Destaque: Estudo OCDE
As práticas que mais ajudam (ou atrapalham) o Brasil na educação, segundo pesquisa global
Em tempos tão desafiadores para a educação global, mesclando pandemia, crise econômica, aumento na desigualdade social e mudanças profundas no mercado de trabalho, que práticas adotadas por países e suas escolas os ajudaram a melhorar o desempenho dos estudantes?
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que aplica o exame internacional de educação Pisa, tentou traçar um panorama dessas práticas, a partir de comparações entre o desempenho dos estudantes na prova de 2018 (a mais recente) e outros dados da educação nos países.
Pisa: escolas que apostam em autonomia têm melhor desempenho
R7Brasil é o 2º pior de ranking mundial em nº de computadores por estudante e 52º colocado em conectividade das escolas, aponta OCDE
G1OCDE: entre 79 países, Brasil é o que menos estuda língua estrangeira
UolCoronavírus
Pandemia faz com que 83% dos jovens se sintam pressionados sobre futuro acadêmico, diz pesquisa
Entre aqueles que desistiram de estudar, 68% pretende voltar às aulas após a interrupção da pandemia. Pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas acima de 16 anos.
A pandemia faz com que 83% dos jovens se sintam pressionados em relação ao futuro acadêmico, aponta a pesquisa "A nova realidade da educação", feita pela área de Inteligência de Mercado da Globo, em parceria com o Instituto Toluna, divulgada nesta segunda-feira (28). Foram ouvidas 1,5 mil pessoas acima de 16 anos.
Secretário da Educação defende adoção de modelo híbrido para o Rio Grande do Sul
O secretário Faisal Karam afirmou que o momento de pandemia deveria ser aproveitado para se reavaliar tudo o que foi feito ao longo dos últimos 30 anos na educação do estado e buscar novos caminhos. “A gente tem a convicção que os novos caminhos passam pelo sistema novo de dar aula, um sistema híbrido, que é a aula presencial e a aula remota. O remoto não vem para substituir o educador, longe disso, a peça mais importante nos dois processos é a figura do professor, do educador dentro da sala de aula. Mas ele veio para complementar a aula tradicional e para permitir que o aluno consiga ter uma ideia mais ampla do mundo e de oportunidades, veio como uma ferramenta de auxílio. É o momento em que vamos poder ofertar nos próximos meses aos nossos alunos ferramentas e plataformas tecnológicas”, ponderou.
SolarisSP: Pais pressionam Covas para volta às aulas em outubro nas escolas particulares
A mobilização teve início quatro dias após Covas anunciar que as escolas da capital poderiam reabrir a partir de 7 de outubro, mas apenas para atividades esportivas, de música, línguas, recreação e acolhimento. A autorização não segue o plano feito pelo governo estadual, que prevê nesta data a volta das aulas regulares presenciais.
Em cinco dias, o grupo recolheu virtualmente a assinatura de pouco mais de 6.900 pessoas. O documento foi entregue à Secretaria Municipal de Educação nesta sexta (25).
Ano letivo de 2020 pode ‘invadir’ 2021, avalia secretário da Educação de SP
Jovem PanEscolas municipais de SP poderão receber alunos 2 vezes na semana por no máximo 2 horas
Folha de São PauloPara 340 mil idosos paulistanos, a reabertura das escolas pode aumentar o risco de contrair a COVID-19
FapespSecretário de Educação do ES dá orientações para a volta às aulas presenciais na próxima semana
Vitor de Ângelo informou que famílias podem aproveitar essa semana que antecede o retorno das atividades para conversar com os gestores das escolas e avaliar como foi a preparação da instituição
A partir da próxima segunda-feira (05), escolas do Espírito Santo já poderão retornar com as atividades presenciais nas instituições, após 7 meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus. A medida começa a valer para estudantes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio das escolas da rede privada. A Educação Infantil também poderá retornar, porém com protocolo diferenciado, que ainda será divulgado na terça-feira (29).
PE: Pouco mais de uma semana para reabertura das escolas, protocolo final da educação ainda não foi divulgado
Faltando uma semana e um dia para a retomada das aulas presenciais em Pernambuco, a partir da terça-feira da próxima semana (dia 06), o protocolo final com as regras que escolas públicas e privadas devem seguir ainda não foi divulgado pelo governo estadual. A primeira versão do documento saiu em 15 de julho. Na semana passada, ao divulgar o calendário com as datas de reabertura dos colégios para o ensino médio, o secretário de Educação, Fred Amancio, prometeu liberar o texto final, com acréscimo de novas orientações, até a última sexta-feira (25), o que não aconteceu.
JCBH segue sem data para volta às aulas, mas retorno deve começar por faculdades
Mesmo sem uma data definida, a previsão é de que as faculdades de Belo Horizonte retomem as atividades antes das instituições de ensinos fundamental e médio. Para as unidades que atendem crianças e adolescentes, a indicação de retorno das aulas presenciais será quando a metrópole apresentar cinco casos ou menos a cada cem mil habitantes, conforme já anunciado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da capital.
Hoje em DiaKalil diz que cassou alvarás de escolas para evitar judicialização da volta às aulas em BH
Hoje em DiaSecretária de Educação diz que alunos foram consultados sobre aulas a distância em BH
ItatiaiaPBH investe R$ 14 milhões na compra de máscaras e bebedouros para escolas municipais
Hoje em DiaEscolas particulares tentam retorno da educação infantil em BH
Estado de MinasApós 116 anos, Colégio Izabela Hendrix encerra as atividades em BH
Hoje em DiaBares abertos e escolas fechadas? Saiba o que levou a PBH a tomar essa decisão
MSNProjetos
‘Projetos de Vida desenvolvem cumplicidade entre os alunos’
Professora de Goiás conta como acompanha o desenvolvimento de alunos de oito turmas em uma escola integral e cria atividades que os permitam sonhar e escolher uma profissão
PorvirTecnologia
YouTubers de educação se unem em projeto para ajudar nos estudos para o Encceja
Estudantes que vão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) agora contam com mais uma ferramenta de estudo. O Youtube reuniu sete EduTubers, nome dado aos profissionais da educação que utilizam a plataforma, para auxiliar os brasileiros que buscam a conclusão dos ensinos fundamental e médio.
Hoje em DiaLeis e políticas
Parlamentares condenam tentativa de Bolsonaro de usar recursos do Fundeb em programa de renda
O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira 28 que pretende usar parte dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para bancar o novo programa social que substituirá o Bolsa Família.
Carta CapitalProposta prevê registro e arquivamento de documentos escolares
O Projeto de Lei 3481/20 determina que os sistemas de ensino da União, estados, municípios e Distrito Federal estabelecerão normas para registro, validação, arquivamento e expedição de documentos escolares. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
CâmaraComissão de Educação aprova projeto para regularizar ensino domiciliar no DF
A Câmara Legislativa do DF (CLDF) vai debater o projeto de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF) em outras comissões antes de a questão ser apreciada no plenário da Casa.
MetrópolesEnsino Superior
Vestibular Unicamp tem recorde de candidatos de escola pública
O vestibular para ingresso na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou o maior número de candidatos de escolas públicas da história (34,2%). Ao todo são 77,6 mil inscritos para disputar 3.237 vagas, em 69 cursos de graduação.
iGEventos
Brasil tem melhor resultado da história na Olimpíada Internacional de Matemática
Pela primeira vez, o Brasil ficou entre os 10 melhores países na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês). O time, formado por seis jovens de quatro estados, conquistou uma medalha de ouro e cinco de prata.
Folha de São PauloPoliciais e jurídicas
Famílias acusam escola do Rio de transfobia e preconceito
Duas famílias acusam o Colégio Pio XI, localizado no bairro de Ramos, na zona norte do Rio, de preconceito. Um aluno é trans e o outro foi chamado de afeminado em documento enviado pela escola ao Conselho Tutelar da região.
Uol