Destaque: Coronavírus
O desafio de matricular os filhos na escola pública – durante a pandemia
(...) Relatos como o de Kecya e de Débora, que trocam colégios particulares por escolas públicas, estão crescendo em todo o Brasil – à medida que a suspensão das atividades escolares se prolonga e a crise econômica se agrava.
Isso tende a afetar as instituições privadas. No ensino superior, 30% das IES podem ir à falência. No ensino básico, pagamentos atrasados, inadimplência, pedidos de descontos e, por fim, as taxas de cancelamento de matrícula têm potencial para quebrar até metade das escolas particulares brasileiras, segundo um estudo divulgado em maio.
Ensino remoto emergencial na rede pública traz muitos desafios
Dificuldade de contato e localização dos responsáveis. Risco de contágio com troca de materiais, apostilas e livros. Falta de aparelhos eletrônicos, como celular e computador. Burocracia no acesso à plataforma Google Sala de Aula. Essas são algumas das situações enfrentadas por estudantes e educadores da rede pública na adaptação ao ensino remoto emergencial.
Correio BrazilienseEm semana de recorde de mortes, Distrito Federal anuncia retorno de aulas presenciais
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou um decreto nesta quinta-feira 2 autorizando a retomada de aulas presenciais em escolas e universidades privadas a partir do dia 27 de julho. A rede pública fica autorizada a retomar as aulas a partir do dia 3 de agosto. O anúncio vem no momento em que o Estado bate recorde de mortes.
Carta CapitalVeja o cronograma da volta presencial às aulas no DF a partir de 3/8
Correio BrazilienseRJ: Servidores da Educação se sentem inseguros com retorno das aulas em agosto
Mesmo com a decisão da Prefeitura do Rio de adiar, de julho para agosto, a retomada das aulas da rede municipal, os profissionais da educação continuam com questionamentos ainda não respondidos. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ) defende que a categoria não volte para as salas de aula enquanto a pandemia não estiver controlada e se não houver uma reestruturação das escolas.
ExtraProfissionais da educação do estado do Rio passarão por testagem em massa
Diário do RioEscolas particulares pretendem apresentar calendário de volta às aulas para Governo de Pernambuco
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (SINEPE-PE) não concordou com a prorrogação da suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de julho por causa do novo coronavírus (covid-19), anunciada nessa terça-feira (30), pelo Governo do Estado. Com isso, os donos das instituições pretendem encaminhar ao estado uma proposta de calendário de retomada das aulas.
TV JornalJustiça da PB determina 20% de desconto na mensalidade de curso de medicina para estudante
Em pedido de revisão contratual, aluna alegou que aulas EAD estavam sendo realizadas de forma precária.
A Justiça da Paraíba concedeu, em tutela de urgência, desconto de 20% em mensalidade do curso de medicina para uma estudante de faculdade particular. A decisão liminar da 2ª Vara Cível de João Pessoa foi divulgada nesta quarta-feira (1º), após a aluna solicitar revisão contratual e desconto de 50% na mensalidade.
Minas ainda não tem protocolo para retorno às aulas para crianças e adolescentes
O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta quarta-feira (1º) uma série de recomendações para a volta às aulas presenciais nas universidades federais, mas o protocolo para o retorno das escolas de ensino infantil, fundamental e médio ainda não foi definido pela Secretaria de Estado de Educação em Minas Gerais.
Hoje em DiaFaculdades particulares do Distrito Federal demitem professores em massa
Apesar de manterem o ensino a distância (EaD) durante a pandemia, instituições particulares de ensino superior do Distrito Federal têm demitido professores em massa. O Sindicato do Professores em Entidades de Ensino Particulares do Distrito Federal (Sinproep-DF) foi notificado após um grande número de desligamentos feitos no Centro Universitário UDF, Universidade Paulista (Unip) e do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan).
Correio BrazilienseSala de aula
Escolas Waldorf diminuem aulas e priorizam saúde mental na pandemia
O principal cuidado com a educação de crianças e jovens durante a pandemia está menos relacionado a conteúdos do que à saúde emocional. Essa é a conclusão que norteia ações de escolas associativas com base na pedagogia Waldorf durante a pandemia do novo coronavírus.
Entre essas ações estão a diminuição do tempo que os alunos passam em aula, o aumento do contato entre escola e família, e aulas dedicadas a discussões sobre os impactos da pandemia nas vidas dos alunos.
Gestão
Relatório do Inep aponta retrocessos e descumprimento de metas do Plano Nacional de Educação
O relatório deste ano do Plano Nacional de Educação (PNE) divulgado nesta quinta-feira (2) reconhece que o Brasil cumpriu somente uma das 20 metas previstas em lei para serem atingidas entre 2014 e 2024. As demais estão longe de serem alcançadas ou foram cumpridas apenas parcialmente.
G1Investimento público na educação ficou estagnado em 2018 e 2019, segundo INEP
EBCCrise do coronavírus deixará 'impacto em todas as áreas da educação', diz pesquisador do Inep
G1Desigualdades e baixo aprendizado são os maiores desafios na educação
EBCBolsonaro diz que 'educação brasileira está horrível' e que pode anunciar ministro nesta quinta
Após demitir três ministros da Educação em um ano e meio de governo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, 2, que a situação da educação brasileira está " horrível". Em conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, pela manhã, Bolsonaro também disse que "talvez escolha hoje" o novo titular da pasta, que está vaga desde a demissão do professor Carlos Alberto Decotelli, na terça-feira, 30.
TerraInclusão
Com digitalização de salas de aula, pandemia acentua exclusão escolar
Em relatório divulgado na última semana de junho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) informou que 40% de um grupo de mais de 200 países não têm como oferecer apoio a estudantes no ensino a distância, durante a pandemia. Na descrição sobre o Brasil, foram feitas observações quanto a escolas que aprovam estudantes que não assimilaram de fato os conteúdos e a barreiras enfrentadas pela parcela negra, definidas como “legado de oportunidades limitadas de educação”.
EBCMEC destina computadores a estudantes de baixa renda
Computadores que já foram utilizados por servidores do Ministério da Educação (MEC), agora serão destinados às mãos de alunos de baixa renda matriculados em institutos e universidades federais. Os equipamentos foram substituídos por modelos mais atuais, porém, estão em perfeitas condições de uso e dispõem de configurações suficientes para atender às demandas e às necessidades da rotina dos alunos, como a edição de trabalhos acadêmicos e a possibilidade de acesso à internet.
MECLeis e políticas
Projeto de lei lista obrigações dos empregadores em relação ao teletrabalho
Por causa da necessidade de distanciamento social durante a pandemia de covid-19, um número maior de pessoas está trabalhando em casa. Para evitar que os trabalhadores nessa situação sejam prejudicados, o PL 3.512/2020 define as obrigações dos empregadores no que diz respeito ao regime de teletrabalho. Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não detalha essas obrigações. Ainda não há data prevista para apreciação desse projeto.
SenadoPL proíbe demissão de professores da rede pública por 6 meses após pandemia
O Projeto de Lei 3261/20, protocolado na Câmara dos Deputados, veda a demissão, a rescisão antecipada ou a suspensão de contrato de trabalho de professores e outros profissionais de educação das escolas públicas durante o período de calamidade de saúde pública decorrente do coronavírus.
UolProjeto garante internet gratuita a professores e alunos de escolas públicas
O Projeto de Lei 3477/20 prevê acesso gratuito à internet, para fins educacionais, a alunos e professores de escolas públicas do ensino básico (ensinos fundamental e médio). Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta pretende viabilizar atividades de educação remota em todas as regiões do País, sobretudo durante o isolamento social necessário para o controle da pandemia de Covid-19.
CâmaraEscolas poderão orientar alunos sobre prevenção de doenças virais
O Projeto de Lei 2614/20 determina que, no Dia Nacional da Saúde, comemorado anualmente em 5 de agosto, as escolas orientarão os alunos sobre métodos sanitários para prevenção de doenças virais, com auxílio de um profissional da saúde. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
CâmaraEstatística, pesquisas e estudos
Qual é a situação dos professores brasileiros durante a pandemia?
Pesquisa feita por NOVA ESCOLA mostra a experiência dos educadores nesse período, os desafios e as expectativas sobre o futuro
(...) Ela é um dos 8.121 doentes que responderam à pesquisa “A situação dos professores no Brasil durante a pandemia”*, realizada por NOVA ESCOLA entre os dias 16 e 28 de maio de 2020. O levantamento buscou mapear alguns cenários vivenciados pelos educadores brasileiros no ensino remoto.
Ansiedade, medo e exaustão: como a quarentena está abalando a saúde mental dos educadores
Nova Escola1,5 milhão de crianças estão fora das creches no país, aponta estudo
Relatório do Inep indica que vencer as desigualdades regionais e sociais continuam grande desafio, evasão escolar e reprovação são problemas
De acordo com o relatório, na educação infantil, o atendimento atingiu em 2018 36% das crianças de 0 a 3 anos. No entanto, apontou que 1,5 milhão de crianças estão fora das creches, grande parte delas vindas de famílias de baixa renda.
Avaliação
Sem data por causa de pandemia, Enem tem contrato travado por briga judicial
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ficar mesmo para 2021. Independentemente da pandemia, a Justiça impediu que o contrato com a gráfica que vai imprimir a prova seja assinado porque requisitos de segurança não teriam sido comprovados. Com isso, o cronograma já está atrasado para uma eventual prova este ano.
O Estado de São PauloPoliciais e jurídicas
Sindicato de professores recorre à Justiça contra demissões na Unicsul
O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) entrou com ação no Tribunal Regional do Trabalho, nesta quarta-feira (1º), contra as demissões de professores na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Como ocorreu na ação contra a Universidade Nove de Julho (Uninove), o SinproSP pede a suspensão liminar das dispensas e a mediação do tribunal.
EBCOutras do dia
Cotado para o MEC elogia Weintraub, mas depois apaga post
Um dos nomes avaliados para assumir o Ministério da Educação, o professor Anderson Correia elogiou a atuação do ex-ministro Abraham Weintraub, demitido no mês passado após criar polêmicas em série e se tornar uma dor de cabeça para o presidente Jair Bolsonaro. A postagem, que tratava Weintraub como "grande gestor", foi apagada logo em seguida. Antes, porém, o próprio ex-ministro agradeceu o elogio em sua rede social.
TerraDecotelli indica que racismo influenciou na sua demissão do cargo
O ex-ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli , declarou em entrevista ao UOL que o racismo foi um fator determinante na sua demissão após processo de desgaste junto ao presidente Bolsonaro e aos militares. Segundo Decotelli: ''Há muitos brancos com imperfeições em currículo trabalhando sem incomodar ninguém" .
iG