Destaque: Coronavírus
MEC quer saber como foram as aulas durante a pandemia
O Ministério da Educação (MEC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) montaram um questionário para reunir informações de universidades, professores e estudantes sobre as aulas on-line realizadas neste semestre devido à pandemia do novo coronavírus.
MSN‘Precisamos olhar para todas as rodas da engrenagem que é a comunidade escolar’
É consenso entre profissionais que atuam com educação que a retomada das aulas presenciais demandará cautela, paciência e atenção ao estado psicológico não só dos alunos, mas também de professores, coordenadores, diretores, demais funcionários e toda a comunidade escolar. Pensando em auxiliar gestores para um retorno às aulas de forma emocionalmente mais saudável, o LIV (Laboratório Inteligência de Vida) lançou a Jornada do Selo Azul. A iniciativa propõe um percurso a instituições de ensino para refletir como o momento influenciou a saúde mental de crianças, jovens e adultos.
PorvirNa penúria, escolas de educação infantil fecham as portas
Os corredores cheios e o barulho de voz de criança deram lugar ao silêncio. A fachada da escola, colorida com desenhos infantis, ganhou tinta branca e até a grama do parquinho, lugar de tantas brincadeiras, teve de ser retirada. Enquanto parte dos colégios tenta se adaptar a um novo normal mediado pelas telas, para outros a pandemia do coronavírus significou o fim da linha.
MSNSecretária de Educação Básica do MEC diz que pandemia deve piorar rendimento de alunos
A situação educacional do Brasil é de extrema gravidade. A avaliação é da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Ilona Lustosa, que participou, na segunda-feira (20), da Comissão Mista do Senado que acompanha as medidas do governo federal de enfrentamento à pandemia de Covid-19.
No discurso de abertura, por videoconferência, Ilona Lustosa fez um panorama da educação no país, e ressaltou que a situação de calamidade pública deve piorar ainda mais os índices de rendimento escolar.
Mesas distantes, rodízio, trocas de lápis proibidas: a volta às aulas no AM
Revezamento de dia de aula, distanciamento entre cadeiras, falta de contato físico e convívio em áreas coletivas, higiene frequente de mãos, objetos pessoais, pés descalços e limpos e proibição de empréstimos de material escolar. Com essas regras, o Amazonas, estado que chegou a ser o epicentro da Covid-19 no país, foi o primeiro a retomar as aulas na rede particular de ensino.
UolEnsino híbrido, fim do recreio e de eventos esportivos: Maranhão se prepara para retorno das aulas presenciais em agosto
Escolas da rede privada e pública do Maranhão se preparam para a volta às aulas, após terem ficado quatro meses sem atividades presenciais por conta da pandemia de Covid-19. A retomada será baseada em protocolos sanitários e pedagógicos e devem optar, por exemplo, pelo ensino híbrido (com aulas online e presenciais).
G1Prefeitura de São Paulo propõe regras para volta às aulas na rede municipal
A Prefeitura de São Paulo encaminhou para a Câmara Municipal um PL (Projeto de Lei) com medidas para o retorno das aulas presenciais. Entre as propostas, está a aprovação automática dos alunos.
UolPrefeitura prevê aumento da demanda por escolas; retorno deve ter até sala de isolamento
MSNPrefeitura de SP propõe aprovação automática de alunos em 2020
iGRJ: Escolas particulares fazem enquete sobre volta das aulas presenciais; decisão de Crivella acende debate entre os pais
As escolas particulares receberam com cautela a decisão do prefeito Marcelo Crivella de autorizar a volta das aulas presenciais nas unidades particulares no próximo dia 3 de agosto. Colégios como Santo Inácio e Sá Pereira, em Botafogo, estão realizando enquetes com os responsáveis pelos alunos para decidir sobre o retorno presencial. Outros, como o Mopi, com unidades na Barra e na Tijuca, já decidiram funcionar de forma mista.
O GloboFiocruz diz que volta às aulas é prematura no RJ: "Faltam testes"
UolCrivella limita volta de escolas privadas a 4 séries do ensino fundamental
UolDF: Escolas particulares se preparam para o retorno das aulas presenciais
Escolas da rede particular de ensino estão autorizadas a funcionar a partir da próxima segunda-feira (27/7). O cronograma de retorno, estabelecido pelo governador Ibaneis Rocha (DEM), após uma série decisões judiciais contrárias, continua recebendo reação negativas por parte de pais e entidades.
Correio BrazilienseProfessores processam Flórida por volta às aulas
Sindicatos de professores da Flórida acionaram a Justiça nesta segunda-feira, 20, para suspender a ordem do governador republicano Ron DeSantis de reabrir totalmente as escolas no próximo mês. O Estado enfrenta uma das piores ondas de contaminação no país.
O Estado de São PauloSala de aula
DF: Alunos e professores terão pacote de dados para acessar Google Sala
Até o fim de julho, estudantes e docentes da rede pública que usarem o aplicativo Escola em Casa DF conseguirão acessar a plataforma Google Sala de Aula mesmo se não tiverem internet própria.
Correio BrazilienseDicas
Portal de Periódicos oferta material para ensino em casa
Para facilitar o ensino e o aprendizado a distância e compartilhar conteúdo entre professores, pais e responsáveis, a Royal Society Publishing, uma das editoras integrantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece atividades, recursos e vídeos para professores de diversos níveis acadêmicos durante a pandemia. A iniciativa é voltada principalmente para a educação básica e, ao contrário da maior parte do portal, o acesso é gratuito, com ferramentas disponíveis por tempo indeterminado.
MECMEC abre 4,3 mil vagas para especialização de professores em educação profissional e tecnológica
Professores bem formados é um dos principais pilares para a educação de qualidade. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) está investindo em um curso de especialização lato sensu em docência para a educação profissional e tecnológica, que vai oferecer 4.320 vagas para professores de redes estaduais de todo o país, dentro do Programa Novos Caminhos. As aulas serão a distância (EaD) e já começam no segundo semestre deste ano.
MECGestão
Ministro da Educação anuncia auditor da CGU como secretário-executivo
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a troca do secretário-executivo da pasta. O novo dono do posto é Victor Godoy Veiga. Segundo o próprio ministro, Veiga é auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) há 15 anos e trabalhava na área que auditava justamente o Ministério da Educação. O anúncio foi feito em sua conta no Twitter.
Hoje em DiaLeis e políticas
Fundeb: Câmara aprova, em 1º turno, texto-base com 23% de participação da União até 2026
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21), em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que renova o Fundeb – fundo que financia a educação básica – e amplia gradualmente a participação da União, até o patamar de 23% a partir de 2026.
G1Relatora define complementação da União no Fundeb em 23% e com 5% para educação infantil
O Estado de São PauloFundeb é aprovado pela Câmara e 17 milhões de alunos a mais podem ser beneficiados
O Estado de São PauloGoverno fecha acordo do Fundeb em troca de apoio para criar o Renda Brasil
Folha de São PauloPor 492 votos a 6, Fundeb é aprovado em segundo turno na Câmara
Correio BrazilienseApenas bolsonaristas votam contra a PEC do Fundeb
O Estado de São PauloGoverno pretende acabar com deduções de saúde e educação em troca da correção da tabela do IR
Na segunda etapa da proposta de reforma tributária do governo — o Congresso recebe nesta terça-feira a primeira parte —, a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu que irá propor o fim das deduções de gastos com saúde e educação em troca de uma correção e aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física.
G1Estatística, pesquisas e estudos
A cada dez alunos, dois estão sem qualquer oferta de atividade escolar durante a pandemia, aponta levantamento
Uma pesquisa feito pelo Datafolha mostrou que ao menos 20% dos estudantes brasileiros não receberam nenhuma atividade escolar durante a pandemia de Covid-19. Os estados do Sul e do Sudeste foram os que mais ofereceram modalidades de ensino remoto aos estudantes da rede pública.
G1Um terço dos pais teme que os filhos abandonem escola após pandemia
Com a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, 31% dos pais de alunos de escolas públicas do país temem que os filhos não continuem na escola. Além da necessidade de trabalhar, os responsáveis também apontam a falta de motivação como fator que pode levar ao abandono escolar.
Folha de São PauloUm terço dos jovens brasileiros de escolas públicas está 'desesperançado', diz pesquisa da Fundação Roberto Marinho
Realizado antes da pandemia da Covid-19, o levantamento, chamado “Juventudes, Educação e Projeto de Vida”, buscou entender os sonhos e anseios da juventude brasileira e encontrou três perfis: o autoconfiante, o resignado e o desesperançoso.
Segundo Rosalina Soares, gerente de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho, a juventude brasileira de escolas públicas está em um terço dentro de cada um desses perfis.
78% dos alunos mais pobres da rede pública consideram que a bagunça é o maior problema para aprendizagem
A bagunça em sala de aula é o maior problema para a aprendizagem para 78% dos alunos das classes mais pobres da rede pública de ensino. O dado é da pesquisa Juventudes, Educação e Projeto de Vida, publicada nesta terça-feira (21).
G1