Coronavírus
5 consequências da suspensão prolongada das aulas presenciais
O tempo prolongado sem aulas presenciais é responsável por inúmeras consequências socioeconômicas, desde o impacto direto na aprendizagem de alunos que não se adaptaram ao ensino remoto ou que não dispõem de internet de qualidade e dispositivos como notebooks ou celulares para ter acesso às aulas, até a evasão escolar. Outras consequências são a sobrecarga das redes públicas de ensino decorrente da migração em massa de estudantes de escolas particulares para instituições estaduais e municipais e, com isso, a falência de escolas privadas, o que gera a demissão de profissionais de educação.
Gazeta do PovoPnad Covid: 6,4 mi de estudantes não tiveram atividade escolar na 4ª semana de setembro
Na quarta semana de setembro, o país tinha cerca de 46,1 milhões de estudantes que frequentavam escolas ou universidades, mas 6,4 milhões deles (13,9% do total) não tiveram atividades escolares. Na semana anterior, 6,3 milhões de estudantes não tiveram atividades educacionais.
UolVolta às aulas: retomada é lenta e marcada por ações na Justiça
R7Conselho de educação recomenda não reprovar alunos em 2020, mas decisão cabe às escolas
Prestes a ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC), a resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no último dia 6 - dentre outras orientações - flexibiliza a aprovação escolar.
Considerando a situação emergencial provocada pela pandemia do Covid-19, o documento permite a "redefinição de critérios de avaliação" para a "promoção" do estudante. Seja no que se refere a mudanças nos currículos ou na carga horária.
Cuidado com saúde vira o pré-requisito
Após quase sete meses de escolas fechadas, todo cuidado parece pouco na reabertura: número de estudantes reduzido, distância obrigatória entre quem estiver presente, máscaras usadas o tempo todo, rigor na limpeza dos espaços e na lavagem das mãos. Ninguém pode dizer com certeza quanto tempo essas precauções vão permanecer no espaço escolar. Mas, de algumas formas, a pandemia deve alterar definitivamente o jeito de as instituições de ensino lidarem com questões de saúde daqui para a frente.
O Estado de São PauloEscolas de São Paulo entram de vez para a era digital
O Estado de São PauloPlataformas passam a ser melhor usadas
O Estado de São PauloSem lousa, mas com ensino híbrido
O Estado de São PauloBom colégio exige bons profissionais
O Estado de São PauloProfessor precisa de espaço para inovação
O Estado de São PauloConvivência e transformação social resumem a essência da educação
O Estado de São Paulo81% dos paulistanos são contra volta às aulas presenciais em 2020
O Ibope também perguntou quais seriam os principais fatores de insegurança, em caso de volta às aulas. Os entrevistados puderam dar mais de uma resposta. O item "falta de estrutura das escolas para lidar com a pandemia" foi citado por 60%, e ficou em primeiro lugar no ranking. A seguir vieram "aglomeração dos estudantes em um só lugar" e "as crianças não têm noção de como se cuidar". Também houve menções a riscos no transporte e a temores de prejuízos no aprendizado dos alunos.
Gazeta do PovoEm pesquisa, 100% das escolas de elite de SP dizem estar prontas para aula curricular presencial
Todas as escolas de um grupo de instituições particulares de elite de São Paulo pretendem voltar com aulas curriculares presenciais no dia 3, se a Prefeitura autorizar. A decisão sobre uma maior flexibilização será anunciada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) na quinta-feira, 22. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), obtida com exclusividade pelo Estadão, a reabertura neste mês para atividades extracurriculares foi considerada muito satisfatória — entre os problemas relatados estão manter o distanciamento e o surgimento de sintomas sem confirmação de covid.
O Estado de São PauloParte dos colégios de SP não vê demanda para voltar
O Estado de São PauloCapital e mais 15 municípios do RJ vão retomar aulas presenciais a partir desta segunda-feira
Segundo o governo estadual, no restante dos municípios as atividades pedagógicas serão exclusivamente remotas, por decisão das prefeituras ou por conta da classificação laranja de contágio, como é o caso da Região Centro-Sul Fluminense. O Estado do Rio registra o segundo maior número de mortes por covid-19 no País, com 19.715 óbitos até este sábado, 17.
O Estado de São PauloDF: Ensino fundamental 2 volta às escolas particulares nesta segunda (19)
A partir desta segunda-feira (19/10), está autorizado o retorno do ensino fundamental 2 na rede particular de ensino do Distrito Federal. Essa categoria da educação básica engloba alunos do 6° ao 9° ano. O retorno é opcional. Enquanto muitos alunos se preparam para voltar, outro optaram por continuar com o ensino remoto.
Correio BrazilienseDoze mil alunos devem retomar atividades presenciais nesta segunda
Correio BrazilienseEducação do Paraná retorna aulas extracurriculares na terça, e pede que pais assinem o termo de compromisso
Neste sábado (17/10) as equipes das escolas estão avisando aos pais a data de início das aulas extracurriculares. Cada estabelecimento de ensino tem seu calendário de aulas, por isto alunos e pais devem ficar atentos aos dias determinados pela direção. Por exemplo há escolas cujos dias das aulas extracurriculares começarão somente na quarta-feira e outros somente na quinta-feira. Esses dias serão os mesmos fixados antes da pandemia, quando o colégio estava aberto com aulas presenciais.
Bem ParanáGoverno de Pernambuco avalia nesta 2ª feira se autoriza volta de aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental
Publicado pela primeira vez em 18 de março e renovado nove vezes pelo governo estadual, o decreto que suspende as aulas presenciais em Pernambuco expira nesta segunda-feira (19). Somente o ensino médio está liberado até o momento. O assunto deve ser tratado na reunião desta segunda-feira do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, formado por representantes de várias áreas, como Saúde e Educação. O grupo analisa semanalmente os números da pandemia em Pernambuco e norteia as decisões do governador Paulo Câmara.
JCInadimplência em faculdade cresce 29,9%
A inadimplência no ensino superior cresceu 29,9% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. E os prejuízos causados pela pandemia vão além do atraso nos boletos por parte dos alunos. A evasão subiu 14%. O setor estima a perda de 423 mil alunos entre trancamentos de matrículas, desistências e pessoas que deixaram de ingressar no segundo semestre. Isso significa encolhimento de quase 10% do mercado, que abrange 6,5 milhões de alunos.
O Estado de São PauloNa pandemia, 608 mil alunos interrompem curso no ensino superior privado
UolSala de aula
Avança a adoção da abordagem STEM em colégios do Brasil
A abordagem educacional conhecida pelas siglas STEM ou STEAM vem ganhando destaque nos últimos anos nas escolas particulares brasileiras. O nome é acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, podendo incluir Artes. Com uma forte ênfase no uso de tecnologias, a proposta pedagógica conecta conteúdos escolares de várias disciplinas com problemas da realidade dos estudantes.
O Estado de São PauloLápis, papel e treino são essenciais à alfabetização
Digitar em teclados e preencher lacunas em telas passou a fazer parte da rotina escolar mesmo de crianças na educação infantil, nem que seja para se logar em aplicativos. Porém, esses equipamentos não acabam com a necessidade de se usar outras tecnologias humanas, que foram revolucionárias em outra época: papel e lápis. O espaço para o não digital é defendido pela educadora e antropóloga Elvira Souza Lima, tendo como base pesquisas das neurociências.
O Estado de São PauloDe autoconhecimento a estágio em empresas: como as escolas reinventam a orientação para a carreira
Em um passado não muito distante, as escolas aplicavam testes e faziam feiras de profissão para ajudar os adolescentes do ensino médio a refletirem sobre a escolha da carreira. Hoje, elas investem em estratégias e experiências mais amplas, que começam com uma gama de atividades de orientação profissional, passam por questionários, atendimentos individuais, disciplinas de autoconhecimento e palestras, e chegam a cursos com professores universitários e estágios dentro de empresas.
O Estado de São PauloEscolas investem em estágios temporários para aluno experimentar vida profissional
O Estado de São PauloApoio sem pressão e ponte com profissionais são jeitos de pais ajudarem filho na escolha da carreira
O Estado de São PauloPor falta de informação, mercado guarda preconceito com tecnólogos
O Estado de São PauloSP: No médio, formação une básicas a eletivas
A instituição está pronta para implementar em 2021 o Currículo Paulista, formato desenhado pelo Estado de São Paulo para fazer valer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A principal novidade são os itinerários formativos: o jovem decide a área em que quer aprofundar parte de seus estudos já no ensino médio, o que é uma forma de fortalecer o protagonismo e ajudá-lo a construir seu projeto de vida.
O Estado de São PauloDespertar a vontade de investigar é o que importa
O Estado de São PauloPara já trabalhar, opção é curso técnico
O Estado de São PauloTroca de instituição exige esforço para se adaptar
Uma mudança de endereço, uma dificuldade de aprendizagem, a busca por mais desafios ou por valores semelhantes aos da família. Os principais motivos que levam pais a trocar os filhos de escola não se alteraram durante a pandemia. Tampouco acabou a necessidade de um acolhimento para o aluno novo da turma.
O Estado de São PauloProjetos
Professora dribla falta de internet com jogos de tabuleiro
Adriana Ezequiel dá aula em uma instituição que atende gratuitamente 800 crianças de uma comunidade em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. E com a pandemia, como tantos outros professores, ela precisou se reinventar.
R7Tecnologia
Assédios nas redes
Uma pesquisa mundial realizada pela Plan International, uma organização não governamental que defende os direitos de crianças, adolescentes e jovens, apontou que 58% das meninas já sofreram assédio online. No Brasil, esse índice é bem maior: 77%!
O Estado de São PauloGestão
Para turbinar obras, Bolsonaro quer cortar 1 bilhão de reais em compra de livros e reforma de escolas
Menos educação, mais obras. Esta é tendência sinalizada pelo Governo de Jair Bolsonaro, que oficializou no final da semana passada sua intenção de cortar 1,4 bilhão de reais do orçamento do Ministério da Educação e destinar parte deste dinheiro para bancar obras ainda em 2020. Cerca de 70% deste valor, 1 bilhão de reais, seriam retirados da educação básica, para o ensino de crianças.
El PaísDispara o número de matrículas em creches de SP sem confirmação dos pais
As matrículas em creches da rede municipal da capital paulista que não foram confirmadas pelos pais ou responsáveis dispararam no terceiro trimestre de 2020. Até o fim de setembro, 10.779 inscrições ainda não haviam sido efetivadas pelas famílias das crianças.
Quando a Secretaria Municipal da Educação disponibiliza a vaga para um aluno, a família precisa ser notificada, confirmar interesse e garantir essa matrícula com a entrega dos documentos.
Covid-19 faz São Paulo zerar fila de creche, mas busca deve crescer em 2021
UolLeis e políticas
Gilmar, do STF, retira do plenário julgamento sobre universidades
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu destaque e mandou para julgamento presencial na Corte a ação que pode obrigar o presidente Jair Bolsonaro a seguir a lista tríplice das universidades federais nas nomeações para reitorias. O processo estava em votação no plenário virtual, plataforma na qual os ministros depositam os votos durante a semana, até ter o pedido de destaque feito por Gilmar, na última quinta, 15.
R7Projeto inclui educação financeira como matéria obrigatória nos três anos do ensino médio
Proposta também inclui educação financeira no rol dos temas transversais obrigatórios da educação básica
A proposta insere a medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que hoje prevê disciplinas como língua portuguesa e matemática como obrigatórias nos três anos do ensino médio.
Pequenas escolas poderão ter linha de crédito especial com garantia
O Projeto de Lei 4809/20 cria um programa de crédito para as micros e pequenas escolas e faculdades, que vai fornecer financiamento e 100% da garantia exigida nas operações. Os recursos emprestados poderão ser usados para investimentos e capital de giro. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
CâmaraPolítica partidária
Por que não temos universidades conservadoras no Brasil?
Existem poucas dúvidas de que, nos países ocidentais, grande parte das universidades tende para a esquerda, especialmente nos cursos das ciências humanas e sociais. Mas também é fato que, em quase todos eles, existem contrapontos. Nos Estados Unidos, o aluno tem dezenas de opções – geralmente entidades menores, muitas com mais de um século de vida, com um currículo diferenciado e uma cosmovisão que valoriza a herança clássica e cristã. Na lista estão instituições como o Grove City College, na Pensilvânia, a Regent University, na Virgínia, e o Hillsdale College, no Michigan. Em Portugal, é possível encontrar refúgio na Universidade Católica de Lisboa. Na Espanha, a Universidade de Navarra. No Brasil, porém, inexistem universidades conservadoras.
Gazeta do PovoEstatística, pesquisas e estudos
Pesquisa mostra aumento da confiança de professores para ensino online
Pesquisa com professores que lecionam em 26 estados e no Distrito Federal, em 118 cidades brasileiras, mostra que 82,4% deles se sentem extremamente ou muito confiantes com relação ao seu preparo técnico para o ensino online, enquanto, no início da pandemia do novo coronavírus, 52,9% se sentiam totalmente despreparados, ou muito pouco preparados tecnicamente, quando as aulas virtuais se iniciaram em março, como forma de evitar a disseminação do vírus.
EBCNegócios
Migração para o ensino híbrido alavanca startups de educação
O setor já estava em expansão no país. Entre 2018 e 2019, o número de empresas passou de 364 para 449, segundo o último mapeamento feito pela Abstartups (Associação Brasileira de Startups). Cerca de 70% delas oferecem soluções para a educação básica.
Folha de São Paulo