Coronavírus
5 consequências da suspensão prolongada das aulas presenciais
O tempo prolongado sem aulas presenciais é responsável por inúmeras consequências socioeconômicas, desde o impacto direto na aprendizagem de alunos que não se adaptaram ao ensino remoto ou que não dispõem de internet de qualidade e dispositivos como notebooks ou celulares para ter acesso às aulas, até a evasão escolar. Outras consequências são a sobrecarga das redes públicas de ensino decorrente da migração em massa de estudantes de escolas particulares para instituições estaduais e municipais e, com isso, a falência de escolas privadas, o que gera a demissão de profissionais de educação.
Gazeta do PovoVer vídeo acelerado de aula vira tendência entre alunos
A vida "desacelerada" da quarentena encontrou um caminho contrário quando se trata do ensino à distância (EAD). Nas aulas online, os vídeos gravados pelos professores têm sido consumidos em velocidade mais rápida pelos alunos. Segundo estudantes, a tendência de assistir às aulas em modo acelerado chegou para facilitar a vida, poupar tempo e deixar tudo menos monótono em meio a uma época em que o tempo parece não passar.
TerraPandemia não é brincadeira: o que as crianças pensam sobre crise, isolamento e volta às aulas
Como as crianças estão lidando com tantas mudanças trazidas pela pandemia? Será que elas se adaptaram às aulas remotas? Estão com saudades de brincar sem máscara? Têm medo de perder alguém querido? Passaram por dificuldades financeiras? Ajudaram outras pessoas? O G1 conversou com seis delas, de diferentes regiões do país e realidades sociais.
G1Retorno presencial das aulas demanda novos gastos às escolas
As escolas cearenses interromperam as atividades praticamente ao mesmo tempo, em março, pelo risco iminente da Covid-19. No entanto, a definição do retorno é mais complicada, principalmente pela incerteza sobre a situação epidemiológica da doença nos próximos meses. Além do debate em saúde, outro tema ganha importância nas discussões: os custos financeiros para a reabertura das instituições de ensino dentro dos novos parâmetros de segurança sanitária. Essa é uma preocupação que afeta o poder público e também as gestões de unidades privadas.
Diário do Nordeste11 estados já reabriram escolas ou têm previsão de retomar aula presencial
Quase sete meses após o fechamento das escolas devido à pandemia do novo coronavírus, em março deste ano, apenas 11 redes de ensino públicas estaduais já retomaram as atividades presenciais ou têm uma previsão para a volta às salas de aula ainda em 2020.
UolES - Educação: Justiça barra volta de quem mora com grupo de risco
O Tribunal Regional do Trabalho decidiu barrar o retorno presencial de profissionais de educação que moram com pessoas que são do grupo de risco para contrair o novo coronavírus. A liminar, publicada na última quinta-feira (8), aconteceu após pedido do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo (SindEducaçãoES). Porém, a Procuradoria-Geral do Estado afirma que já recorreu da decisão.
A GazetaSecretário de Educação afirma que escolas estão preparadas para retorno
Dia a DiaFórum Estadual de Educação é contra retorno presencial da rede de ensino no Ceará em 2020
O POVO teve acesso com exclusividade a um documento que será entregue ao governador Camilo Santana pelo Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE) sobre "As condições das escolas do Ceará para o retorno das aulas presenciais no período da Covid-19 ". A síntese do debate, envolvendo representantes de 45 instituições, manifesta preocupação em relação às condições efetivas para o cumprimento das normas de biossegurança estabelecidas no decreto nº 33.730. Como encaminhamento final, o Fórum aprova posição contrária ao retorno das aulas presenciais.
O PovoDevido à pandemia, alunos da educação profissional no Ceará devem concluir cursos só em 2021
G1Secretarias da Saúde e da Educação definem volta às aulas em seis regionais do Paraná
As aulas presenciais em algumas escolas da rede pública de ensino do Paraná devem retornar ainda no mês de outubro, conforme decisão tomada pelas Secretarias Estaduais de Educação (Seed) e Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (8).
G1Governo anuncia retorno de atividades extracurriculares presenciais nas escolas do Paraná
G1Justiça autoriza volta das aulas presenciais em escolas privadas de PE
A Justiça do Trabalho atendeu pedido do governo de Pernambuco e derrubou uma liminar que impedia a volta às aulas presenciais na rede privada de ensino do estado, suspensas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi proferida ontem pelo desembargador Valdir José Silva de Carvalho, do TRT-6 (Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região).
UolRio de Janeiro retomará aulas do 3º ano do ensino médio dia 19
O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou hoje (9) a retomada das aulas presenciais para os estudantes do 3º ano do ensino médio e da fase 4 da educação de jovens e adultos (EJA) da rede estadual de ensino para o dia 19 de outubro. A volta não será obrigatória para os estudantes e o ensino remoto será mantido para aqueles que desejarem.
EBCEscolas particulares terão que preencher protocolo sanitário online
EBCConselho de educação de São Paulo recomenda reabertura de escolas municipais
O Conselho Estadual de Educação de São Paulo recomendou que os municípios que estiverem há mais de 28 dias na fase amarela da pandemia comecem a reabertura das escolas. Até esta sexta, 219 das 645 cidades liberaram o retorno das atividades presenciais
O AntagonistaPrimeira semana de volta às aulas em SP tem desinformação e confusão
Folha de São PauloAvanço para fase verde deve permitir escolas com até 70% dos alunos
UolSão Paulo vivem com idosos; proporção é o dobro do ensino infantil
Estudo de economistas faz análise de risco volta às aulas presenciais; prefeitura foi mais flexível com universidades do que com escolas
Enquanto os estudantes do ensino superior que dividem o domicílio com uma ou mais pessoas de, no mínimo, 60 anos chegam a 167 mil (22% do total) na capital paulista, as crianças de 0 e 5 anos em situação parecida somam 12.800 (9,7% do total).
Número de alunos infectados na Itália sobe para mais de 2,3 mil
A ministra da Educação da Itália, Lucia Azzolina, informou nesta sexta-feira (9) que, desde 3 de outubro, foram contabilizados 2.348 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) entre estudantes das escolas italianas. Segundo os dados atualizados sobre a pandemia, o percentual de casos positivos no corpo docente é de 0,059%, ou seja, 402 professores infectados; 0,079% (144 casos) entre os funcionários das instituições; e 0,037% (2.348) entre os alunos.
MSNSala de aula
'Entre tecnologia e bom professor, escolho o segundo': as reflexões de Salman Khan, pioneiro no ensino à distância
"Você só precisa saber uma coisa: você pode aprender tudo."
Com base nesse lema, o americano Salman Khan, de 43 anos, revolucionou o mundo da educação ao construir um modelo que conta com 70 milhões de usuários registrados em 190 países. A Khan Academy oferece aulas em mais de 46 idiomas, incluindo português, permitindo que os alunos aprendam em seu próprio ritmo as matérias que desejam o tempo todo.
Tecnologia e personalização para garantir equidade na educação
Diante do cenário de pandemia vivido em 2020, foi necessária uma completa reestruturação nas formas de ensinar e aprender. Com as salas de aula vazias, a inserção de novas ferramentas tecnológicas foi primordial para garantir a continuidade do trabalho pedagógico e para que professores e alunos pudessem se comunicar e desenvolver atividades de maneira remota.
Com a exigência de um novo modelo de ensino, e sem tempo para preparação prévia, as escolas enfrentaram o desafio de reinventar a educação no país.
Como usar a arte para impulsionar a aprendizagem
Caderno, lápis e borracha não são – e nunca foram – os únicos recursos que prendem a atenção das crianças em sala de aula. É preciso mais, principalmente durante o ensino remoto. Dispositivos tecnológicos? Sim, são bem-vindos. Mas, se os professores usarem a arte nos processos de ensino e de aprendizagem, talvez o resultado seja tão significativo quanto a adoção de tecnologia.
Desafios da EducaçãoTecnologia
'A tecnologia não é bem explorada na educação'
Popular há anos em meios de gestão, o conceito de indústria 4.0 é definido pela fusão dos processos de manufatura com alta tecnologia. Suas possibilidades transformadoras, com técnicas de eficiência e racionalidade aliadas ao domínio das mais avançadas tecnologias, inspira mudanças em todas as áreas, até na educação.
“Temos de tirar proveito das plataformas, do que pode ser feito com softwares, inteligência artificial e outros recursos avançados, indo além de currículos centrados nas ações com lápis e papel”, aponta José Armando Valente
Gestão
Foco de Bolsonaro, apoio à educação básica e profissional sofre esvaziamento no MEC
Cortes no orçamento deste ano e previsão menor para 2021 atingem com mais força ensino básico e o técnico
Questionado sobre como manter a prioridade nesses temas com a redução de recursos, o MEC disse, em nota, que, além da questão financeira, a pasta tem o papel de prestar assistência técnica.
Escolas do interior acham a fórmula da superação
Ao mesmo tempo em que a qualidade do ensino público é posta ainda mais em xeque em tempos de pandemia e o debate sobre a volta das aulas presenciais em todas as redes avança para uma queda de braço de fim incerto, resultados alcançados por escolas do interior mineiro mostram que é possível fazer a diferença, apesar de todas as dificuldades da educação gratuita. A prova são dois colégios públicos do interior, que se destacaram na última avaliação de desempenho da educação básica brasileira.
Estado de MinasHomeschooling: educação domiciliar pode se tornar realidade no Brasil?
A educação domiciliar teve uma vitória com a regulamentação da modalidade no município de Cascavel (PR). A promulgação da lei sobre o homeschooling na cidade paranaense trouxe esperança a 11 mil famílias que, segundo a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), optam por ensinar seus filhos em casa, sem matriculá-los em escolas.
Essa conquista, porém, ainda é considerada frágil enquanto a regulamentação não for aprovada pelo Congresso Nacional. A lei municipal pode ser contestada no Supremo Tribunal Federal, que já se posicionou, em 2018, sobre a necessidade de uma legislação de âmbito nacional sobre o tema.
Profissionais da Educação
"Cheguei a ficar doente": professores relatam sofrimento do trabalho na pandemia
No dia 22 de março deste ano, o governo do Estado de São Paulo emitiu o decreto nº 64.881, que insitiu a quarentena em todo o território paulista . A partir desse momento muitos profissionais tiveram que se adaptar e migrar as atividade para o ambiente online. A experiência do home office afetou em especial algumas classes, com a dos professores.
Na semana do dia dos professores, comemorado no próximo dia 15, o iG ouviu relatos emocionantes de profissionais dedicados e apaixonados pela missão de ensinar. E conheceu um pouco dos desafios e sofrimentos que veem enfrentando desde o início da pandemia.
Inclusão
Projeto Não Desista do seu Futuro alerta para índices de evasão escolar no Brasil após a pandemia
A pesquisa “Juventudes e a pandemia do Coronavirus”, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), aponta que 30% dos 33 mil jovens entrevistados pensam em deixar a escola. Entre os que planejam fazer o Enem, 49% já pensaram em desistir.
G1Leis e políticas
Igrejas e instituições filantrópicas pressionam Congresso para ampliar o uso do Fundeb
No projeto de lei que regulamenta o novo Fundeb —o fundo foi promulgado em agosto—, há a previsão de que essas instituições possam receber recursos para matrículas na educação infantil, educação do campo (rural), pré-escola e educação especial.
Com as receitas duramente afetadas pelo aumento da inadimplência decorrente da pandemia do novo coronavírus, as entidades redobraram os esforços para tentar incluir os ensinos fundamental e médio na regulamentação.
Bolsonaro quer que escolas ligadas a igrejas recebam verba do Fundeb
O GloboFundeb ‘é imexível’, diz Ana Maria Diniz, do Todos Pela Educação
ValorPolítica partidária
Ordem de Bolsonaro ao ministro da Educação: fique em silêncio
Em sua primeira entrevista, o ministro disse ao jornal Estado de São Paulo que a homossexualidade acontece em “famílias desajustadas”. A declaração deixou o presidente irritado. Bolsonaro, que já foi acusado de homofobia, decidiu puxar a orelha de Milton Ribeiro. Disse que o professor não deveria ter falado com a imprensa – e mandou cancelar outras conversas com jornalistas. O chefe da pasta da Educação ficou surpreso com a bronca que levou.
VejaEstatística, pesquisas e estudos
Pesquisa revela que 38% dos alunos da educação básica querem um modelo híbrido de ensino quando as aulas retornarem
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), entre 24 de agosto e 15 de setembro, mostra que mesmo em um cenário pós-pandemia, estudantes preferem um modelo de ensino que mescle aulas presenciais e remotas, mais como ensino híbrido.
Quero BolsaPesquisa analisa perspectivas da Educação Infantil em tempos de pandemia
O projeto nasce do interesse em compreender as experiências de vida das crianças e suas famílias no contexto da Covid-19 e no pós-pandemia. O estudo objetiva pensar e mobilizar a Educação Infantil diante das demandas e impactos advindos dos novos tempos, atentando às informações e aos posicionamentos de educadores - sendo considerada toda a comunidade educativa das creches e pré-escolas, ou seja, docentes e não docentes, incluindo equipes de apoio - e familiares ou responsáveis por crianças de zero a seis anos.
MECAvaliação
'Enem será totalmente digital até 2026', diz presidente do Inep
De acordo com Lopes, a prova deste ano representa a primeira fase de testes do sistema e permitirá que 96 mil inscritos respondas às questões por meio eletrônico. “O jovem vai até um local de prova com um laboratório que vai garantir todas as questões de segurança. Ninguém vai fazer o Enem dentro da sua própria casa”, explica Lopes.
R7Ensino Superior
STF vota por obrigar Bolsonaro a seguir lista de reitores
Fachin destacou a "imensa gravidade" da matéria e fez uma ampla defesa da autonomia universitária
A votação está sendo feita no plenário virtual da Corte, ferramenta digital que permite aos magistrados analisarem processos sem a necessidade de reunião física ou por videoconferência.
Bolsonaro escolhe reitor ligado a grupo denunciado por Weintraub
Gazeta do PovoUnB suspende vestibular 2020 e adere ao Enem
A Universidade de Brasília (UnB), anunciou nesta sexta-feira (9) que o tradicional vestibular do segundo semestre de 2020 foi cancelado. A seleção será substituída pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019.
G1