Coronavírus
São Paulo não descarta aulas aos fins de semana e iniciar ano letivo em janeiro
Testagem em massa de toda a comunidade escolar a partir de 1º de outubro promete checar a prevalência do coronavírus em alunos e professores da rede municipal de ensino
Com tanto tempo sem aula, Caetano diz que a prefeitura não descarta aulas aos fins de semana e iniciar o ano letivo já em janeiro: "Só há um jeito de fazer isso (recuperar o tempo perdido), ampliando o tempo de estudo do aluno"
Cerca de 100 escolas estaduais reabrirão na cidade de SP em 7 de outubro
UolJustiça decide que 11 creches e pré-escolas vão poder reabrir em Belo Horizonte
A Justiça de Minas Gerais concedeu uma liminar, nesta terça-feira (29), que permite o funcionamento de 11 creches e pré escolas particulares em Belo Horizonte. A Prefeitura de Belo Horizonte publicou um decreto na última quinta-feira (24) determinando o recolhimento dos alvarás das instituições de educação por causa da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). Por meio da assessoria de imprensa, o executivo informou que foi intimado da decisão judicial e que vai entrar com recurso.
O TempoMais 20 escolas de educação infantil conseguem liminar para volta às aulas presenciais
Hoje em DiaPresencial e virtual: ensino em BH será híbrido e sem recreio; veja detalhes da volta às aulas
Hoje em DiaSindicatos de professores apontam fragilidades em protocolo estadual de volta às aulas
Hoje em DiaJustiça autoriza aulas presenciais em escolas particulares do Rio
As escolas particulares do Rio de Janeiro podem voltar a ter aulas presenciais a partir de quinta-feira (1), após decisão judicial desta quarta-feira (30). Mas, segundo o sindicato dos professores, a categoria está em greve e as aulas não serão retomadas antes da próxima assembleia da categoria, marcada para o próximo sábado (3).
O Estado de São PauloJustiça suspende volta às aulas presenciais em escolas particulares do ES
O retorno das atividades presenciais nas escolas da rede particular, que estava autorizado pelo governo do Estado a partir do próximo dia 5, foi barrado pela Justiça. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª região, em decisão nesta quarta-feira (30), determinou a suspensão da volta às aulas enquanto não houver a garantia de que as instituições de ensino estão de fato preparadas para receber os alunos da educação infantil ao ensino médio. As restrições para funcionamento presencial, impostas desde março devido à Covid-19, haviam sido retiradas há apenas cinco dias.
A GazetaGovernador do AM descarta lockdown e anuncia volta às aulas do fundamental
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou ontem em suas redes sociais que não existe possibilidade de novo lockdown no estado em razão do aumento recente no número de casos de covid-19. Ele ainda confirmou para hoje o retorno das aulas presenciais do ensino fundamental da rede pública estadual.
UolPE: Professores da rede pública decretam greve: 'Sem ambiente sanitário'
Com mais de 1.100 votos a favor, educadores da rede pública de Pernambuco decretaram greve geral na tarde de hoje. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado (Sintepe), o movimento grevista será deflagrado na próxima segunda-feira (5), um dia antes da data programada pelo governo para o retorno presencial das unidades de ensino.
UolFortaleza anuncia que rede municipal de educação não volta presencialmente em 2020
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), decidiu que as escolas municipais não reabrirão em 2020. Ele anunciou ainda que oferecerá, em outubro, chips de celulares com 20 gigas para todos os alunos e professores da rede. Os estudantes do 9º ano e do fim do ciclo na modelidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda receberão tablets para poderem estudar.
O GloboEducação mantém estado de greve em Porto Alegre
Decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária convocada pelo Simpa nesta quarta-feira, e realizada online
A assembleia reuniu 700 trabalhadores da Prefeitura, que decidiram pela manutenção do Estado de Greve. Na avaliação do Simpa, trata-se de uma resposta ao calendário de atividades apresentado pelo prefeito Nelson Marchezan Jr.
Secretaria da Educação de SC estima reforço escolar presencial para 26% dos alunos da rede estadual
A Secretaria da Educação de Santa Catarina informou nesta quarta-feira (30) que 26,4% dos alunos da rede estadual de ensino serão o alvo principal da retomada das atividades presenciais com reforço escolar. Essa porcentagem representa o grupo de estudantes que teve dificuldades ou não conseguiu fazer as atividades não presenciais.
G1PR: 5% dos servidores da Educação testam positivo para covid-19
Exatos 4,97% dos servidores da Secretaria de Educação de Cascavel que fizeram teste rápido para covid-19 tiveram resultado positivo. Dos 2.232 servidores que foram testados, 111 foram (ou estão) infectados pelo novo coronavírus. Todos eles estão em isolamento e farão novo exame para confirmar se estão com o vírus ativo, ou se já se curaram.
O ParanáGoverno do Tocantins libera aulas presenciais para últimos anos da educação básica e ensino superior
O governador Mauro Carlesse (DEM) editou um decreto, na noite desta quarta-feira (30), liberando as aulas presenciais para estudantes dos últimos anos da educação básica e para educação superior. O texto publicado no Diário Oficial do Estado mantém a proibição para os primeiros anos do ensino básico até 31 de outubro. A medida vale para todos os estabelecimentos públicos ou privados.
G1Dicas
Vamos Aprender transmite conteúdo pela televisão para alunos do DF
Para amenizar os impactos da pandemia na educação pública, o projeto Vamos Aprender irá levar conteúdo pela televisão para várias crianças. A iniciativa tem o apoio da Rede Vida, que fará a transmissão das atividades a partir desta quinta-feira (1º/10) por meio dos canais digitais da emissora. Ao todo 395 cidades brasileiras, incluindo Gama e Brasília, poderão conferir as aulas.
Correio BrazilienseProjetos
Professora trabalha cidadania digital com turma do ensino fundamental
Durante aula de educação socioemocional, estudantes foram estimulados a refletir sobre consumo consciente de informação e responsabilidade nas redes
Depois de refletir sobre a leitura realizada em aula, fizemos uma dinâmica sobre verdades e mentiras. Cada aluno tinha que escrever três frases sobre si, em que uma seria mentira e as outras duas seriam verdades. A partir dessa atividade, eu trouxe a provocação: E você, o que tem buscado nas redes sociais? Será que esses conteúdos são verdadeiros? O que você tem compartilhado nesse ambiente? Você sabe se essas informações são confiáveis?
Gestão
Para educadores, avaliação da OCDE mostra que taxa de reprovação alta e internet lenta são gargalo das escolas brasileiras
Dados do Pisa colocam o Brasil com o 4º maior índice de reprovação entre 79 países e territórios pesquisados.
A alta taxa de reprovação, que dificulta manter o interesse dos estudantes no ensino, e internet de baixa qualidade nas escolas do país são apontadas por especialistas como alguns dos principais desafios para a educação brasileira. Eles comentaram os resultados do estudo mundial "Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso", divulgado na última terça (29).
Brasil tem, em média, menos de 1 computador para 4 alunos de 15 anos
EBCProfissionais da Educação
SEEDF cria linha de crédito para financiar computadores e notebooks
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) anunciou nesta quarta-feira (30/9) uma linha de crédito para professores e funcionários da Carreira Assistência comprarem computadores. A iniciativa é uma parceria entre a SEEDF e o Banco de Brasília (BRB). A intenção é prover melhores condições de serviço para os trabalhadores. Informações sobre como acessar os créditos podem ser obtidas por telebanco (3322- 1515) ou nas agências do BrB.
Correio BrazilienseInclusão
Com Michelle, Bolsonaro lança política de educação especial
O presidente Jair Bolsonaro lançou nesta quarta-feira (30) a Política Nacional de Educação Especial. A abertura contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que fez a tradução em libras de seu discurso.
R7Governo lança Política Nacional de Educação Especial
MECCotas raciais são aprovadas por unanimidade no melhor colégio público do Brasil
A mobilização estudantil organizada por alunos e ex-alunos do Coletivo Antirracista do Colégio de Aplicação Coluni , da Universidade Federal de Viçosa , conquistou, por unanimidade, cotas raciais para estudantes negros e indígenas no exame de seleção da escola federal.
iGLeis e políticas
PR: Homeschooling é promulgado, mas Educação diz que não há dinheiro para pôr em prática
Apesar do parecer da Procuradoria-Geral do Município alertar que a proposta é inconstitucional e que vai causar conflito com legislação nacional, a Câmara de Vereadores decidiu promulgar por conta a lei que cria o homeschooling em Cascavel. A medida visa dar suporte às famílias que não querem que seus filhos vão à escola e preferem que sejam ensinados em casa. A lei foi publicada nessa terça-feira, sem nenhum alarde pela Câmara.
O ParanáEventos
Educação 360: Escolas e famílias são chave para amortecer impacto da pandemia sobre educação, avaliam debatedores
Em sua primeira edição online, o Educação 360 Internacional teve início nesta terça-feira focado no debate mais urgente deste ano: o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a aprendizagem em países altamente desiguais quanto o Brasil. Reconhecendo o peso da inequidade no acesso à tecnologia para a inclusão no ensino remoto e as frustrações de educadores e alunos com o ano letivo que em breve chegará ao fim, grandes nomes da educação refletiram sobre os ensinamentos oferecidos pelos últimos meses, bem como as melhores estratégias para acolher os estudantes que viram suas rotinas desfeitas ao longo de 2020. Para isso são essenciais, avaliaram especialistas, os esforços conjuntos de toda a sociedade, sobretudo escolas e famílias.
Extra