Destaque: Coronavírus
As estratégias e desafios dos países que estão reabrindo suas escolas
Na prática, muitas dúvidas práticas permanecem nas cabeças de pais e educadores. Como melhor escalonar a volta das crianças e jovens à escola — e quais devem ter prioridade? Como garantir medidas de distanciamento social com as crianças pequenas? Quais devem ser as prioridades da escola na pós-pandemia? E, principalmente, como ter certeza de que o ambiente escolar não vai virar um foco de proliferação da Covid-19?
A BBC News Brasil coletou algumas dessas experiências.
Aulas voltam escalonadas em SP a partir de 8 de setembro
Governo vai liberar primeiramente que 35% dos alunos voltem para as escolas e depois mais 70% até chegar nos 100%
As escolas só poderão ser reabertas quando todas as cidades do Estado estiverem na fase amarela do plano de flexibilização de São Paulo. "Não vamos fazer uma abertura regionalizada para ter problema com pessoas que vão do interior para a capital estudar ou vice-versa, faremos tudo junto", disse o secretário do Estado da Educação, Rossieli Soares. A estimativa é que até setembro, o Estado de São Paulo esteja numa melhor situação em relação à pandemia, principalmente o interior, onde os casos de contaminação são mais altos nesse momento.
Sob críticas, SP anuncia volta às aulas; veja como é em outros países
UolVeja em detalhes o plano de retomada das aulas em São Paulo
TerraQuais séries retomam aulas primeiro em setembro? Tire dúvidas sobre plano para escolas em SP
O Estado de São PauloColégios privados de SP vão priorizar ensino infantil e 3º ano do médio na volta às aulas
TerraVolta às aulas no exterior priorizou educação infantil e alunos concluintes; veja exemplos
TerraGoverno diz que haverá 4º ano do Ensino Médio optativo em SP
iGBuscando equilíbrio difícil, plano falha ao não ouvir alunos e professores
UolPerder ano de 2020 pode levar a colapso na educação em SP, diz secretário
UolNão podemos ser refém da rede pública, diz sindicato de particulares de SP
UolEscolas particulares dizem que retorno em setembro pode levar a demissões
Folha de São PauloDiretor do Bandeirantes diz que é melhor voltar às aulas em setembro porque ainda há muito medo
Folha de São PauloSindicato não descarta greve de professores em SP após anúncio de retomada
UolSP deve dar ajuda para voluntários de programa de alfabetização
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na noite desta quarta-feira (24) um projeto de lei que garante pagamento de ajuda de custo para voluntários do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) durante os três meses da pandemia do novo coronavírus.
R7SC: Conselho Estadual de Educação publica nova resolução sobre aulas remotas
O Conselho Estadual de Educação (CEE) assinou nesta quarta-feira, 24, uma resolução que abre a possibilidade de manter as atividades escolares não presenciais até o dia 31 de dezembro de 2020 na rede pública e particular de Santa Catarina, de forma excepcional. A decisão de retorno de maneira presencial ou não será pautada de acordo com as orientações das autoridades estaduais e sanitárias.
NotisulMG Aulas na rede estadual devem voltar no segundo semestre, diz Zema
Em pronunciamento em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira (24), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), acenou para a volta às aulas presenciais no segundo semestre deste ano. Mas a retomada do calendário escolar vai depender da situação do estado perante a pandemia do novo coronavírus.
Hoje em DiaCE: Secretaria de Educação propõe retorno de aulas presenciais da rede pública estadual em agosto
Em reunião do Comitê Consultivo Estadual nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) apresentou proposta do plano de retomada das atividades presenciais da rede pública com previsão de retorno para o mês de agosto.
Diário do NordesteProjetos
Coronavírus dá origem a debate online sobre peste negra, discurso de ódio e fake news
Alunos do sétimo ano compararam as duas doenças e puderam aprender a importância do embasamento teórico e verificação de informações no combate às fake news.
PorvirGestão
Com Fundeb ameaçado, educação pode desabar
Responsável por 60% do orçamento para todo o ensino público básico do país, sua validade termina este ano. Mas propostas para o novo Fundo não debatem distribuição qualitativa nem formas de financiá-lo. Na pandemia, é deixado de lado, e corre risco de extinção
Outras MídiasEx-assessor de Weintraub é cotado para assumir o Ministério da Educação
A corrida pelo comando do Ministério da Educação (MEC) ganhou novo nome forte: Sérgio Sant'Ana, que ocupava o cargo de assessor especial do ex-ministro Abraham Weintraub . Segundo interlocutores, a indicação de Sant'Ana ganhou tração nos últimos dias. Além disso, ele se tornou o favorito de apoiadores do presidente.
iGCotado para ministro da Educação de Bolsonaro foi denunciado por sonegação fiscal de R$ 22 milhões
Cotado para assumir o cargo de ministro da Educação do governo Bolsonaro, o empresário Renato Feder foi alvo de duas denúncias do Ministério Público sob acusação de sonegação fiscal que totaliza R$ 22 milhões. Feder foi denunciado tanto pelo MP do Rio como pelo MP de São Paulo porque a empresa da qual é sócio, a Multilaser, não teria recolhido os valores devidos de ICMS para os cofres públicos desses estados.
O GloboSecretário de Educação do Paraná perde força e corrida pelo MEC fica embaralhada
Folha de São PauloLeis e políticas
Projeto que regulamenta o homeschooling avança no Rio Grande do Sul
Um projeto de lei (170/2019) que regulamenta o ensino domiciliar no Rio Grande do Sul foi aprovado, nesta terça-feira (23), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do estado. Como ainda não há regulamentação federal sobre a prática do homeschooling no Brasil, propostas semelhantes a essa tentam avançar também nas Assembleias Legislativas de São Paulo e de Santa Catarina.
Gazeta do PovoEstatística, pesquisas e estudos
74% dos alunos da rede pública recebem atividades EAD, diz pesquisa
Pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e Imaginable Futures, confirma que 74% dos estudantes da redes municipais e estaduais do país estão recebendo algum tipo de atividade não presencial durante a pandemia. Entre os estudantes do ensino médio, esse número chega a 85%.
Correio BrazilienseEnsino Superior
Universidade recebe ação por demitir professores na quarentena
O SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo) protocolou na última terça-feira (23), no Tribunal Regional do Trabalho, um dissídio coletivo solicitando a anulação de demissões de professores na Uninove (Universidade Nove de Julho), que mantém unidades na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo.
R7Eventos
AM: Fórum da Educação Particular debate iniciativas das instituições para a retomada às aulas
Cerca de oitenta representantes de escolas particulares do Amazonas participaram, nesta terça-feira (23), do primeiro dia do Fórum da Educação Particular do Amazonas. O evento, virtual, aborda as orientações e iniciativas que as instituições do segmento da Educação Infantil e Fundamental 1 estão tomando com a retomada das aulas presenciais, prevista para o dia 6 de julho. Promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), o fórum é gratuito, transmitido por da plataforma Zoom, e encerra na quinta-feira (25).
D24am