quinta-feira, 16 de julho de 2020

Notícias de Educação - 16/jul/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Estudo alemão indica baixa taxa de contágio por coronavírus em escolas

Apenas cerca de 0,1% de quase 2 mil alunos e professores testados no estado alemão da Saxônia apresentaram anticorpos contra a Covid-19, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (13). Isso sugere que as escolas talvez não desempenhem um papel tão importante na propagação do coronavírus quanto alguns temiam.

Folha de São Paulo

Covid-19: 'reabrir as escolas agora é genocídio', diz pesquisador da FGV

Eduardo Massad, professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada da FGV (Fundação Getúlio Vargas), desaconselhou a reabertura de escolas a partir de setembro em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O estudioso classificou a medida como "genocida", na noite de terça-feira (14), durante participação em debate realizado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo).

R7

PR: Secretaria da Educação e Sinepe discutem plano de retorno nas escolas particulares

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) se reuniu no fim da tarde desta terça-feira (14) com o sindicato das escolas particulares (Sinepe) para tratar dos protocolos de retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino. A reunião foi realizada on-line e deu continuidade aos encontros setoriais do Comitê de Volta às Aulas, iniciados na segunda-feira. A expectativa é que o plano seja fechado até o fim de julho. A data de retorno ainda não está definida e depende do aval da Secretaria da Saúde.

Bem Paraná

Educação de Goiânia projeta aulas presenciais no fim de agosto

O retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Goiânia está previsto para a segunda quinzena de agosto, ainda sem data definida. Segundo o secretário de Educação da capital, Marcelo Ferreira da Costa, caso a situação da Covid-19 esteja mais estabilizada, pode haver um retorno gradativo, começando pelos funcionários e por último as crianças.

Diário de Goiás

Volta às aulas: Educação divulga novo calendário escolar da rede pública do DF

Ano letivo termina no dia 28 de janeiro de 2021. Recesso escolar será de 23 a 31 de dezembro.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF) divulgou, nesta quarta-feira (15), o novo calendário escolar da rede pública em meio à pandemia de coronavírus (veja detalhes abaixo). O cronograma já considera o retorno das aulas presenciais, a partir de 31 de agosto.

G1

Zema mantém indefinição sobre volta às aulas em Minas

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), voltou a afirmar que não há previsão para a volta às aulas no estado. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira, ele explicou que o estado estará acompanhando a evolução do coronavírus até definir um protocolo de segurança para que os alunos possam voltar à escola. Em Minas, as instituições de ensino estão fechadas desde 18 de março por causa da doença.

MSN

PE apresenta protocolo para volta às aulas presenciais sem estipular data

O governo de Pernambuco apresentou hoje (15) o protocolo para a área da Educação com o intuito de estabelecer as regras e medidas de prevenção contra o coronavírus para o retorno às aulas presenciais no estado. No entanto, não foi definida uma data para que isso aconteça.

Uol

Centro Paula Souza apresenta protocolo para volta das aulas práticas de 20 mil alunos de cursos técnicos em agosto

O Centro Paula Souza (CPS) apresentou nesta quarta-feira (15) o protocolo sanitário para a retomada em agosto das aulas práticas presenciais de cerca de 20 mil alunos nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Na segunda-feira (14), o governo estadual autorizou a volta antecipada das aulas práticas nas instituições de ensino Técnico e Superior que estejam em regiões há 14 dias na fase amarela da quarentena.

G1

Sala de aula

Metodologias ativas deixaram de ser tendência para se transformar em demanda urgente

Houve um tempo – e ainda neste século –, em que a tecnologia e a educação tentavam encontrar uma zona comum de atuação e esbarravam em dilemas geracionais. Chega a ser curioso lembrar que professores proibiam celulares em sala de aula e que trabalhos precisavam ser manuscritos porque havia certa resistência com o uso de computadores. Essas barreiras, embora sigam existindo, estão em processo de ruptura e o que temos presenciado há alguns anos é uma fusão mais natural e fluida entre recursos tecnológicos e metodologias ativas de ensino e de aprendizagem.

Porvir

Princípios da educação da Finlândia que podem inspirar o Brasil

A educação da Finlândia é uma referência para o mundo. Como se não bastasse, o governo da Finlândia encabeçou um novo projeto educacional em 2016. Foi feita então uma reforma curricular adotada pela Agência Nacional Finlandesa para a Educação, estabelecendo novas abordagens para melhorar o ensino do país escandinavo ainda mais.

Notícias Concursos

Gestão

As ‘missões’ do ministro da Educação que toma posse nesta quinta

Na hora em que se sentar na cadeira de ministro, o verdadeiro desafio de Ribeiro estará em recolher todos os cacos deixados pelo ano e meio em que o MEC esteve à frente não do debate sobre políticas públicas educacionais de excelência, mas de polêmicas geradas a partir de uma tentativa de captura da educação como ferramenta ideológica.
Será o momento de tentar refazer as pontes rompidas com as bancadas no Congresso e com a comunidade acadêmica de modo a retomar o debate propositivo, há tempos perdido na área.

Veja

Inclusão

'Acredito no poder transformador da educação', diz universitário ao mobilizar colegas para imprimir apostilas para alunos carentes

Um grupo de cinco universitários está fazendo uma mobilização para arrecadar tinta e papel com o objetivo de imprimir apostilas que são disponibilizadas a alunos carentes de Unaí (MG). Eles usam uma impressora doada por uma professora.

G1

Leis e políticas

O que é o Fundeb, fundo essencial para a educação que terá votação crucial no Congresso

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) entrou em vigor em 2007 e, só no ano passado, respondeu por cerca de R$ 6,5 de cada R$ 10 investidos nas escolas públicas brasileiras.
Hoje, 90% dos recursos do Fundeb vêm de impostos coletados nos âmbitos estadual e municipal, e os outros 10% vêm do governo federal - uma partilha considerada injusta por Estados e municípios, já que, de modo geral, a maior parte dos impostos é arrecadada pela União.

BBC

Estatística, pesquisas e estudos

Mais de 10 mi de jovens de 14 a 29 anos não concluíram ensino médio; 70% deles são pretos ou pardos

Os dados sobre a escolarização da população brasileira vêm melhorando, mas ainda mostram uma forte desigualdade, especialmente a partir da adolescência, quando parte expressiva dos jovens ainda interrompe os estudos. O País tem 10,1 milhões de jovens de 14 a 29 anos que não frequentam a escola nem concluíram o ensino médio, sendo que 7,2 milhões deles são pretos ou pardos.

Terra

Em média, jovens negros passam 2 anos a menos na escola do que brancos, diz IBGE

iG

Analfabetismo entre negros é quase o triplo que entre brancos

Uol

Negros são 71,7% dos jovens que abandonam a escola no Brasil

Folha de São Paulo

50 milhões de estudantes não completaram ensino básico, diz IBGE

R7

Com atraso, Brasil se aproxima de meta de alfabetização de 2015

Uol

Escolas da rede pública atendem mais de 80% dos alunos do ensino fundamental e médio, aponta IBGE

G1

IBGE revela que 6 em cada 10 jovens que concluem o ensino médio param de estudar para trabalhar

Terra

Taxa desce a 6,6%, mas Brasil ainda tem 11 milhões de analfabetos

Terra

27,5% dos bebês até 1 ano de vida não estão na creche por falta de vaga ou de estabelecimento

Terra

Instituições públicas perdem participação no ensino de pós-graduação

Terra

Taxa de escolarização cai entre jovens em idade escolar no estado de São Paulo, diz pesquisa do IBGE

G1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Programa Novos Caminhos abre 24,7 mil novas vagas de qualificação profissional a distância

Quem quer aproveitar o segundo semestre para se preparar para o mercado de trabalho, não pode perder as oportunidades do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação. Serão 24.730 mil vagas em cursos de qualificação profissional, todas gratuitas e a distância em 11 instituições federais de ensino. A relação completa de cursos e de vagas ofertadas pode ser acessada na página das instituições que oferecem os cursos

MEC

Negócios

Conheça as principais linhas de crédito para investir na sua escola

A crise provocada pela suspensão das aulas presenciais trouxe impactos financeiros profundos para muitas escolas. Como a redução do faturamento, vinda muitas vezes dos pedidos de desconto e do aumento da inadimplência, aliada à necessidade de novos investimentos para adequar a escola para a educação remota, levou muitas delas a esgotarem seus fundos e reservas e, agora, começarem a recorrer a empréstimos como uma alternativa para aliviar as finanças.

Escolas Exponenciais