Coronavírus
Oito em cada dez cidades não veem condição para reabrir escolas em 2020 por causa da pandemia
Mais de seis meses após o fechamento das escolas pela pandemia de covid-19, 3.275 municípios brasileiros ainda não veem condições sanitárias para retomar as aulas presenciais na rede básica de ensino neste ano. O número equivale a 82% das prefeituras consultadas.
A CNM ainda levantou a situação das escolas em 96 países. Segundo a entidade, 38 estão com as escolas abertas, 33 com as escolas parcialmente abertas e 25 permanecem com colégios fechados.
Campeã do Ideb, cidade no sertão do Ceará se reinventa na pandemia para manter liderança
Localizado a quase 300 km de Fortaleza, capital do estado, Mucambo teve até a última quinta-feira (8) 510 casos de Covid-19 e nove mortes. A prefeitura ainda não tem previsão de reabertura das salas de aula.
Um Comitê Municipal discutirá nos próximos dias um plano de retomada das aulas presenciais, segundo as diretrizes estaduais. A previsão é que haja uma retomada gradual. O foco no atendimento personalizado de cada aluno é visto como o principal fator para o desempenho de Mucambo no ranking.
Presidente do Sinepe-DF: dois ou três casos confirmados na retomada
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), em vídeo divulgado na tarde desta quarta-feira (14/10), avalia que mais de 200 escolas estão operando “satisfatoriamente e implementaram o protocolo de segurança e profilaxia”. No entanto, o presidente destaca que foram registradas contaminações pela covid-19 no processo de retomada.
Correio BrazilienseGoverno de SP vai distribuir 750 mil chips a alunos e professores da rede estadual
A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 14, a compra de 750 mil chips de telefone celular para alunos, professores e servidores. De acordo com a pasta, 250 mil unidades serão destinadas a professores e servidores, com 5 gigas de internet, além de acesso a ligações e mensagens de SMS. Os 500 mil chips para os alunos terão 3 gigas de internet e devem atender os estudantes mais vulneráveis. Receberão os chips alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio, em situação de pobreza e extrema pobreza inscritos no CadÚnico. O investimento será de R$ 75 milhões e os chips devem ser distribuídos a partir de novembro.
TerraSP testa alunos e professores para identificar incidência de covid-19
UolRJ: Alunos da rede estadual não serão reprovados este ano, diz Secretaria de Educação
A Secretaria estadual de Educação decidiu não reprovar nenhum aluno de todas as modalidades dos ensinos Fundamental e Médio da rede este ano, por causa das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus. Uma resolução assinada pelo secretário Conte Bittencourt e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14), organizanda e reestrutura o ano letivo, que não será dividido por bimestres. O ano terá um bloco único, chamado de "Ciclo de Aprendizagem", que começou em fevereiro e vai terminar em 22 de dezembro, segundo estabeleceu a secretaria.
ExtraGestão
Como acelerar as mudanças na educação
Aumenta a pressão para que as escolas sejam interessantes, inspiradoras e com bons resultados para não ficarem para atrás, perderem alunos e tornarem-se irrelevantes
É complicado falar de mudanças na educação em um país com tanta desigualdade em todas as dimensões e com escolas com realidades tão diferentes. Temos escolas públicas e privadas em movimento de transformação mais avançado, muitas com avanços em algumas áreas ou setores e muitas outras em etapas mais iniciais de transformação.
Prefeitura de SP matricula crianças até em creche em construção
Famílias que aguardam vaga na fila da creche da Prefeitura de São Paulo estão sendo surpreendidas com a matrícula compulsória das crianças sem aviso ou autorização dos responsáveis. Em alguns casos, após muita busca, os pais descobrem que as unidades ainda estão em obras.
A medida, segundo funcionários das DREs (Diretorias Regionais de Ensino) e de creches e especialistas, é uma manobra para inflar os dados de matrículas da rede.
PBH vai sortear bolsas de estudo de até 100% em colégios e faculdades particulares
O benefício será distribuído por sorteio para os alunos aprovados em processos seletivos das instituições ou que já estejam matriculados nas escolas participantes. Nove educandários privados estão no projeto.
Hoje em DiaProfissionais da Educação
Professores vencem desafios da pandemia e reinventam ensino
Para ser um bom professor não basta dominar o conteúdo da lição diária, mas também trabalhar a eficiência do método para ministrar o conhecimento, seja nas salas de aula, nas bibliotecas ou no ensino pelas telinhas, turbinado pela pandemia do novo coronavírus. Este ano tem imposto um grande desafio para os profissionais que dão a vida para ensinar. As medidas de isolamento social para conter a COVID-19 estamparam a necessidade de novas técnicas de lecionar para as quais não havia preparo na rede pública. Com isso, os mestres tiveram de se reinventar.
MSNBrasil tem 2,6 milhões de professores e é 1° em ranking global de agressão a educadores: números da profissão no país
G1'Acho que nunca senti tanta solidão': professora se afasta das salas de aula após ser ameaçada por aluno armado
G1‘A educação precisa permitir o erro’: o professor que colocou a ciência como missão após um momento de eureca
G1Qual o papel do educador no novo contexto escolar pós-pandemia?
Escolas ExponenciaisHá 200 dias longe da sala, professores dizem não se acostumar com distância de aluno
Folha de São PauloDia do Professor: o desafio de ensinar na pandemia
Correio BrazilienseEstudantes agradecem seus professores nas redes sociais
R7Inclusão
Especialistas em educação e pais de alunos reagem a decreto que isola os 'especiais'
A mudança na educação inclusiva proposta pelo presidente Jair Bolsonaro por meio de decreto não agradou às organizações de ensino, especialistas no setor e pais que, ao Estado de Minas, disseram avaliar como retrocesso a deliberação federal do ponto de vista da garantia de direitos às pessoas com deficiência. O Decreto 10.502, de 30 de setembro, que institui a Política Nacional de Educação Especial (PNEE), determina a separação, em escolas e turmas especializadas, de alunos com deficiência.
Estado de MinasLeis e políticas
MS: Assembleia aprova alteração no Estatuto dos Profissionais da Educação Básica
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou, em primeira discussão, na sessão ordinária desta terça-feira (13), o Projeto de Lei Complementar 5/2020, que altera e acrescenta dispositivos do Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado.
Correio do EstadoEnsino Superior
MEC reconhece mais 11 cursos de ensino a distância
Nesta lista, foram reconhecidos cursos de bacharelado e tecnológicos. Entre os cursos reconhecidos pelo MEC estão: Teologia, Nutrição, Gastronomia, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos entre outros.
R7Em meio à pandemia, número de 'empresas-filhas' da Unicamp aumenta 27% e faturamento total chega a R$ 8 bilhões, diz agência
Segundo a Inova, as "empresas-filhas" reúne, 33,3 mil empregos diretos e 92% delas foram criadas por alunos ou ex-alunos da universidade; enquanto as demais foram desenvolvidas por docentes ou funcionários, empresas que tenham como atividade principal uma tecnologia licenciada da Unicamp, ou companhias incubadas ou graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp).
G1Eventos
Plataforma finlandesa busca embaixadores e experiências inovadoras em educação
A plataforma de finlandesa HundrED que mapeia inovações educacionais ao redor do mundo, está com inscrições abertas para dois processos que podem interessar a diferentes atores do ecossistema de inovação e a quem tem contato direto com experiências de aprendizagem que promovam as chamadas habilidades para o século 21.
Porvir