Coronavírus
Pós-pandemia: tecnologia molda nova era da Educação
Conteúdos digitais e ferramentas de avaliação de aprendizagem são colocados a serviço do ensino e aprendizado para além da sala de aula
A avaliação da aprendizagem sempre foi uma etapa importante no processo de ensino e aprendizado dos alunos, mas em tempos de educação remota, essa verificação ganhou ainda mais destaque e relevância. De acordo com especialistas, o ato de avaliar a aprendizagem de um aluno é uma forma de tornar o ensino mais produtivo e satisfatório. “A avaliação é um instrumento que deve ser colocado a serviço da aprendizagem do aluno. Ela deve contribuir para que o educador consiga fazer uma análise e decidir quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino”, afirma Daniel Moreira, diretor geral da Positivo Soluções Didáticas.
Sem tarefa escolar, 'geração Covid' ganhará menos e será mais desigual
Não só a classe A/B estudou mais em 2020 como estados mais pobres ofereceram menos atividades na rede pública
O fechamento das escolas e a omissão de alguns estados e municípios durante a pandemia da Covid-19 aprofundaram as desigualdades regionais no Brasil e devem ter impactos profundos sobre a renda futura dos atuais estudantes.
Covid fará desigualdade aumentar na educação, diz estudo da FGV
TerraEscolas trocam ar por janelas para reduzir risco de contágio
Além de máscaras e distanciamento, ventilação é considerada crucial para reduzir transmissão do coronavírus em ambientes fechados; altas temperaturas desafiam protocolos
Na capital paulista, parte das escolas particulares contrataram a assessoria de hospitais para elaborar seus protocolos de retomada. Além de diretrizes como uso de máscaras e medição de temperatura, as consultorias avaliaram as salas de aulas e, de modo geral, indicaram a necessidade de que as escolas desliguem o ar-condicionado e abram janelas e portas.
Entenda como o coronavírus se move na sala de aula e o caminho da contaminação
O Estado de São PauloVolta às aulas na rede estadual do RS tem escolas fechadas devido à falta de EPIs e decretos municipais
A partir desta terça-feira (20), os ensinos médio e técnico das escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul estão autorizados pelo governo a retornar às atividades presenciais. Apesar disso, poucas escolas abriram e cerca de 25% dos colégios afirmaram não estarem preparados para reabrir.
G1PE: Educação decide por greve e por não retornar às aulas presenciais em 21 de outubro
Os professores do Estado decidiram iniciar nova greve, usando novamente como argumento a defesa da vida, a partir da 0h do dia 21 de outubro próximo.
A decisão foi proposta pela direção do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) e seguida por 92% dos participantes da Assembleia. Outros 5% não aprovaram a greve e 3% se abstiveram.
PA: Seduc realiza consulta pública sobre o retorno presencial das atividades
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, a partir desta terça-feira (20), uma consulta pública com o intuito de ouvir a comunidade escolar sobre o retorno presencial das atividades escolares neste ano de 2020. O “Escuta Pará” ocorrerá de forma virtual, no período de 20 a 25 de outubro e será aberto para todas as regiões do Pará. Os participantes responderão a um formulário disponibilizado através de link no site da Seduc.
Agência ParáTrês municípios do Rio suspendem aulas presenciais a partir de hoje
A decisão de suspender as aulas presenciais nos municípios de Macaé, São Francisco de Itabapoana e Carapebus foi tomada depois que os municípios passaram para a bandeira laranja (risco moderado para contágio de covid-19). As atividades continuam de forma remota.
EBCPlano de Contingência da Educação catarinense é destaque entre os estados brasileiros
Uma ação do Governo do Estado está sendo destaque nacional na promoção da redução de riscos e desastres em relação ao combate à Covid-19. O motivo é a Capacitação dos Comitês Municipais e das Comissões Escolares para a elaboração dos Planos de Contingência da Educação (PlanCon Edu Municipal e PlanCon Edu Escolar) que ocorre durante o mês de outubro.
O CeleiroSala de aula
Na era digital, educação midiática combina com todas as disciplinas
Em um mundo no qual uma quantidade infinita de conteúdo é produzida por segundo – a chamada Era da Informação –, a educação midiática apoia e encoraja a leitura crítica, a escrita com responsabilidade e a participação ativa na sociedade.
Para Mariana Ochs, coordenadora do programa EducaMídia, essas são habilidades fundamentais para um exercício pleno da cidadania.
Tecnologia
Professor de educação física registra 30 mil alunos em plataforma de ensino
O professor de educação física Fábio Ceschini abdicou das aulas presenciais em universidades e demais instituições, como o Centro de Pesquisa e Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein, para dedicar 100% do tempo na escola de cursos online que criou - a Viajando pela Fisiologia.
O projeto oferece aulas de capacitação sobre fisiologia do exercício e prescrição de treinamentos a profissionais de educação física, fisioterapia e nutrição, além de professores universitários que buscam aprimorar suas aulas. Estudantes dessas áreas que desejam ampliar o conhecimento também estão entre os inscritos na plataforma, de acordo com o professor.
Gestão
MEC divulga resultado prévio da avaliação de livros didáticos
O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (20) o resultado prévio da avaliação pedagógica das obras didáticas que serão distribuídas ao ensino médio no ano que vem, no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
EBCEstatística, pesquisas e estudos
Universidades federais, que podem perder recursos em 2021, são responsáveis por quase 70% das notas máximas no Enade
Dos 510 cursos de graduação que receberam a nota máxima no Conceito Enade, 67% são de universidades federais - justamente onde deve haver cortes de R$ 994,6 milhões no orçamento de 2021.
Do restante, 18% são de universidades privadas (com ou sem fins lucrativos); 14,5%, de estaduais; e 0,5%, de municipais.
Enade: apenas 6,1% das faculdades avaliadas receberam nota máxima
R7Maioria dos estudantes avaliados é da rede privada
InepFaculdades particulares têm 1% de cursos com nota máxima no Enade 2019
Folha de São Paulo43% dos cursos superiores particulares têm nota ruim em avaliação federal
UolEnade: 80% dos formandos de medicina são bancados pela família, e 70% se declaram brancos
G1Avaliação
Operação Enem: sistema para acompanhar ocorrências em tempo real
O Ministério da Justiça reuniu nesta terça-feira (20) representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Correios, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais para discutir as estratégias da Operação Enem - montada para garantir a realização, logística, transporte e segurança das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Gazeta do PovoMEC discute novas formas de avaliar ensino superior
O Ministério da Educação (MEC) discute novas formas de avaliar o ensino superior, e pretende reformular as regras para melhorar a qualidade dos cursos de graduação no país, informou hoje (20) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, ao anunciar os resultados de indicadores que medem a qualidade do ensino superior.
EBCNegócios
Marista incorpora Colégio Padre Eustáquio, em BH
Nesta terça-feira (20), pais de alunos do Colégio Padre Eustáquio receberam um comunicado da instituição informando sobre a compra por parte do Marista. A carta, que é assinada pelo Superior Regional da Congregação dos Fráteres Nossa Senhora Mãe de Misericórdia (CMM) e pela diretora da unidade, informa que a partir de 2021 o colégio passará a se chamar Colégio Marista Padre Eustáquio.
MSNPolêmicas
Abaixo-assinado pede que MEC suspenda clássicos infantis com histórias modificadas
Adaptações alteram elementos-chave de livros famosos, como ‘João e Maria’. Educadores e escritores afirmam que é um retrocesso.
Um abaixo-assinado organizado por cerca de 3 mil educadores, escritores e ilustradores pede que o Ministério da Educação (MEC) suspenda a adoção de livros infantis adaptados. No programa “Conta para Mim”, voltado a famílias vulneráveis, foram disponibilizadas versões modificadas de clássicos infantis, como “João e Maria”.