Folha de São PauloNa volta às aulas, é preciso celebrar resiliência do aluno, diz Justin Reich
Para o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Justin Reich, responsável pelo estudo que acompanha as escolas americanas durante a pandemia da covid-19, o papel da educação nesse momento deve ser mais de acolhimento do que de passar novos conteúdos. "Na volta às aulas, o ideal seria que as escolas se concentrassem em celebrar a resiliência e o aprendizado dos alunos durante o isolamento", disse o pesquisador.
Gazeta do PovoNão dá para fingir que não houve prejuízo ao Ensino com a pandemia, alerta Educador
Doutor em história e filosofia da educação pela USP, o educador Sérgio Haddad defendeu que os governos não ignorem os prejuízos trazidos pela pandemia ao ensino no retorno ao calendário escolar, e aplique avaliações para medir quais foram as perdas.
ÉpocaDespreparo e incertezas ameaçam educação pós-pandemia
61% das redes não formaram professor para EAD; 21% não têm plano para evasão, e 12% não têm nada, diz estudo
Com escolas em todo o Brasil fechadas há praticamente três meses por causa da pandemia do novo coronavírus, estados e municípios já vislumbram os desafios para a volta das aulas. Quase duas em cada dez redes públicas ainda não começaram a se preparar para retomar as atividades (16%) nem têm estratégias para evitar o abandono escolar (21%).
O desafio da educação a distância para crianças no Brasil inclui até o acesso à luz
De todas as áreas afetadas pela pandemia de coronavírus, poucos foram tão profundamente influenciados quanto a educação.
(...) E os resultados também são diferentes. Para muitas escolas, o processo é bem desenvolvido e os alunos participam de atividades a distância. Para outros, principalmente os públicos, começaram a surgir desafios e refletem o cenário de desigualdade existente no país: falta de conexão com eles Internet, baixas habilidades digitais e também falta de processos pedagógicos específicos para o ambiente digital.
Prefeitura do Rio planeja rodízio de alunos na volta às aulas: mães se dividem entre pressa e medo
As aulas presenciais na rede municipal do Rio devem voltar com turmas menores e rodízio de alunos para evitar aglomerações, mas ainda não há uma data certa para o retorno. No planejamento inicial da prefeitura, estava previsto que, a partir de julho, creches e algumas escolas voltariam a funcionar. Mas a Secretaria de Educação do município (SME) afirma que vai seguir as orientações do Conselho Nacional de Educação para reorganizar o calendário escolar.
ExtraProfessores e alunos da SEE-DF se preparam para volta às aulas remota
No início da semana, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) apresentou uma proposta de calendário letivo do ano de 2020. A aguardada retomada não gera tanta preocupação em face à pandemia de coronavírus porque as aulas serão on-line.
Correio BraziliensePA: Semec elabora medidas para possível retorno das aulas presenciais
Com o retorno das aulas ocorrendo em alguns estados brasileiros, o município de Belém analisa a retomada das atividades na rede municipal de ensino. Por este motivo, gestores da rede municipal de educação participaram de reuniões no Centro de Formação de Professores (CFP), para montar um plano de medidas sanitárias e de distanciamento, com o objetivo de evitar a transmissão do novo coronavírus nas mais de 200 unidades escolares, que atendem mais de 70 mil alunos. Se o índice de contágio seguir em queda na região metropolitana, o retorno das aulas presenciais está previsto para o dia 16 de julho.
Rede ParáSala de aula
Tendências de neurociência e educação: a tecnologia a favor do aluno
Entenda como a tecnologia e a neurociência em sala de aula pode ajudar na educação e no processo de aprendizagem.
A relação entre neurociência e educação mostra cada vez mais como o processo de aprendizagem do cérebro é único. O conhecimento a respeito da neurociência permite que os professores melhorem muito a qualidade do ensino nas escolas, uma vez que eles passam a saber exatamente como a mente capta e armazena as informações que são adquiridas diariamente.
5 habilidades essenciais para a vida adulta que a escola precisa desenvolver
O ano letivo de 2020 está sendo muito diferente de todos os anteriores e impondo ainda mais desafios aos educadores para garantir que seus alunos se engajem na aprendizagem e se desenvolvam. Para professores que estão promovendo atividades remotas ou se preparando para receber seus estudantes quando as aulas presenciais forem retomadas, os ensinamentos da Ciência da Aprendizagem são bons caminhos de apoio às suas práticas.
PorvirComo trabalhar cidadania durante a quarentena
Em tempos de isolamento social, reportagens, músicas e vídeos podem servir de ponto de partida para discussões sobre a sociedade e os direitos e deveres dos cidadãos
PorvirComo a educação midiática pode ajudar no combate às desinformações
Um olhar mais crítico para os produtos e serviços disponíveis na mídia pode diminuir os riscos de compartilhamento de boatos e informações falsas
Essa modalidade já tem sido aplicada nos sistemas educacionais de alguns países. Finlândia, Dinamarca, Holanda, Suécia e Estônia estão no topo do Índice de Alfabetização em Mídia de 2019, realizado pela European Policies Initiative (EuPI) do Open Society Institute, na Bulgária. Para eles, um sistema de educação pública forte e robusto, tendo a educação para as mídias presente nas abordagens, é uma importante arma para combater a desinformação.
Dicas
Alfabetização: curso gratuito ensina método científico para professores
A educação no Brasil não vai bem, mas algumas ilhas de excelência trazem esperança. Uma delas é o Método Scliar de Alfabetização. Baseado em descobertas científicas em neurociência, ainda desprezadas pelas faculdades de pedagogia no Brasil, o sistema, criado pela professora Leonor Scliar-Cabral e utilizado com sucesso em escolas públicas de três municípios, está sendo ensinado em aulas online gratuitas para educadores.
Gazeta do PovoÉ de graça: escritora lança manual de educação antirracista para crianças
A fim de conscientizar crianças e educadores sobre a temática racial, a editora Piraporiando disponibilizou, gratuitamente, um e-book sobre inclusão racial e bullying. “Pretendemos inspirar a prática de educação antirracista em casa e nas escolas”, explica Janine Rodrigues, escritora, educadora e fundadora do projeto.
Veja RioGestão
Guedes acena com crédito para saúde e educação
O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou em reunião com empresários de comércio e serviços para a possibilidade de discutir linhas de crédito específicas para os setores de saúde e educação como uma forma de minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre esses segmentos.
O Estado de São PauloO avanço silencioso das escolas cívico-militares na rede particular de ensino
O Brasil tem assistido a um aumento no número de escolas cívico-militares não apenas no ensino público. Há também um avanço de colégios particulares de inspiração militar, administrados por ex-policiais, agentes da reserva do Exército ou mesmo por gestores que veem no avanço do conservadorismo no país e na "busca dos pais por mais disciplina" uma oportunidade de negócio.
BBCEducação em Portugual: índices que superam os da Finlândia
Não foi investindo mais dinheiro nem com metas mais brandas que Portugal conseguiu superar o patamar de "lanterninha" em rankings internacionais de educação e atingir índices que superam os da Finlândia.
A válvula de escape encontrada pelo país europeu - que há poucos anos estava mal situado no contexto internacional - foi apostar, sobretudo, em currículos exigentes e avaliações.
Inclusão
MPF pede cancelamento de matrícula de aluna acusada de fraudar cota na UFRJ
O MPF (Ministério Público Federal) recorreu de uma decisão da 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro e voltou a pedir o cancelamento da matrícula de uma estudante de medicina da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) acusada de fraudar o sistema de cotas raciais.
UolLeis e políticas
Alcolumbre devolve MP que permitia nomeações de reitores pelo ministro da Educação
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, mandou devolver a Medida Provisória que permitia ao ministro da Educação escolher os reitores das universidades sem consulta à comunidade acadêmica durante a pandemia da Covid-19.
EBCGoverno revoga MP que permitia ao ministro da Educação escolha livre de reitores
TerraMP que permitia a Weintraub escolher reitores é devolvida ao Planalto e perde validade; associação diz que medida é 'extrema, mas necessária'
G1Entenda por que Alcolumbre tomou a decisão extrema de devolver a MP dos reitores
Gazeta do PovoBolsonaro liga para Alcolumbre depois de devolução de Medida Provisória
O Estado de São PauloMEC se recusa a comentar devolução de MP sobre escolha de reitores
TerraProposta amplia acesso ao Fies durante pandemia também para classe média
Na tentativa de minimizar as dificuldades dos alunos em relação ao pagamento de cursos universitários durante a pandemia de covid-19, o senador Weverton (PDT-MA) apresentou projeto que cria o Programa Emergencial de Apoio ao Financiamento de Estudantes do Ensino Superior (PEFies). O PL 3.025/2020 amplia a base de acesso ao Fies para estudantes com renda máxima de até 12 salários mínimos por família, enquanto durar o estado de calamidade pública.
SenadoEAD
CAPES estabelece critérios para abertura de polos EaD
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou nesta terça-feira, 06, normas para o funcionamento dos polos que irão oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu no modelo de educação a distância (EaD). A Portaria nº 70 orienta as instituições de ensino superior (IES) sobre a estrutura necessária e formas de avaliação dos espaços.
CapesInstituições públicas de ensino ofertam 56 mil vagas de cursos a distância
Interessados em adquirir mais conhecimentos e ainda ter certificação de instituições públicas de ensino podem concorrer a 56 mil vagas de cursos de qualificação profissional on-line. A iniciativa, que faz parte do programa Novos Caminhos do Ministério da Educação, é uma continuidade da oferta das 122 mil vagas já anunciadas pela pasta. O prazo para inscrições segue até 25 junho e as aulas iniciam dia 30.
MECPolêmicas
Weintraub: 'Não quero sociólogo, antropólogo e filósofo com meu dinheiro'
Em visita de apoio a manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste domingo, 14, Weintraub defendeu que esse dinheiro seja usado para mais médicos, enfermeiros, engenheiros e dentistas.
Uol